As obras da expansão da Linha 2-Verde prosseguem em bom ritmo, mas com horizonte de inauguração ainda distante: o primeiro trecho de quatro estações só deverá abrir ao público em 2027.
Mas isso não impede que algumas construções já tomem sua forma final. É o caso dos acessos das futuras estações Orfanato e Santa Clara.
Vídeo recente do canal iTechdrones revelou que os acessos secundários já ganharam estruturas metálicas que cobrem a área de escadas e elevador.

Enquanto o acesso de Santa Clara possui um formato de meia-lua com o teto curvo, em Orfanato, a estruta é circular, ambos com grande iluminação natural.
Com formatos curvos, eles já antecipam o visual das duas paradas, que fazem parte da primeira fase de inauguração.
O vídeo feito por drone também flagrou a estrutura do Tatuzão “Cora Coralina” ainda dentro da estação Orfanato, onde chegou em 24 de março.

A tuneladora está na última perna da primeira etapa, escavando em direção ao VSE Falchi Gianini, onde será desmontado e enviado para a estação Penha para iniciar a segunda fase.
As duas estações, que serão as próximas após Vila Prudente, estão sendo construídas pelo método VCA (Vala a Céu Aberto) composto por uma área mais aberta onde ficarão os mezaninos e um poço circular que dará acesso às plataformas. Na parte mais profunda do poço são escavados os túneis de plataforma.
