A Linha 19-Celeste é o próximo grande empreendimento metroviário a tomar corpo na Grande São Paulo, prevista pelo Metrô para ser concluída em 2030. Atualmente está em curso a elaboração do projeto básico e do estudo mercadológico para o ramal.
A estação Jardim Japão, segundo os estudos pro projetos funcional, se localiza entre a estação Jardim Brasil e a estação Curuçá, mais especificamente na Praça Eduardo Rebolo no encontro entre a Avenida das Cerejeiras e a Rua Yuritomo.
Porém, em publicação mais recente, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apontou uma alteração na localização da parada, que ficará mais ao norte do bairro, no cruzamento entre a Rua Osaka e a Avenida das Cerejeiras.
Segundo o projeto funcional da Linha 19-Celeste, a implantação da estação Jardim Japão está diretamente relacionada ao uso e ocupação presente no bairro, predominantemente residencial e com presença de comércio na região da Avenida das Cerejeiras.
A integração à estação Jardim Japão se dará através de parada de ônibus convencional. A presença de bicicletário garantirá maior versatilidade aos deslocamentos antes e após o uso da parada. Baias para veículos também estão previstas.
A estação deverá ser construída através do método Vala a Céu Aberto (VCA) e terá profundidade estimada em 17 metros. Com duas plataformas laterais, a estação Jardim Japão deverá atender cerca de 17 mil passageiros diariamente.
Confira também as demais matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste:
Essa estação ficaria melhor perto da Dutra com uma parada de ônibus intermunicipal. Passageiros que vem pela rodovia teriam a opção de acessar o metrô antes de chegar ao terminal Tietê.
A Linha 19 já vai ter a Estação Dutra integrada a da Linha 02, Jardim Japão está no lugar certo.