Há 15 anos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inaugurou um serviço diferente do habitual, o Expresso Turístico. Pensado para aproveitar a ociosidade dos trilhos no domingo e aproveitando antigas composições herdadas da Fepasa e CBTU, o expresso agradou e desde então a empresa tem expandido sua atuação.
Hoje o serviço sai da estação da Luz com destino a locais históricos como Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. As viagens são realizadas com uma locomotiva movida a diesel fabricada pela Budd-Mafersa.
No ano passado, a oferta de lugares aumentou com a introdução de um carro adicional, deixando o Expresso Turístico da CPTM com quatro carros e expandindo a capacidade em 88 passageiros.
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Para o futuro do serviço, a empresa planeja adicionar uma categoria de luxo utilizando uma litorina climatizada com serviço de bordo. Também prometidos desde 2023 estão oferecer um vagão restaurante e aumentar o número de destinos.
De acordo com o presidente da CPTM, Pedro Moro, o Expresso Turístico é essencial para a preservação do patrimônio ferroviário paulista e fomentar o turismo estadual: “Que esses anos de sucesso se transformem em décadas e que continue a conectar as pessoas com as riquezas culturais e naturais do Estado, mantendo viva a tradição de uma viagem ferroviária verdadeiramente especial”.
Concessões à vista
A continuidade da operação, no entanto, é incerta tendo em vista os planos de concessão do governo do estado, que pretendem transformar a CPTM em uma espécie de agência reguladora do transporte sobre trilhos.
Mesmo assim, ela está comprometida em trazer novidades como a adição de mais destinos e a criação de uma categoria de luxo. Entretanto, dúvidas surgem sobre a permanência do serviço em um cenário com as linhas da empresa tendo sua operação repassada para concessionárias.
Convênios que possibilitem à companhia estadual operar nos trechos das futuras operadoras são possíveis. O site questionou a CPTM sobre como ficará o Expresso Turístico em um cenário em que a companhia não terá mais a responsabilidade de operar as linhas. A empresa ainda não havia respondido quando este artigo foi publicado.
O edital de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (SP-Campinas), no entanto, dá pistas de como o serviço turístico poderá ficar no futuro. Um dos anexos garante à CPTM o direito de operar o Expresso Turístico em três roteiros a partir da estação da Luz.
Além do destino de Jundiaí, hoje operado, a empresa poderá oferecer viagens para Louveira e Valinhos. Contudo, a CPTM deverá avisar com antecedência a C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que venceu a concorrência, sobre a programação do expresso.
Também poderá implantar uma plataforma em área separada para seu trem. O contrato prevê ainda que a CPTM poderá delegar a operação do Expresso Turístico a terceiros, um indício de que o serviço poderá existir, a despeito das concessões.
Serviço
A compra dos ingressos do serviço turístico é feita pela internet. Pode ser acessado através deste link: https://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Ingressos.aspx.
Colaborou Leonardo Devienne.
As cidades de São Roque e Guararema possuem muito potencial pra trens turísticos. Esperamos que os futuros operadores das linhas da CPTM/TIC/TIM possam potencializar o sistema e implementar novos roteiros.
no edital diz q o uso do expresso turístico na linha 7 a CPTM pagaria pelo direito de passagem