A espera pela operação integral da estação Vila Sônia está prestes a terminar. A 11ª estação da Linha 4-Amarela, inaugurada pelo governo em dezembro do ano passado, passará a funcionar das 4h40 à meia-noite a partir da próxima terça-feira, 10 de maio. A informação foi obtida pelo site com funcionários da ViaQuatro e confirmado pelo governador Rodrigo Garcia nesta segunda-feira, 9.
Trata-se do dia seguinte à data de autorização de operação comercial plena publicada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos no Diário Oficial neste sábado.
A resolução, com data de sexta-feira, 06 de maio, concede à ViaQuatro permissão para operar não apenas a nova estação como também “a linha de ônibus do trecho compreendido entre o Terminal de ônibus Vila Sônia e o Município de Taboão da Serra, a partir de 09 de maio de 2022, de segunda-feira a domingo, incluindo feriados, das 04h40 à 0h00“, diz o texto.
A disparidade entre as duas datas pode eventualmente ser explicada por uma informação que circulou em grupos de Whatsapp do setor de transportes e que antecipava uma visita do governador Rodrigo Garcia (PSDB) às 10h desta segunda-feira, 9, em Vila Sônia – isso reforça a impressão de que nesse dia haverá um evento e não a abertura de fato. Ou então que a estação ficará aberta após o evento.
No texto, de origem desconhecida, não só é citado o início da operação comercial como também do ônibus gratuito patrocinado pela ViaQuatro – veja imagem.
Já o terminal de ônibus anexo à estação deverá receber as primeiras linhas intermunicipais da EMTU no sábado, 14, diz a mensagem. Os ônibus da SPTrans, por sua vez, estrearão no terminal no sábado 21 de maio.
Longa expectativa
O início da operação plena de Vila Sônia ocorre após longa expectativa. A estação passou por seguidos atrasos, o mais recente deles por conta dos serviços de instalação de sistemas além de testes nas vias após São Paulo-Morumbi.
Apesar de ter sido aberta em 17 de dezembro de 2021, a nova estação só tem operado em dias úteis e apenas das 10h às 13h, período de uso bastante limitado. Mais grave ainda é que o percurso está desconectado do restante da Linha 4, obrigando passageiros a voltarem a linha de bloqueios para fazer o novo embarque e seguir viagem.
A ViaQuatro realizou poucos testes nos fins de semana, o que gerou o temor de que a operação integral fosse atrasar novamente. Com o funcionamento pleno, Vila Sônia deverá contribuir para que a Linha 4-Amarela atinja uma demanda diária de quase 900 mil usuários.
Colaborou Jean Carlos.