Com a publicação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Linha 19-Celeste, é possível detalhar mais aspectos da implantação das diversas estações do trecho entre Anhangabaú e Bosque Maia em Guarulhos.
Continuando a série de matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste, abordaremos neste artigo a futura estação Vila Maria.
A estação Vila Maria estará localizada no entroncamento da Avenida Guilherme Cotching com a Rua Alcântara. Segundo o EIA, a funcionalidade da estação está atrelada ao uso misto do solo, situação semelhante àquela encontrada na estação Curuçá.
Dentre os principais pontos de interesse na região, o EIA destaca:
• Universidade Nove de Julho – Campus Vila Maria;
• Corpo de Bombeiros;
• ACM Vila Maria;
• Colégio Augusto Ribeiro;
• Colégio Nove de Julho.
Um dos fatos curiosos da estação Vila Maria é a possibilidade de integração modal com o automóvel. A localização da estação, próximo a Rodovia Presidente Dutra e a Marginal Tietê potencializa este tipo de integração. O fato de estar inserida fora do perímetro do rodízio municipal também influencia positivamente.
Segundo o EIA, está prevista a construção de um estacionamento com 5,5 mil m² com acesso direto à área de bilheterias e bloqueios.
O desenho e traçado da estação permitirá a minimização dos impactos quando da implantação da estação, possibilitando o fluxo parcial de veículos na Avenida Guilherme Cotching sem prejudicar o comércio local.
A estação Vila Maria deverá ter 20 metros de profundidade e será construída pelo método VCA. Os dados do projeto funcional indicam que a estação terá demanda de aproximadamente 25 mil passageiros por dia.
Confira também as demais matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste:
Mad quando ficara pronta daqui a25 ou 30 anos
assim nao da veja rodoanel
Previsão otimista é pra 2030, o projeto tá rolando começar a construir nos próximos anos justamente
Será que ainda terá terreno para o metrô e estacionamento daqui a 25 anos para ficarem prontos???