Extensão da Linha 9-Esmeralda terá nova licitação para sua conclusão

Sem recursos federais, governo do estado decidiu encerrar os atuais contratos de construção até o final do ano. Prazo estimado de entrega ficou para 2018
Extensão de 4,5 km até Varginha ficará para 2018, pelo menos
Extensão de 4,5 km até Varginha ficará para 2018, pelo menos
Extensão de 4,5 km até Varginha ficará para 2018, pelo menos

Andando a passos lentos, a extensão da Linha 9-Esmeralda atrasará ainda mais. O governo do estado decidiu encerrar os atuais contratos de obras com os consórcios THS Esmeralda e TSC Linha 9 para lançar uma nova licitação para conclusão do trecho, que estenderá a linha até a estação Varginha, contando ainda com a estação Mendes.

A razão é a falta de recursos, já que parte dele viria do PAC ainda no governo de Dilma Rousseff. No entanto, uma questão burocrática impediu que o Ministério das Cidades repassasse sua parte no projeto. Como a licitação foi feita pelo menor preço global, em que as empresas fazem ofertas pelo valor total da obra, o governo federal ficou impedido de participar. Agora, o estado fará uma nova licitação na modalidade preço unitário, a fim de contar com R$ 500 milhões de investimento do governo federal.

A etapa final da obra, de 4,5 km, levará mais 18 meses, segundo a secretaria de Transportes Metropolitanos, e a expectativa é que o novo certame seja concluído em três meses. Caso isso aconteça, a extensão da Linha 9 seria entregue no segundo semestre de 2018.

Hoje a Linha 9 é a segunda mais movimentada da CPTM com 567 mil pessoas transportadas em média por dia, perdendo apenas para a 11-Coral. Diferentemente das demais linhas da empresa, a Esmeralda passa por regiões mais nobres e que concentram muitos empregos. Por isso, tem sido priorizada nos investimentos de trens e modernização. Com a extensão, a expectativa é que ela transporte mais 110 mil pessoas por dia.

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