A implantação de sistemas de energia elétrica na Linha 17-Ouro prossegue com uma novidade, o funcionamento da iluminação da estação Vereador José Diniz, a mais adiantada do ramal de monotrilho.
Segundo a Agis, empresa responsável pelo trabalho, a estação passou por uma nova fase de energização na semana passada, que incluiu vários sistemas, entre eles o de iluminação.
Além disso, trabalhos foram realizados na “instalação de cubículos de média e baixa tensão, transformadores, automação, sistemas auxiliares, como iluminação, tomadas, detecção de incêndio, ar condicionado, ventilação, ar comprimido, posto de abastecimento e balança rodoviária; que são fundamentais para garantir a confiabilidade e a segurança da operação”, afirmou a contratada do Metrô.

estação Vereador José Diniz faz parte do trecho que será usado para testes dinâmicos com os trens da BYD SkyRail. Esses testes devem ser feitos entre a parada e a estação Vila Cordeiro, incluindo também Campo Belo.
Para isso estão sendo instalados os terceiro e quarto trilhos nas vias além de guarda-corpos e portas de plataforma. A previsão era que os testes começassem neste mês.
Segundo trem chegará ao pátio na semana que vem
Enquanto prepava vias e estações, o Metrô está prestes a trazer o segundo trem de monotrilho (N02) para o Pátio Água Espraiada na semana que vem.
A composição chegou ao Porto de Santos em dezembro passado, mas ainda não havia sido liberada pela alfândega.

Ainda segundo a companhia, o terceiro trem da Linha 17 está em fase final de testes na fábrica da BYD, em Guang’an, na China, e deve embarcar para o Brasil em abril, com chegada prevista para junho.
A quarta composição também está na etapa final de fabricação e deve seguir um roteiro semelhante nos próximos meses. A Linha 17 terá 14 trens em sua fase inicial, com oito estações e 6,7 km de extensão.
A previsão é que o ramal seja inaugurado até junho de 2026.