Estudos ligados à Linha 19-Celeste são suspensos e têm prazos postergados pelo Metrô

Companhia assinou aditivos com as empresas In Situ e A Lasca prorrogando a execução dos serviços de avifauna e de patrimônio histórico para o final deste ano. Contratos ficarão suspensos até setembro
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital

O Metrô de São Paulo suspendeu e prorrogou a execução de dois serviços ligados aos estudos de implantação da Linha 19-Celeste, que ligará o município de Guarulhos ao centro da capital paulista.

Os contratos envolvem pesquisas de avifauna e de levantamento patrimônio histórico e cultural do percurso do ramal de cerca de 18 km de extensão. Ambos deveriam ter sido entregues até 4 de abril, mas agora as empresas A Lasca e In Situ terão até o dia 4 de dezembro para concluir seus trabalhos.

No caso da empresa A Lasca, especializada em arqueologia, o contrato ficará suspenso a partir desta sexta-feira (19) até 30 de setembro, portanto, ela terá pouco mais de 60 dias para executar o restante do serviço – o aditivo divulgado não traz explicações sobre os motivos.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Já In Situ deixará de atuar em campo a partir do domingo (21). O contrato voltará a ser ativado em 30 de setembro também.

Projeto mais adiantado, mas não prioritário

A Linha 19-Celeste é atualmente o projeto de ramal metroviário em estágio de projeto mais adiantado no Metrô. A companhia já executa o projeto básico e possui a definição de áreas a serem desapropriadas bem como realizou consultas com os municípios de Guarulhos e São Paulo para apresentar o empreendimento.

Estações da Linha 19-Celeste

Apesar de ter uma grande demanda prevista em suas 15 estações, a Linha 19 não é necessariamente a próxima a ter as obras lançadas. A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) emitiu declarações conflitantes em que ora dizia que haveria uma decisão sobre qual ramal priorizar – a Linha 19 ou a Linha 20, mais atrasada.

O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, afirmou em entrevista em fevereiro que a Linha 20-Rosa, cujo trajeto irá de Santa Marina a Santo André, no ABC Paulista, seria priorizada por conta da chegada da Linha 2-Verde a Guarulhos.

No entanto, o governo voltou a afirmar após isso que tentaria tirar ambas do papel nesse mandato. Espera-se que a licitação dos dois ramais seja uma concessão à iniciativa privada.

Total
1
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment

Comments are closed.

Previous Post
Estação Vila Sônia - Professora Elisabeth Tenreiro (GESP)

Com novo nome, Estação Vila Sônia – Professora Elisabeth Tenreiro recebe nova comunicação visual

Next Post

IPHAN esclarece que não proibiu retomada da obra da estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja

Related Posts