O passageiro que utiliza a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM no eixo entre a região do Alto Tietê e o centro da capital paulista, não terá mais que fazer a baldeação entre as composições na estação Guaianazes já a partir desta terça-feira, 9 de abril, conforme o site adiantou em janeiro.
A informação foi dada em primeira mão pelo presidente da companhia, Pedro Moro, em reunião com sites, blogs e perfis nas rede sociais do setor de transportes e mobilidade.
Durante o horário de pico, haverá o loop operacional com partidas entre Luz e Guaianases, com intervalos de 4 minutos, intercalando com os trens atendendo o centro e Estudantes, estes que farão partidas a cada 8 minutos.
Para colocar de pé o plano foi preciso uma força tarefa para melhorias na via e sistema de energia, além da aposentadoria das composições da série 4400, ocorrida em no final de 2018.
Barra Funda nos planos, mas sem prazo
O presidente da CPTM também disse na ocasião que a chegada do Expresso Leste na estação Palmeiras-Barra Funda ainda depende de uma série de investimentos que diz a respeito a sinalização, além do sistema que alimenta os trens.
A extensão na Linha 11, no entanto, ajudará a resolver alguns problemas operacionais. O primeiro é desafogar a estação da Luz. Moro contou que em alguns horários há fila de trens que é formada enquanto há acúmulo de passageiros na plataforma da histórica estação.
Outra questão que seria resolvida envolve a volta definitiva da Linha 10 para a Luz. Atualmente, somente um serviço que funciona aos sábados, faz a ligação do ABC com a histórica parada.
Mas para isso, a Linha 7-Rubi teria como estação terminal a Barra Funda, e o Expresso Leste serviria como ligação complementar do eixo ferroviário que vem de Jundiaí e Francisco Morato. Quando a extensão for concluída, o atendimento principal da Linha 11 será entre Barra Funda e Suzano.
Outra melhoria com a adição do novo trecho ferroviário da linha Coral seria uma ligação semi-expressa aos usuários que tem como origem-destino, o eixo entre Itaquera e Barra Funda, que dependem hoje da Linha 3-Vermelha do Metrô.
Qual seria a viabilidade de unir as linhas 7 e 11 com um loop operacional entre as estações Pirituba e Guaianazes?
E a linha 7? Não vai deixar de ser necessária a baldiação em Francisco Morato ?
Gostaria de saber sobre esse trecho principal: quando a linha 11 for estendida até Barra Funda; o looping interno será estendido até Suzano, ou haverá novamente a baldeação, só que agora em Suzano?