Estação Vila Cardoso da Linha 6 passa a se chamar “estação Maristela”

Renomeação foi feita por meio de decreto promulgado pelo governador Tarcísio de Freitas e envolve associação com o Jardim Maristela
Estação Maristela, da Linha 6-Laranja
Estação Maristela, da Linha 6-Laranja (LinhaUni)

Dias após acrescentar o termo “Saracura” ao nome da futura estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou um novo decreto mudando outra parada do ramal, Vila Cardoso.

Segundo a gestão atual, o local passa a se chamar Estação Maristela, em associação ao bairro onde está localizada a parada, o Jardim Maristela.

A definição do nome de estações é uma tarefa realizada após um estudo de toponímia, que envolve pesquisar qual denominação tem mais significado para os usuários da região.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No caso do Metrô, as mudanças não chegam a ser promulgadas por decreto, muitas aparecendo em documentos oficiais sem qualquer alarde.

Mapa de estações da Linha 6-Laranja atualizado
Mapa de estações da Linha 6-Laranja atualizado

É algo semelhante ao que ocorreu com a alteração do nome da estação Paulo Freire para Fernão Dias, na extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos.

O novo nome surgiu discretamente, porém, foi associado por alguns veículos de imprensa como uma ação voluntária do governador, que seria contra o educador de pensamento de esquerda.

A Linha 6-Laranja, no entanto, é gerenciada por uma empresa privada, a LinhaUni, e as renomeações têm sido feitas diretamente pelo governador por meio de um decreto.

A mudança de 14 Bis, por outro lado, foi um gesto de aproximação com entidades que defendem a história do local, onde existiu um quilombo em séculos passados.

Até perto da abertura do novo ramal metroviário poderão ocorrer mais mudanças. Anteriormente, o ex-governador João Doria havia rebatizado a então estação “Angelica-Pacaembu” como “FAAP Pacaembu”, por exemplo.

 

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. Si tem uma das poucas coisas estações futuras que o atual governador faz é mudar o nome de estações!!!

    1. Nesse caso, é resultado de estudos. O governo só assina o decreto. Não é uma decisão que partiu da cabeça do governador.

  2. Estação “Sesc Pompéia” tem que virar “Pompéia Allianz Parque” e estação “FAAP Pacaembu” precisa virar “Pacaembu Mercado Livre Arena”.

    Eles têm que negociar esses naming rights pra ontem!

  3. Mais do que justo, se a estação fica no Jardim Maristela, porque não dar nome da estação ao bairro ?

Comments are closed.

Previous Post
Estação Dom Bosco, da Linha 11-Coral

Governo lança consulta pública de concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM

Next Post

Concessionária das linhas 11, 12 e 13 terá frota recorde de 103 trens

Related Posts