Fábrica da Alstom em Taubaté completa 10 anos de operação

Unidade já produziu trens para três continentes. No Brasil, fábrica foi responsável pelos VLTs do Rio de Janeiro, 36 trens da ViaMobilidade e as novas composições da LinhaUni
Fábrica da Alstom, em Taubaté (Jean Carlos)

A fábrica da Alstom, na cidade de Taubaté, completou 10 anos de operação. A unidade, que se tornou a principal da fabricante no país, responde por significativa parcela da produção da empresa.

A inauguração das instalações ocorreu em 2015 para atender uma primeira encomenda de 27 carros de VLT para o Rio de Janeiro. O projeto foi o segundo maior do mundo a utilizar veículos leves sem a necessidade de catenária. A fábrica também produziu carros para o Metrô de Santiago.

VLT do Rio
VLT do Rio (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Diante do aumento das encomendas, principalmente no Brasil, a Alstom realizou um investimento estratégico de R$ 100 milhões na ampliação de sua fábrica.

Nos últimos anos, a empresa recebeu duas encomendas nacionais de expressividade. O contrato para 36 trens Metropolis para a ViaMobilidade e outras 22 composições, também do modelo Metropolis, para a Linha 6-Laranja, da LinhaUni.

Composição da Série 8900 (Jean Carlos)
Composição da Série 8900 (Jean Carlos)

Dentre as encomendas internacionais se destacam 37 trens de cinco carros para o Chile, 64 composições para Taiwan e 13 trens para a Romênia.

A planta brasileira da Alstom é referência no manejo do aço inoxidável. Sua proximidade com redes logísticas importantes lhe conferem grande competitividade.

Máscara do novo trem da Linha 6-Laranja
Novo trem da Linha 6-Laranja (Linha Uni)

Para nutrir sua fábrica com mão de obra qualificada, a Alstom realizou uma parceria com o SENAI para a formação de 500 profissionais que atuam diretamente na produção dos novos trens. Ao todo são gerados 600 empregos diretos e 400 indiretos.

Total
0
Shares
1 comment
  1. É uma pena que a expansão metroferroviaria brasileira vai em passos lentos. A única fábrica remanescente das grandes empresas que já se instalaram no Brasil e que sobrevive graças a projetos internacionais. Vejam como está a situação das fábricas da CAF / Hyundai-Rotem, ganharam projetos grandes no BR, finalizaram a produção e….(pelas ultimas inforamações que li, estão apenas com contratos de manutenção/garantia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Estação Aricanduva em março de 2025

Linha 2-Verde: Vídeo mostra avanço das obras da estação Aricanduva

Next Post
Futura estação Ponte Grande, em Guarulhos

Obras da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde, custarão R$ 405 milhões

Related Posts