Pela primeira vez desde que o Metrô de São Paulo lançou o projeto de “naming rights” de algumas de suas estações, o leilão dos direitos de renomeação parcial da estação Vergueiro tiveram uma disputa bastante acirrada que culminou com 20 lances e a vitória do “Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo”, o SEBRAE-SP.
A sessão de entrega de propostas ocorreu nesta quarta-feira, 25, e contou também com a participação da empresa DSM – Digital Sports Multimedia, que detém a maior parte dos “namings rights” há concedidos pelo Metrô.
As propostas inicias destoaram com o SEBRAE-SP oferecendo R$ 125.000 de aluguel mensal pelo uso do espaço na estação da Linha 1-Azul e a DSM, apenas R$ 30.000.
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Foi então dado início à etapa de lances e a DSM mudou de estratégia ao oferecer um valor de R$ 125.000, superada pelo SEBRAE-SP por R$ 500.
Os lances prosseguiram com o SEBRAE-SPcobrindo a proposta da DSM com diferenças de R$ 500 a R$ 1.000, o que levava à novas rodadas.
Após oferecer R$ 192.000 e ser batida novamente, a DSM declinou de seguir com novos lances. O SEBRAE-SP tinha então um valor de proposta de R$ 195.000 mas, após negociações com o Metrô, fechou a oferta final em R$ 200 mil.
SEBRAE tem a sede próxima à estação Vergueiro
Trata-se do maior valor de naming rights obtido pelo Metrô até agora após leilões em que a DSM participou sozinha na maior parte das vezes e ofereceu propostas baixas diante da expectativa da companhia do estado.
Uma possível razão para o interesse da entidade pelos direitos de renomear Vergueiro pode ter a ver com a sede do SEBRAE em São Paulo, que fica no número 1.117 da Avenida Vergueiro, portanto, bastante próximo da estação.
Até aqui apenas intermediários disputaram os naming rights e depois negociaram o direito com terceiros como as Lojas Besni, a Ultrafarma e o Assaí.
Não entendo como nenhuma marca que faz produtos de chocolate não tentou pegar o nome da estação Brigadeiro até hoje.
Se o SEBRAE se dispôs a pagar 200 mil pelos naming rights, imagina o quanto essa DSM deve lucrar, tendo em vista esses valores ridículos que ela ganha nesses leilões. O Metrô deveria ao mínimo colocar um valor mínimo de 100k para evitar esse tipo de oportunismo.
Ao menos serve para atualizar a comunicação visual
É muito esquisito essas empresas querendo se inserir em lugares de afeto nosso. A Vergueiro pra mim, por questão moral, deveria ser Vergueiro – CCSP.
Em breve veremos a estação “Paraíso – VaiDeBet” ou “Jabaquara – Jogo do Tigrinho”