O governo de São Paulo está avançando com o projeto de modelagem da concessão das linhas do Metrô de São Paulo. Sob responsabilidade da Secrtaria de Parcerias em Investimentos o projeto contam com apoio da Companhia Paulista de Parcerias e do IFC (International Finance Corporation).
A modelagem concessão do Metrô ganhou mais intensidade a partir de 2024. As atividades foram marcados pela realização de diversas reuniões e a revisão dos produtos que subsidiarão a modelagem da futura parceria com a iniciativa privada. O GESP pretende conceder linhas em operação com empreendimentos a serem construídos.

Dentre os principais serviços de apoio realizados estão a comunicação e elaboração de ofícios ao Metrô, bem como a resposta de demandas encaminhadas pela SPI e TCE.
Foram realizados estudos específicos sobre a situação da Câmara de Compensação (Clearing House). A análise envolve a compreensão e divulgação das características macro operacionais de financiamento do sistema metroferroviário.
Reuniões de diligência preliminar, visando analisar a situação atual dos ramais, bem como para solicitação de dados atualizados, vem ocorrendo. As equipes se debruçaram sobre a oferta preliminar, ou seja, da quantidade de lugares oferecidos aos passageiros.

A concessão das linhas do Metrô envolve três blocos principais: Linhas 1-Azul e 20-Rosa (bloco 1), linhas 2-Verde, 15-Prata e 22-Marrom (bloco 2) e as linhas 3-Vermelha e 19-Celeste (bloco 3). As audiências publicas devem ser realizadas ainda em 2025 e o primeiro contrato firmado em 2026.
os estudos se intensificaRAm em 2024 ou se intensificam em 2025?
ficou confuso o texto.