Estádio do Pacaembu e Linha 6-Laranja estão em meio à polêmica entre concessionárias

Allegra acusa Linha Uni de afetar estrutura do estádio, que está sendo reformado por ela. Responsável pelo ramal de metrô nega
O poço Itapólis, ao lado das arquibancadas do estádio do Pacaembu (Linha Uni)
O poço Itapólis, ao lado das arquibancadas do estádio do Pacaembu (Linha Uni)

As obras de modernização do estádio do Pacaembu, tocadas pela concessionária Allegra, tinha previsão de serem concluídas em janeiro deste ano e seguem sem previsão até o momento. O que chama a atenção, no entanto, é um novo motivo alegado pela empresa para entregar o projeto.

De acordo com a Allegra, as obras da Linha 6-Laranja, mais especificamente da estação FAAP-Pacaembu, estariam afetando diretamente a estrutura de uma das arquibancadas do estádio. A empresa informou que “detectou patologias de natureza grave, que podem estar relacionadas à execução das obras da Linha 6 – Laranja do Metrô e estruturas instaladas durante a obra de instalação do Museu do Futebol”.

A concessionária responsável pelo estádio alega ainda que a Linha Uni, concessionária da Linha 6-Laranja, teria feito uma intervenção “sem autorização das Secretarias Municipais e dos órgãos, municipal e estadual, de proteção ao Patrimônio Histórico”.

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Ao jornal o Estado de São Paulo, a Allegra alega que” alertou a Linha Uni sobre o cuidado que precisa ser tomado em torno de um local historicamente importante como o estádio paulistano”. Diz também ter “preocupação, após tomar conhecimento de eventos recentes na Praça Charles Miller e na FAAP, afinal tais eventos ocorreram na área de influência do Complexo e podem estar relacionados com as obras da Linha 6″.

Estação FAAP-Pacaembu (iTechdrones)
Estação FAAP-Pacaembu (iTechdrones)

Já a Linha Uni, diz  que “não há qualquer relação entre as obras da Linha 6-Laranja de metrô e os alegados problemas estruturais do estádio.”

A Linha Uni afirmou ao Globo Esporte que a obra da Linha 6 teve início antes portanto a adequação dos impactos no estádio é responsabilidade da Allegra. A concessionária da Linha 6 ainda diz que fez adequações técnicas no projeto visando diminuir, na medida do possível, os eventuais impactos da execução dos poços de bombeamento de solo na parede do estádio, já que a documentação necessária e solicitada à Allegra nunca foi enviada.

Embora seja citada a estação FAAP-Pacaembu, a Linha 6-Laranja tem um canteiro na Rua Itápolis, 571, em frente à arquibancada leste do estádio. O local será um poço de ventilação e saída emergência para um túnel de estacionamento de trens.

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  1. A Allegra também disse que o Estádio receberia a Final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Teve também o show adiado do Roberto Carlos por falta de condições de segurança para o público.

  2. Essa Allegra está de brincadeira, só pode! Destruíram o famoso tobogã do Estádio do Pacaembu, estão atrasando a obra como todos sabem e agora querem jogar a culpa de sua incapacidade na Acciona que está fazendo um excelente trabalho na construção da Linha 6-Laranja.
    Espero que o governo e a justiça sejam sensatos e sejam a favor da Acciona, pois a Linha 6-Laranja é extremamente importante para a mobilidade urbana de São Paulo, principalmente para os moradores do lado norte, da Freguesia do Ó, Itaberaba, Brasilândia e região. Quem mora nesta região sabe como o transporte por ônibus é muito ruim.

  3. Como a obra está afetando as estruturas das arquibancadas do Pacaembu se o tunel escavado passa do outro lado do estádio. Deve uma desculpa esfarrapada da concessionária Allegra para culpar o atraso e a incompetência da gestão de reconstrução e restauração do Estádio do Pacaembu.

  4. Eu passei aí ontem dei um chute na estrutura, mais nao imaginava que ia abalar tuda a estrutura, Allegra ten que culpar também haha

  5. Esta não é a primeira vez que a Linha-6 sofre esculacho nessa região!
    Quando a Linha estava sendo projetada, contemplava uma importante (e necessária) estação na Avenida Angelica -porém esta foi barrada pelos moradores do bairro que, encolerizados e aos berros, alegaram que a estação traria gente “diferenciada”(leia-se “indesejada”) ao principado encantado deles.
    Para compensar a falta da estação Angélica, a estação Pacaembu foi deslocada mais a leste, na localidade atual.
    E eis que agora, quando tudo está transcorrendo normalmente, a Allegra vem querer pendurar os seus atrasos na conta da Linha-6.
    Ô lugarzinho difícil esse … E tanto bairro em São Paulo sonhando com uma linha de Metrô.

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