Uma apresentação divulgada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, tanto no dataroom como nas audiências públicas, revela que o Expresso Linha 10 (também chamado de Expresso ABC), serviço que liga Tamanduateí à Santo André nos horários de pico, tem prazo para ser encerrado.
A informação consta em letras miúdas na longa apresentação formatada pela pasta que está organizando as concessões do transporte sobre trilhos em São Paulo. Segundo os dados expostos, o serviço deverá operar até o sexto ano da concessão, quando será extinto.
A frota de trens utilizada para este serviço será a de trens da Série 2070, os mais antigos da CPTM em operação. O expresso atende as estações Tamanduateí, São Caetano e Santo André com partidas a cada 30 minutos.
![](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2016/11/expresso-linha-10.jpg)
Apesar dos investimentos no sistema ETCS, novo padrão de sinalização adotado pelo governo, a partir do sexto ano de concessão o serviço deixará de operar.
O Expresso ABC/Linha 10 atende a demanda nos horários de pico permitindo a oferta de viagens adicionais em um trecho bastante carregado da Linha 10-Turquesa. Os trens geralmente utilizam uma via central obtendo ganho de velocidade nas viagens.
![Expresso Linha 10 poderá ser extinto (SPI)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Sem-titulo.jpg)
A SPI não explica no documento o motivo do fim do serviço, mas pode envolver a diminuição dos intervalos máximos da Linha 10 para 4,5 minutos no período de pico.
Segundo o contrato de concessão, está prevista a redução dos intervalos a partir do 9º ano de concessão. Entre o primeiro e o quinto ano de concessão a oferta de lugares será de 25,8 mil passageiros/hora/sentido.
A partir do sexto ano, com o fim do expresso a oferta cairá para 21,8 mil passageiros/hora/sentido. A situação deverá ser superada com a redução dos intervalos a partir do nono ano de concessão, quando a oferta será de 26,6 mil passageiros/hora/sentido.
![Redução de intervalos a partir do 9º ano de concessão (SPI)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Intervalos.jpg)
A concessão das Linhas 10 e 14 segue em etapa de consulta pública. Portanto, os planos para o encerramento do Expresso Linha 10 ainda podem ser alterados pelo governo.