O governo do estado está perto de leiloar a concessão das linhas 11, 12 e 13 na sexta-feira, 28, mas já tem olhos para o próximo item no cronograma, as linhas 10-Turquesa e 14-Ônix, também da CPTM.
Segundo Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), o edital pode ser lançado já em junho ou mais tardar julho. “Já fizemos a audiência e consulta pública e agora estamos fechando o projeto”, disse ao jornal Valor.
A previsão é mais otimista do que o cronograma anterior, que citava setembro como mês para publicação do edital, com leilão em dezembro.
A meta é ter o leilão ainda em 2025 e assim concluir o repasse da infraestrutura da CPTM, empresa que foi criada há mais de três décadas para recuperar a malha de trens de subúrbio que estava sucateada após anos de abandono.

O pacote, chamado de Lote ABC Guarulhos, prevê a expansão e modernização da Linha 10-Turquesa, que atende o ABC Paulista, e a implantação do VLT da Linha 14, entre Santo André e Guarulhos.
Ao todo, o projeto terá um investimento de R$ 19 bilhões, a maior parte para tirar do papel o VLT (R$ 13 bilhões).

Como ocorreu no Lote Alto Tietê, os rumores indicam vários interessados, entre eles o Grupo Comporte, que confirmou participação no leilão de sexta-feira.
Um suposto consórcio entre as europeias Sacyr, WeBuild e Keolis também estaria no radar assim como a CRRC, chinesa que é sócia do Comporte na TIC Trens.
Diferentemente do Lote Alto Tietê, o ABC Guarulhos inclui aquisição de trens novos, o que explicaria o interesse da CRRC.
Já a CCR, a maior operadora privada de sistemas sobre trilhos do país, não aparece entre os candidatos. A empresa também estará no leilão das 11, 12 e 13, projeto que ela estudou há quatro anos.
A concessão da Linha 7 flopou
O lote Alto Tietê também
Vai chegar aí e não vai ter ninguém kkkkk
Nada como um generoso aporte de dinheiro público para as concessionárias se interessarem em concorrer. É a PPP de Pouca Participação Privada.
Quando empresas privadas tomam empréstimo do BNDES para se desenvolver novos produtos/serviços todo mundo acha bacana. Ela paga juros baixos e aumenta seu lucro.
Agora quando o governo investe na sua própria infraestrutura numa concessão/PPP criticam que a empresa precisa de dinheiro público para se interessar no negócio e operá-lo.
É melhor uma PPP que funcione do que uma CPTM estatal que recebeu bilhões em recursos e não conseguiu entregar um único projeto concluído de energia, frota, sinalização e acessibilidade.
acho que deveriam rever esse modal da linha 14 Ônix… VLT não vai dar certo… é melhor investir em trem pesado…a demanda vai crescer muito além de as incorporadoras imobiliárias ficarem de olho nessas oportunidades de expansão metroferrovia
eu acho que VLT na linha 14 Ônix não vai dar certo… melhor investir em trem pesado pois a demanda já vai surgir alta quando for inaugurada nas fases que forem entregues