Estações Santa Cecília e Tatuapé são as próximas a receber portas de plataforma

Linha 3-Vermelha do Metrô conta com fachadas em sete de suas 18 estações e tem outras seis paradas em instalação ou comissionamento
Plataforma da estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)
Plataforma da estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

O projeto de implantação de portas de plataforma nas linhas mais antigas do Metrô segue em um ritmo relativamente lento, com apenas seis estações operacionais dentro do contrato com o Consórcio Kobra.

A boa novidade é que mais duas estações passaram a ser preparadas para receber as fachadas, Tatuapé e Santa Cecília, a primeira do trecho subterrâneo da Linha 3-Vermelha.

A informação consta do relatório de empreendimentos do Metrô de setembro. Nele são mostradas seis estações em processo de instalação ou comissionamento, duas delas a cargo de outra empresa, a Alstom (Barra Funda e Itaquera).

Estação Santa Cecília recebe reforço na plataforma para instalar portas
Estação Santa Cecília recebe reforço na plataforma para instalar portas

O Kobra está na fase de testes em Carrão e Patriarca-Vila Ré, que devem ser liberadas em breve.

Quando isso ocorrer, a Linha 3-Vermelha terá metade das 18 estações com as fachadas ativas e que trazem mais segurança à operação. Uma delas, Vila Matilde, foi implantada por um consórcio anterior.

Dos três ramais mais antigo do Metrô, a Linha 3 já lidera em portas de plataforma. A Linha 2-Verde, por exemplo, tem o dispositivo em quatro das 14 estações atuais.

Portas de plataforma na Linha 2 (GESP)
Portas de plataforma na Linha 2 (GESP)

Já a Linha 1-Azul só oferece o recurso nas estações Jabaquara e Tucuruvi. Detalhe é que os dois ramais já operam com o sistema de sinalização CBTC, que “conversa” melhor com as PSDs, a sigla em inglês que identifica as portas.

A Linha 3-Vermelha segue em meio a testes do CBTC, mas não há um prazo conhecido para entrega.

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7 comments
      1. E escolher começar a instalar as portas pela unica linha que ainda n tem CBTC foi uma decisao que atrasa ainda mais a instalação…

  1. Concordo com EZN , a Zona Norte nunca teve previlegios , sempre deixada para trás, tão próxima de Guarulhos quanto a Penha .

    Detalhe : Nasci na Zona Norte , e moro próximo do distrito da Penha

    1. “Deixada pra trás” Ou seja, as linhas Laranja em construção e Celeste, o projeto mais adiantado, não existem para você.

      1. Os únicos projetos, enquanto a ZO tem L4, L22 e L20 em estudo, ZS com L17, L19, L20, L23, ZL com L2, L16, L14, considerando as linhas em operação e as em estudo a ZN terá a mais lacuna sem trilhos do sistema, não acho q seja uma negligencia em questão de operação, mas de planejamento futuro é claro a falta de prioridade pra essa área

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