Falta um: ViaMobilidade recebe 35º trem da Série 8900

Penúltima composição de um lote de 36 trens foi entregue no Pátio Presidente Altino. Comboio deverá passar por etapa de testes estáticos e dinâmicos
35º trem da ViaMobilidade (ViaMobilidade)
35º trem da ViaMobilidade (ViaMobilidade)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, recebeu o 35º novo trem da Série 8900.

Essa é a penúltima composição de uma frota de 36 trens adquiridos pela concessionária da fabricante francesa Alstom.

Os trens foram fabricados na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, em sua planta que foi expandida para atender maiores encomendas.

O trem foi recepcionado no Pátio Presidente Altino, teve os carros acoplados e será remetido às oficinas para proceder às ligações elétricas.

Composição sendo rebocada para o pátio (ViaMobilidade)
Composição sendo rebocada para o pátio (ViaMobilidade)

As composições novas passam por uma bateria de testes estáticos e dinâmicos antes de serem liberadas para a operação comercial.

Atualmente, a maioria das composições da Série 8900 está em operação na Linha 9-Esmeralda. Alguns trens podem ser vistos na Linha 8-Diamante com menor frequência.

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A expectativa é que em outubro a última composição seja efetivamente entregue à concessionária, finalizando o ciclo de aquisição de novos trens.

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6 comments
  1. Fato é que esses trens foram entregues em tempo record, se levarmos em conta a crise dos chips na época em que a produção começou, a Alstom tá de parabéns. É claro que os trens tiveram falhas igual a todas as outras séries tiveram no começo da operação comercial, mas nada tão grave quanto a própria série 9000 que teve até que retornar a Alstom para reparos. A ViaMobilidade também tá de parabéns, inclusive a operação vem melhorando a cada dia. Espero que encomendem mais trens para substituir os Charlie.

  2. Utilizo a L8 diariamente fora do horário de pico, desde o A01 ao A08 operando por lá, quase todos os dias vejo pelo menos 3 desses

  3. Enquanto a Alstom levou 40 meses para construir 35 trens, a CAF levou 74 meses para construir 35 trens (Série 8500) e a Rotem levou 69 meses para construir 30 trens.

    É por isso que a fábrica da Alstom consegue ter encomendas “o tempo todo” enquanto as fábricas de CAF e Rotem estão paradas por falta de encomendas.

  4. Jean, temos estatísticas atualizadas sobre paralisações nas linhas 8 e 9 para avaliar se houve efetiva melhora depois daquele rebuliço do ano passado e início deste ano?

    1. pra um usuario de decadas, o dervico ja esta melhor do que na epoca da CPTM, s9 precisam resolver o problema de energia que causa as paralisações as vezes

  5. utilizo sempre os trens na linha 08 para ir ao trabalho, acho desconfortaveis os trens antigos, gostaria de saber se toda frota vai ser trocada pelos novos?

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