Durante a chegada do Tatuzão Norte à futura estação Brasilândia, da Linha 6-Laranja, o secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), Rafael Benini, revelou que a fase 3 do ramal metroviário deverá ser viabilizada neste ano.
Segundo Benini, a próxima reunião do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI) marcará a assinatura do termo aditivo para permitir à Linha Uni, concessionária da Linha 6, que inicie os trabalhos para viabilizar a nova fase.
As primeiras atividades envolvem desapropriações e o projeto executivo, disse o secretário, sem revelar prazos para conclusão da obra.
A fase 3 compreende quatro estações após São Joaquim – Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e Parque da Mooca, onde haverá ligação com as linhas 10-Turquesa e no futuro a Linha 16-Violeta, também pleiteada pela construtora Acciona – ao norte serão mais duas paradas, Morro Grande e Velha Campinas.
O plano da Linha Uni é reaproveitar a tuneladora sul, que concluirá as escavações até o VSE Felício dos Santos no final de fevereiro.
Com a fase 3, a Linha 6-Laranja terá 21 estações e 22 km de extensão (6,7 km a mais).
Com esse formato, o ramal deverá atrair cerca de 910 mil passageiros por dia ou 44% mais do que o trecho original, de 15,3 km.
A Acciona é a melhor empreiteira que já atuou no metrô de SP, mesmo com todos os problemas, conseguiram terminar as escavações em 2 anos e 3 meses. Com certeza a expansão da L6 será feita em tempo recorde. Só resta uma dúvida, vão comprar mais quantos trens e qual será o intervalo?