Excluídas: Estações Dom Bosco e José Bonifácio não receberão melhorias e investimentos

Governo do estado removeu estações do pacote de investimento da concessão das linhas 11, 12 e 13 que atraem cerca de 50 mil usuários por dia
Estação José Bonifácio da Linha 11-Coral (Jean Carlos)
Estação José Bonifácio da Linha 11-Coral (Jean Carlos)

A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade traz como promessa a melhoria em diversas estações. Entretanto, as estações Dom Bosco e José Bonifácio não receberão nenhum investimento.

As duas paradas da Linha 11 faziam parte dos empreendimentos EST 007 (Dom Bosco) e EST 008 (José Bonifácio). No anexo II.A, que versa sobre os investimentos civis, os empreendimentos foram removidos.

Empreendimentos 007 e 008 foram excluídos da lista de investimentos (SPI)
Empreendimentos 007 e 008 foram excluídos da lista de investimentos (SPI)

A remoção das duas estações dentro do pacote de obras afetará 50 mil passageiros por dia que deverão ter serviços de qualidade inferior ao das demais estações do sistema que passarão por obras.

O que seria feito

As melhorias em ambas as estações envolveriam elementos de acessibilidade. Na área externa seriam realizados rebaixamentos de guias a repintura de faixas de pedestres para maior segurança.

Na Estação Dom Bosco estava prevista a reconstrução de três rampas para permitir o acesso facilitado aos passageiros com mobilidade reduzida. O governo excluiu as melhorias, prejudicando estes usuários.

Na Estação José Bonifácio seria construído um bicicletário com 200 m². A estação fica próxima a uma ciclovia que poderia ter um ponto de integração ao sistema ferroviário, mas a construção não será realizada devido a exclusão do empreendimento.

Para ambas as estações seria realizada a troca do piso de borracha por uma nova versão, possivelmente em granito. O novo piso traria melhorias na manutenção e na segurança dos passageiros, o que não deverá ser visto em ambas as estações.

O governo não justificou a exclusão dos empreendimentos. Apesar das estações não serem antigas, as melhorias para os mais de 50 mil passageiros seriam positivas em termos de conforto e acessibilidade.

concessão das linhas 11, 12 e 13 tem previsão para ser realizada no primeiro trimestre de 2025. Confira também as matérias das demais estações:

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1 comment
  1. Nenhuma surpresa, esse governo é uma mãe para as empresas, quanto menos obrigações melhor, o que importa é privatizar por privatizar, a qualidade do serviço não importa, importa é ideologia tosca.

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