A CPTM adiou a implantação de duas novas estações na Zona Leste de São Paulo. As estações Lajeado da Linha 11-Coral e União de Vila Nova na Linha 12-Safira tiveram seus cronogramas reprogramados.
As informações foram retiradas do Relatório Integrado 2023 divulgado pela CPTM. Nele constam o andamento de projetos de expansão do atendimento sobre trilhos.
A Estação Lajeado da Linha 11-Coral está localizada entre Guaianases e Antônio Gianetti Neto, no extremo leste da cidade de São Paulo.
Segundo o documento, a CPTM conseguiu elaborar o Relatório Ambiental Prévio (RAP) e também o estudo para desapropriações.
Os estudos produzidos foram enviados para a CDHU que deverá avaliar os projetos junto a empreendimentos que deverão ser realizados por ela.
Em 2024, a CPTM deverá aprovar o estudo de implantação da estação e dar início ao projeto executivo. A nova previsão de entrega da estação é 2028.
Nova parada na Linha Safira
A Estação União de Vila Nova da Linha 12-Safira está localizada entre as estações São Miguel Paulista e Comendador Ermelino, também na Zona Leste de São Paulo.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A CPTM deverá assinar um contrato para a realização de serviços preliminares e complementares. Segundo o documento, o processo de contratação para estes serviços estava previsto para dezembro de 2023.
Em 2024, a CPTM tem como metas finalizar os estudos preliminares e serviços complementares, bem como elaborar o método construtivo da estação. A nova data de entrega da estação está prevista para 2028.
No entanto, ambos os projetos podem passar por alterações já que o governo do estado pretende conceder as linhas 11, 12 e 13-Jade para a iniciativa privada nos próximos anos.
Caramba??? que estudos e projetos não prontos sao esses gente??????? Eu lembro que em 2015 tinha saído uma notícia que elas estavam quase para iniciar suas construções!!!! O que aconteceu de la pra ca??? Sao só 2 (DUAS) estações, gente!!!!!!
aconteceu os governos sucateando a CPTM pra privatizar… eles atrasam as obras só pra dizer que a única saída é privatizar
Gabriel, a CPTM recebeu recursos para implantar a estação União de Vila Nova e preferiu cancelar o projeto e usar os recursos em outras obras.
Isso diz muito sobre a má gestão da CPTM, empresa que recebeu do estado mais de R$ 20 bilhões em investimentos nos últimos 30 anos e não conseguiu atingir nenhum dos parâmetros mínimos de qualidade estipulados pela própria CPTM.
Isso diz mais sobre a falta de dinheiro recebido pela cptm que tinha foco maior na última década elevar o nível de operação pra ser próximo do metrô, novamente você sendo omisso e inviesado pra atacar a cptm
Na realidade eles estão esperando os prédios próximo a estação ficarem prontos pra alocar a turma pra lá, tem duas torres em construção próximo da futura estação