Extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra recebe Licença Ambiental Prévia

Governo do estado diz que ainda espera dar início às obras de duas estações em dezembro, mas depende de outra licença para isso. Trecho de 3,3 km deve ser aberto em 2028
Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela
Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela (PMTS)

A Cetesb concedeu ao governo do estado a Licença Ambiental Prévia para a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra.

O documento é o primeiro passo para que as obras possam ter início, mas a ViaQuatro, concessionária do ramal, só poderá realizar os trabalhos de construção após obter outra autorização, a Licença Ambiental de Instalação (LAI).

Segundo a gestão estadual, essa licença será solicitada nos próximos dias e, apesar do prazo curto, ela ainda pretende que isso ocorra em dezembro.

A previsão havia sido feita pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em meados deste ano, durante assinatura dos primeiros aditivos para construção do novo trecho de 3,3 km.

Extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra (CMSP)
Extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra (CMSP)

A Linha 4, que hoje tem 11 estações, passará a contar com as estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra. A ViaQuatro estava perto de concluir o projeto executivo de ambas, além de levantamentos geológicos e estudos ambientais.

A previsão é que a extensão atraia mais 100 mil passageiros por dia e amplie o ramal para 16,1 km de extensão. A viagem completa entre Taboão e Luz levará 55 minutos.

O cronograma da obra prevê a entrega das duas novas estações em 2028, mas para isso ainda será preciso assinar um novo aditivo contratual com a concessionária, onde será estabelecido o valor da obra e as compensações pelo investimento.

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11 comments
    1. O que realmente atrasa (e muito) o desenvolvimento do país (e é, na maioria das vezes, irreversível) é a DEVASTAÇÃO ambiental das florestas (desmatamento e incêndios criminosos) e dos recursos ambientais em nosso território.

      1. Atrasam sim.
        A região norte do Brasil era para ser a mais rica do país, mas devido o excesso de leis ambientais e pela presença de ONG’s internacionais, não se pode explorar nada, deixando os povos dessa região em uma situação de miséria.
        A Petrobrás descobriu uma grande reserva de petróleo no Amapá, mas está com dificuldade em explorar a área devido á um “caminhão” de leis ambientais.
        NENHUM país se desenvolve sem explorar seus recursos naturais.

        1. A Petrobras não conseguiu provar que tinha capacidade de conter um acidente em alto mar. A mesma Petrobras não conseguiu transportar petróleo com segurança por meio de trens e oleodutos, de forma que suas operações tiveram de ser revistas.

          As leis ambientais ajudam o país a evitar a devastação do meio ambiente. A construção e operação de uma estação de metrô precisam ser ambientalmente corretas. Do contrário, os moradores do entorno, passageiros e funcionários terão sua saúde prejudicada.

          1. Não conseguiu provar?
            A vale contratou a petrobrás para conter vazamento de navio encalhado:

            https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/vale-divulga-plano-de-acao-para-navio-encalhado-no-maranhao/

            A Petrobrás tem a melhor tecnologia do mundo na exploração em grandes profundidades:

            https://www.band.uol.com.br/noticias/jornal-da-band/ultimas/petrobras-e-a-empresa-mais-moderna-na-exploracao-de-petroleo-em-aguas-profundas-16638425

            Quer ver quem está realmente poluindo o meio ambiente na Amazônia?
            Uma empresa mineradora NORUEGUESA está sendo acusada de contaminar a água em rios amazônicos no estado do Pará:

            https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43162472

            Empresa da Noruega, a mesma Noruega que vem enchendo o saco do Brasil sobre meio ambiente mas não larga mão de sua hipocrisia.

            Engraçado!
            Enquanto os países ricos estavam se desenvolvendo utilizando seus recursos naturais não havia nada de errado com o planeta, agora foi só os países mais pobres começarem a utilizar de seus recursos naturais para se desenvolverem a natureza entrou em crise.
            O apelo ambientalista sendo usado como arma política para manter os países mais pobres sempre pobres e dependentes dos países ricos.

  1. Alguém sabe explicar como a LinhaUni promete fazer Brasilândia x São Joaquim em 23 minutos e a linha 4 com uma extensão semelhante promete fazer sua viagem completa em 55 minutos?

    Responder moderated
    1. Eu duvido muito conseguir percorrer em 23 min apenas a Linha 6 toda. Talvez num domingo (e olhe lá) consigam. Mas em dia normal, o mais provável (pela distância percorrida e número de estações) é que a linha toda seja percorrida entre 26 min e 28 min (sem contar o tempo adicional de manobra dos trens nas estações terminais).

      Já na Linha 4, 55 min será o tempo de retorno do trem ao mesmo ponto do qual partiu. Ou seja, é para percorrer a linha toda nos dois sentidos, incluindo manobra do trem nas duas pontas (estações terminais) da linha.

  2. Ola Ricardo e amigos presentes
    Quando se faz a média do tempo gasto entre o ponto A e o ponto Z, os técnicos levam em conta todos os fatores como aceleração, desaceleração, tempo de parada em cada estação, movimento de cada uma e trecho percorrido. E com base nas minhas idas da estação V. Sônia até a Luz na média tem sido entre 18 e 20 minutos mais ou menos. Só em poucas vezes teve algum atraso. Na minha opinião esse percusso no total deve ficar entre 22 e 28 minutos em cada sentido, não deve ficar muito acima disso tendo por base que segundo a Via 4 o número de composições já disponível, suporta esse trecho sem a necessidade de novas unidades. Quanto a iniciar a obra este ano até pode ser, mais vai ser mais perfumaria do que pra valer, agora está todo mundo pensando no fim do ano, férias, praias etc. Dia 20 o ano vai ser encerrado em muitas empresas e ai só após dia 06/01/25, lembrando que em 25 não tem eleições para a tristeza dos políticos. Abraços a todos

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