Expansão da Linha 6-Laranja deverá custar mais de R$ 10 bilhões e atender quase 280 mil pessoas

Relatório enviado à CETESB mostra localização das seis novas estações e saídas de emergência. Duas extensões deverão levar cinco anos para serem concluídas
Extensão da Linha 6-Laranja deverá contemplar seis novas estações (Jean Carlos)
Extensão da Linha 6-Laranja deverá contemplar seis novas estações (Jean Carlos)

As obras de expansão da Linha 6-Laranja já estão em fase de planejamento pela LinhaUni. As novas seis estações do ramal deverão ser construídas em 60 meses com custo de mais de R$ 10 bilhões.

O projeto de extensão contemplará o prolongamento do trecho Brasilândia-São Joaquim em 6,68 quilômetros. Serão construídas duas estações no trecho norte e quatro no trecho sul.

Na região norte serão construídas as estações Morro Grande e Velha Campinas. Ao longo do trecho serão implantadas os poços SE Rio Pajeú, VSE Benedito Novo, VE Eliseu Teixeira e o VSE Raimundo Pereira.

Trecho Norte da Linha 6-Laranja (LinhaUni)
Trecho Norte da Linha 6-Laranja (LinhaUni)

Na região sul a proposta é mais robusta com a construção das estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, esta última integrada a Linha 10-Turquesa.

Ainda na região sul deverão ser construídas estruturas de apoio. Estão incluídas os poços SE Tamandaré, VSE Muniz de Sousa, VSE Alexandrino Bueno, VSE Corá e VSE Henry Ford.

Trecho Sul da Linha 6-Laranja (LinhaUni)
Trecho Sul da Linha 6-Laranja (LinhaUni)

O cronograma do projeto estabeleceu marcos apenas para o processo de licenciamento junto a CETESB, não estando inclusas as datas de conclusão e operação das novas estações.

Segundo o documento o processo de emissão do licenciamento se iniciou em abril de 2024. A emissão da LP estava prevista para ser emitida em julho, algo que não ocorreu.

Cronograma de Implantação das extensões da Linha 6-Laranja (LinhaUni)
Cronograma de Implantação das extensões da Linha 6-Laranja (LinhaUni)

A LinhaUni e a Acciona (construtora) deverão elaborar os laudos para emissão da Licença de Instalação dos Túneis em agosto com previsão de emissão da LI em dezembro de 2024.

Em dezembro de 2024 será protocolado a LI das estações com previsão de emissão da licença em junho de 2025.

Enquanto a Licença Prévia aprova o escopo do projeto com a minimização dos impactos, a Licença de Instalação aprova o início efetivo das obras para implantação. Dado o atual momento a concessionária trabalha de forma a agilizar a implantação do trecho de forma rápida.

Características do projeto (LinhaUni)
Características do projeto (LinhaUni)

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A nova extensão deverá acrescentar cerca de 279 mil passageiros por dia ou 44% a mais do que o trecho original, com 15,3 km. O período de implantação da obra é estimado em cinco anos com investimento previsto em R$ 10,4 bilhões.

A viabilização de ambas a extensões depende da assinatura de aditivos contratuais na concessão, a exemplo do que está sendo feito nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

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9 comments
  1. Espero que a estação São Carlos possa ser integrada ao Expresso Tiradentes, uma vez que o corpo da estação será ao lado do BRT da SPTrans.

    1. E naquela região já tinha uma estrutura de pilares pra uma passarela/estação do Expresso Tiradentes, se não me engano.
      (ainda acho que o Expresso Tiradentes poderia se tornar um VLT e ser expandido até o Sambódromo)

  2. Achei que a extensão norte fosse contemplar a Estação Vila Clarisse uma vez que ela será reconstruída pelo grupo Comporte que assumiu a Linha 7 e o projeto do TIC fora que há planos da estação do Trem Bala Rio – SP sair dessa região.

  3. se são Carlos sair então o tic vale do paraiba e santos vai sair desta estação

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