A expansão da estação Vila Prudente recebeu novas escadas rolantes para a nova área de integração entre as linhas 2-Verde e 15-Prata nesta semana, revelou o Metrô.
Segundo a empresa, três novas escadas rolantes foram posicionadas na sexta-feira enquanto uma escada fixa foi liberada aos passageiros.
As três unidades rolantes passarão pela instalação elétrica e automação e comissionamento e devem entrar em funcionamento no início do segundo semestre.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A nova escada fixa, por sua vez, tem 2 metros de largura com guarda corpo, corrimão de inox e fechamento em vidro. A área também recebeu iluminação específica para facilitar o trajeto do passageiro.
Demanda maior com expansão das linhas 2-Verde e 15-Prata
O Metrô decidiu rever a área de interligação entre as duas estações Vila Prudente com a perspectiva de que mais passageiros usarão os dois ramais, que passam por expansão.
Enquanto a Linha 15-Prata tem três novas estações em construção, a Linha 2-Verde chegará até a Penha, com oito novas paradas.
O projeto incluiu a readequação da entrada pela Rua Cavour, a instalação de novos sanitários públicos, reforço da iluminação e entrega de duas escadas, uma rolante e uma fixa, na plataforma da Linha 2-Verde.
Seis novas escadas rolantes na área de integração serão disponibilizadas em breve, incluindo as três instaladas nesta semana. A área subterrânea também recevbeu novos canais de ventilação interna.
Ainda no primeiro semestre serão concluídas mais duas novas escadas (uma rolante e uma fixa) na segunda plataforma da estação da Linha 2. Vila Prudente ganhará ainda uma nova área comercializável, mais um canal de ventilação e readequação as salas operacionais.
Estão meio atrasados na matéria, essas escadas, já estão a + ou – 1 mês na estação.
Novas escadas rolantes na área de integração que têm grandes chances de ficarem, em sua maioria, funcionando só no sentido do contrafluxo, ao menos no pico da manhã, a fim de não lotar ainda mais a Linha 2, cujos trens já chegarão em Vila Prudente cheios da Penha.
Além do mais, qual o sentido de não terem feito uma área de integração decente desde o início?!
Desde que esta área estava em obras, já se sabia da demanda esperada tanto para as expansões das linhas 2 e 15. Aliás, naquela época, a OD 2007 indicava até números piores do que a “atual” 2017.
Construir uma estação muito maior para atender projetos futuros? E se esses projetos futuros não saíssem do papel? O metrô ficaria com uma estação ociosa e inútil (como ocorreu com Pedro II, por exemplo).
É por isso que se planeja tudo e se implanta por etapas.