Fila de concessões anda: Edital das linhas 10 e 14 pode ser publicado em junho

Governo que leiloar ramais da CPTM do Lote ABC Guarulhos ainda em 2025, afirmou o secretário Rafael Benini
VLT e trem metropolitano nas linhas 14 e 10
VLT e trem metropolitano nas linhas 14 e 10 (Stradler/Jean Carlos)

O governo do estado está perto de leiloar a concessão das linhas 11, 12 e 13 na sexta-feira, 28, mas já tem olhos para o próximo item no cronograma, as linhas 10-Turquesa e 14-Ônix, também da CPTM.

Segundo Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), o edital pode ser lançado já em junho ou mais tardar julho. “Já fizemos a audiência e consulta pública e agora estamos fechando o projeto”, disse ao jornal Valor.

A previsão é mais otimista do que o cronograma anterior, que citava setembro como mês para publicação do edital, com leilão em dezembro.

A meta é ter o leilão ainda em 2025 e assim concluir o repasse da infraestrutura da CPTM, empresa que foi criada há mais de três décadas para recuperar a malha de trens de subúrbio que estava sucateada após anos de abandono.

Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (GESP)
Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (GESP)

O pacote, chamado de Lote ABC Guarulhos, prevê a expansão e modernização da Linha 10-Turquesa, que atende o ABC Paulista, e a implantação do VLT da Linha 14, entre Santo André e Guarulhos.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Ao todo, o projeto terá um investimento de R$ 19 bilhões, a maior parte para tirar do papel o VLT (R$ 13 bilhões).

Os números da concessão do Lote ABC Guarulhos
Os números da concessão do Lote ABC Guarulhos

Como ocorreu no Lote Alto Tietê, os rumores indicam vários interessados, entre eles o Grupo Comporte, que confirmou participação no leilão de sexta-feira.

Um suposto consórcio entre as europeias Sacyr, WeBuild e Keolis também estaria no radar assim como a CRRC, chinesa que é sócia do Comporte na TIC Trens.

Diferentemente do Lote Alto Tietê, o ABC Guarulhos inclui aquisição de trens novos, o que explicaria o interesse da CRRC.

Já a CCR, a maior operadora privada de sistemas sobre trilhos do país, não aparece entre os candidatos. A empresa também estará no leilão das 11, 12 e 13, projeto que ela estudou há quatro anos.

Total
0
Shares
6 comments
      1. Quando empresas privadas tomam empréstimo do BNDES para se desenvolver novos produtos/serviços todo mundo acha bacana. Ela paga juros baixos e aumenta seu lucro.
        Agora quando o governo investe na sua própria infraestrutura numa concessão/PPP criticam que a empresa precisa de dinheiro público para se interessar no negócio e operá-lo.

        1. acho que deveriam rever esse modal da linha 14 Ônix… VLT não vai dar certo… é melhor investir em trem pesado…a demanda vai crescer muito além de as incorporadoras imobiliárias ficarem de olho nessas oportunidades de expansão metroferrovia

  1. eu acho que VLT na linha 14 Ônix não vai dar certo… melhor investir em trem pesado pois a demanda já vai surgir alta quando for inaugurada nas fases que forem entregues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Sistema metroferroviário nacional transportou 2,5 bilhões de passageiros em 2024

Next Post
Linha 20-Rosa

Linha 20-Rosa do Metrô terá consulta pública em setembro

Related Posts