Expresso Aeroporto deverá ter intervalo reduzido para 30 minutos após concessão

Serviço deverá ganhar uma nova parada na futura estação Gabriela Mistral/Tiquatira. Demanda deverá aumentar para 50 mil passageiros por dia em 2040
Expresso Aeroporto terá o intervalo reduzido (Jean Carlos)
Expresso Aeroporto terá o intervalo reduzido (Jean Carlos)

O serviço Expresso Aeroporto deverá ter seu intervalo reduzido pela metade depois da concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM para a iniciativa privada, permitindo aumento do número de viagens.

Os dados obtidos pelo site mostram que o intervalo futuro do Expresso Aeroporto será diminuído de uma hora para 30 minutos.

A proposta de melhoria também deverá incluir o atendimento de seis estações. Atualmente o serviço realiza paradas nas estações Aeroporto Guarulhos, Guarulhos, CECAP, Brás (ida), Luz e Barra Funda.

Expresso Aeroporto com intervalos de 30 minutos
Expresso Aeroporto com intervalos de 30 minutos

A estação Gabriela Mistral será incluída como parada do Expresso Aeroporto. O atendimento nesta estação poderá facilitar o acesso dos passageiros da Linha 2-Verde ao Aeroporto de Guarulhos

A perspectiva do governo é de que o Expresso Aeroporto possa atingir a demanda de 50 mil passageiros diariamente no ano 2040.

A concessão das linhas 11, 12 e 13 deverá ter 31 anos de duração e prevê investimentos de R$ 12,5 bilhões nos primeiros sete anos de concessão.

A partir do dia 19, o governo fará audiências públicas para detalhar o projeto.

Total
1
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
12 comments
  1. As estações Bom Retiro e Pari (Cerealistas) não farão parte do Expresso? Espero que seja apenas mais uma falta de atenção desses editais (virou comum isso agora) e não uma realidade.

    E tem que colocar o Brás sentido Aeroporto pra funcionar!

    1. espero que não, vai lotar os trens do expresso aeroporto para quem vai da Barra funda e Luz para desembarque no bras.

  2. Que eu saiba o motivo do Expresso Aeroporto não atender hoje a estação Engenheiro Goulart é justamente evitar usuários da Linha 12 de irem no trem da Linha 13 até Goulart fazer baldeação e vice-versa.

    Sendo assim, é preciso haver uma separação tarifária e com bloqueios entre as linhas 12 e 13 em Mistral(Tiquatira), igual hoje tem no Metrô e CPTM em Tatuapé e Itaquera.

    Se não não fará sentido o Expresso não atender também Cangaíba e Goulart no futuro.

  3. Alguém sabe se no futuro, quando supostamente a Linha 13 – Jade estará completa entre Parque da Mooca e Bonsucesso, o serviço Expresso Aeroporto irá mudar?

    Quero dizer, continuará sendo até Barra Funda ou vai seguir para Parque da Mooca uma vez pronta as novas estações?

    Na minha opinião o melhor seria ter 2 Expressos, um Barra Funda (o atual) e outro Mooca. Mas isso seria um Formato Y e ninguém nas administrações de trilhos em São Paulo aparentemente conhece esse sistema que existe mundo afora.

  4. a exemplo das outras privatizações de linhas da rede metroferroviária de sp, capaz ter intervalos de 1 hora… com sorte

  5. Quanto à redução dos horários para 30/min.. Esse projeto, quando entra em vigor?

  6. Que eu saiba o Expresso serve pra ser sem paradas. Deveriam retornar com o Conect, mas indo até a BFU.

Comments are closed.

Previous Post
Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Sindicato dos Metroviários avalia aceitar proposta de reajuste do Metrô e evitar greve

Next Post
Extensão da Linha 13-Jade até Parque da Mooca é incerta (Jean Carlos)

Extensão da Linha 13-Jade até a Mooca pode não ser obrigatória na futura concessão

Related Posts