As obras da Linha 17-Ouro do monotrilho estão progredindo em diversas frentes. Com a maioria das obras brutas das estações finalizadas, neste momento estão sendo realizadas atividades de acabamento e implantação de sistemas.
Na Estação Vereador José Diniz estão sendo realizadas as atividades de acabamento do acesso norte. A cobertura em vidro já está praticamente implantada na área das escadas rolantes e em parte da passarela metálica.
É possível também ver áreas próximas ao acesso já concretadas, juntamente com tubulações por onde devem correr sistemas elétricos no novo espaço.
O sistema de iluminação do mezanino também está sendo instalado, assim como a bilheteria blindada.

Na Estação Vila Cordeiro ocorre a implantação das portas de plataforma. Estas portas são construídas no local através de instalação dos pilares e vigas metálicas que farão parte da estrutura.
O sistema terá interação direta com o sistema de sinalização, sendo parte fundamental do sistema de segurança da estação de monotrilho.
Por fim, a passarela metálica da Estação Washington Luís começou a ser instalada. A estrutura fará a ligação do acesso norte ao corpo da estação e era uma das últimas estruturas desta natureza pendentes de montagem.

A estrutura metálica tem aproximadamente 85 metros de extensão e deverá cruzar a Rua Ipiranga e a Avenida Jornalista Roberto Marinho.
A meta do Metrô é de entregar a Linha 17-Ouro operacional a partir de 2026.