As obras da Linha 15-Prata do monotrilho passaram pelo seu 17º aditivo contratual. O novo documento visa realizar alguns ajustes nas empresas participantes do Consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML), reajuste fiscal e da organização de obras que incluem a extensão para Cidade Tiradentes.
Em termos de mudanças de empresa, foi formalizada a alteração da Bombardier Transit Corporation para a Alstom Transport Holding, que assumiu as operações da empresa canadense.
O valor do contrato também foi majorado em R$ 25 milhões na data base de agosto de 2010. Para valores atualizados, isso representa um reajuste de R$ 57 milhões.
Agora o projeto passou a ter um custo de R$ 3,03 bilhões na data base de agosto de 2010. Reajustado para os valores atuais, o contrato de implantação da Linha 15-Prata é de R$ 6,9 bilhões.
Alteração das fases de implantação da Linha 15-Prata
Houve também a alteração dos marcos contratuais para refletir a atual fase de implantação do empreendimento. O Metrô dividiu as obras em dois trechos que são divididos, incluindo a extensão futura para Hospital Cidade Tiradentes. Veja quais são:
Trecho 1: Vila Prudente São Mateus
- Etapa 1A entre Vila Prudente e Oratório com Pátio Oratório
- Etapa 2A entre Oratório e São Mateus
Trecho 2: São Mateus Hospital Cidade Tiradentes
- Etapa 2A entre São Mateus e Jardim Colonial com área de manobra
- Etapa 2B entre Jardim Colonial e Jacu Pêssego com Pátio Ragueb Chohfi fase 1
- Etapa 2C entre Jacu Pêssego e Hospital Cidade Tiradentes com Pátio Ragueb Chohfi fase 2
O Metrô de São Paulo já concluiu o Trecho 1 e está seguindo com as obras do Trecho 2, mais especificamente na etapa 2B até Jacu Pêssego.
A etapa 2C até o Hospital Cidade Tiradentes ainda não tem prazo para sair do papel, mas sua inclusão no contrato reforça o compromisso de estender o ramal até o extremo leste da cidade.
Muito bom, que continue as obras até finalizar todo o ramal.
Bom dia! Acredito que você colocou a legenda da primeira imagem erroneamente, você cita a linha 16 violeta ao inves da 15 prata 🙂
Ao menos mostra que a extensão ainda está viva! Acredito eu que finalizando as obras atuais, já contratam o trecho final. Provavelmente será assim com a L17 e as demais outras que estão sendo executadas em fases…
A estação Ipiranga não entra nesta fase 2B?