A extensão da Linha 4-Amarela até o município de Taboão da Serra deve demorar mais do que o anunciado pelo governo do estado.
É o que sugere o Relatório Ambiental Preliminar produzido pela ViaQuatro em dezembro passado e ao qual o MetrôCPTM teve acesso.
Segundo um cronograma atualizado a respeito do Plano Ambiental do novo trecho do ramal, a obtenção da Licença de Operação está prevista para o 2º trimestre do 6º ano do projeto.
Embora não traga datas, a planilha abaixo identifica o atual estágio do projeto ao citar a obtenção da Licença Ambiental Preliminar, que ocorreu em dezembro (linha vermelha).
Portanto, o “Ano 1” se refere a 2025, o que faz com que a Licença de Operação seja emitida apenas em 2030, ou dois anos depois do que a atual gestão anunciou. Somente com a autorização será possível iniciar a circulação de trens no novo trecho.
Um documento ambiental anterior, também produzido a pedido da concessionária da Linha 4, tinha prazos mais genéricos, porém, em linha com a previsão do governo.
Nele a obtenção da Licença Preliminar deveria ocorrer no segundo semestre de 2024, o que foi confirmado, e as obras também começarem nesse período – o que não ocorreu.
Nesse cenário agora desatualizado, a implantação da extensão de 3,3 km levaria cerca de 4 anos. Já no novo documento isso consumirá 5 anos, contando que o início das obras está marcado para o 2º trimestre deste ano.
Investimento de R$ 3,4 bilhões
Desde que assumiu o governo, Tarcísio de Freitas tem prometido tirar do papel a extensão da Linha 4 até Taboão da Serra, que passou a ser um projeto a ser feito pela ViaQuatro após uma mudança legislativa bancada pelo antecessor, João Doria.
Após destinar recursos para que a concessionária aprofundasse os estudos, Tarcísio anunciou que a obra, orçada em R$ 3,4 bilhões, iria ter início em dezembro passado com entrega em 2028.
São previstas duas estações e uma saída de emergência no trecho: além de Taboão da Serra, também Chácara do Jockey. Essa estação passa por uma revisão de projeto em virtude de reclamações de moradores sobre a supressão de mata no parque de mesmo nome.
O governo estima atrair mais 150 mil usuários para o ramal metroviário quando a expansão for concluída.
Eu já desisti de qualquer projeto ultimamente. O que já está já está, se o empresariado tivesse interesse real, já teriam feito.
Enquanto isso, provavelmente vai continuar a “conexão gratuita” da CCR com a divisa do bairro, mas vai saber… Já tiraram o ônibus gratuito entre Ambuitá e Itapevi…
Ou seja pronta somente em 2035. N sei pq esses politicos insistem nesses prazos irreais
Papel aceita tudo, e agora também o povo aceita tudo !!! eles mentem demais, e vai enrolando que mais precisa de um transporte rápido aqui em SP. Esse nosso, meu não pois não votei nesse sujeito, mente demais !! é só ver ontem nas
reportagens na inauguração INCOMPLETA da estação de trem
Varginha da CPTM !!!
A desculpa para dar o metrô de graça a CCR era para expandir mais rápido… Vemos nitidamente que é apenas para os empresários lucrarem, melhoria 0 para a população 👍🏻
2 estações em 5 anos ? eficiente essa via 4, hein ? E, claro, a obra será bancada pelo estado.
Sinceramente, o povo para reclamar da localização da estação é uma benção, mas na hora de cobrar políticos pela eficiência das obras é um bicho morto, dai sai essas discrepâncias, e ficam satirizando, depois não gostam que digam que o povo brasileiro é o mais burro e ignorante de todo o mundo.