A partir da próxima segunda-feira, 17, até o dia 1º de abril, os trens do Expresso Aeroporto, da CPTM, que seguem em direção à Estação Aeroporto-Guarulhos, voltarão a operar a partir da estação Luz e não Palmeiras-Barra Funda.
A suspensão do trecho Luz-Barra Funda é temporária: a companhia precisará liberar as vias para seguir a implantação da extensão da Linha 11-Coral até essa estação.
Segundo a CPTM, nesse período haverá obras para recuperação dos trilhos como “substituição das grades de dormentes de madeira por concreto na via, permitindo a eliminação de interferência com obras nesse trecho para inspeção de dormentes e fixações e fim da substituição de dormentes; assim como a eliminação de falhas de bitola e dormentes deteriorados”.
“Após essas obras, haverá um acréscimo na vida útil dos trilhos sem a preocupação de defeitos em trilhos por fadiga e desgaste; e com a revisão dos dormentes especiais dos sete Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) previstos, haverá mais confiabilidade no desempenho dos equipamentos. Isso significa que após a conclusão dos serviços de superestrutura e a execução da correção geométrica mecanizada teremos a segurança e o conforto esperado na passagem dos trens percebido pelos usuários”, disse Michael Cerqueira, presidente da CPTM.

Enquanto o Expresso Aeroporto seguirá saindo e chegando na plataforma 5 de Luz, a Linha 11 mudará de plataforma, utilizando a de número 3 das 22h do dia 04/04 (sexta-feira) até o término da operação comercial de domingo (06/04) e prosseguindo nos finais de semana de 11 a 13/04 e de 25/04 a 27/04.
Assim como expresso, também a operação assistida da Linha 11-Coral que funciona entre Luz e Barra Funda aos domingos das 10h às 15h será suspensa até o final de abril. No Feriado de Tiradentes, em 21 de abril, a estratégia será repetida.
O objetivo final da obra é levar a Linha 11 até Palmeiras-Barra Funda durante todo o horário comercial. Com isso será possível também encerrar o Serviço 710 a partir do final do ano, quando a concessionária TIC Trens assumir a Linha 7-Rubi.
Nas mãos da empresa privada, o ramal que parte de Jundiaí passará a terminar a viagem também em Barra Funda e não mais em Luz.