Fim do jejum? ViaMobilidade tem primeira avaliação positiva na Linha 9-Esmeralda

Nota de 0,013 de 1 foi atingida após concessionária obter dois décimos acima do mínimo estipulado pelo contrato de concessão. Pontuação na Linha 8-Diamante continua nula durante o sexto semestre consecutivo
ViaMobilidade pontua pela primeira vez na concessão (Jean Carlos)
ViaMobilidade pontua pela primeira vez na concessão (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, pontuou em sua pesquisa de opinião pela primeira vez em seis semestres. A nota, entretanto, está longe do ideal que representaria um serviço digno para a população.

Enquanto na Linha 8-Diamante a concessionária continua com seis notas zero consecutivas, na Linha 9-Diamante surge a primeira nota positiva. A empresa obteve, segundo cálculos matemáticos, nota de 0,013 de 1 que apresenta a nota máxima.

Indicadores de qualidade para o segundo semestre de 2024 (ViaMobilidade)
Indicadores de qualidade para o segundo semestre de 2024 (ViaMobilidade)

O último semestre representou uma alta generalizada de diversos indicadores. Podemos dizer que a empresa saiu de uma grande crise de qualidade. Entretanto, é necessário um caminho longo até se atingir o “padrão ViaQuatro” de qualidade.

Veja abaixo o resumo dos principais indicadores para as linhas 8 e 9.

Indicadores de qualidade para o segundo semestre de 2024 (ViaMobilidade)
Indicadores de qualidade para o segundo semestre de 2024 (ViaMobilidade)

Rapidez

As notas no indicador de rapidez foram de 54 e 56,6 para as linhas 8 e 9 respectivamente.

Os indicadores melhor avaliados foram de tempo de ultrapassagem nos bloqueios (62) na linha 8-Diamante e tempo de abertura de portas (64) nas linhas 9-Esmeralda.

Os piores indicadores foram o tempo gasto na plataforma (49 e 47) em ambas as linhas.

Conforto

As notas no indicador de conforto foram de 56,1 e 58,2 para as linhas 8 e 9 respectivamente.

Os indicadores melhor avaliados foram de tempo de iluminação nas estações (70) na Linha 8-Diamante e limpeza dos trens (72) na Linha 9-Esmeralda.

Os piores indicadores foram a quantidade de pessoas nos trens (32 e 29) em ambas as linhas.

Confiabilidade

As notas no indicador de confiabilidade foram de 54,2 e 50,7 para as linhas 8 e 9 respectivamente.

Os indicadores melhor avaliados foram de funcionamento dos elevadores (55 e 56) nas linhas 8 e 9

Os piores indicadores foram a agilidade para colocar o trem em funcionamento após paradas (54 e 48) em ambas as linhas.

Segurança Operacional

As notas no indicador de segurança operacional foram de 54,7 e 57,5 para as linhas 8 e 9 respectivamente.

Os indicadores melhor avaliados foram a existência de equipamentos de segurança para situações de emergência (63 e 65) nas linhas 8 e 9

Os piores indicadores foram o controle do número de passageiros na plataforma para evitar acidentes (48 e 49) em ambas as linhas.

Segurança Pública

As notas no indicador de segurança pública foram de 51,2 e 52 para as linhas 8 e 9 respectivamente.

Os indicadores melhor avaliados foram de ação para evitar assaltos em bilheterias (57) na Linha 8-Diamante e a presença de agentes de segurança (57 na Linha 9-Esmeralda.

Os piores indicadores foram ações da concessionária para evitar pedintes e vendedores ambulantes em trens e estações (43 e 46) em ambas as linhas.

Atendimento ao Usuário

As notas no indicador de atendimento ao usuário foram de 61,3 e 61,6 para as linhas 8 e 9 respectivamente.

Os indicadores melhor avaliados foram da atuação dos maquinistas (67 e 69) nas linhas 8 e 9

Os piores indicadores foram a atuação dos agentes de segurança (58) na Linha 8-Diamante e a atuação dos empregados na plataforma para auxiliar no desembarque (57) na linha 9-Esmeralda.

Informação ao usuário

As notas no indicador de informação ao usuário foram de 60,9 e 66,5 para as linhas 8 e 9 respectivamente.

Os indicadores melhor avaliados foram de compreensão de placas e cartazes (70 e 73) nas linhas 8 e 9

Os piores indicadores foram a qualidade do som das mensagens nas estações (57 e 63) em ambas as linhas.

Acessibilidade

As notas no indicador de acessibilidade foram de 53,3 e 67,8 para as linhas 8 e 9 respectivamente.

Os indicadores melhor avaliados foram de atuação dos empregados no atendimento preferencial (56) na Linha 8-Diamante e a existência de piso tátil nas estações (75) na Linha 9-Esmeralda.

Os piores indicadores foram a disponibilidade de equipamentos para facilitar o deslocamento dos passageiros preferenciais (50 e 58) em ambas as linhas.

Opiniões dos passageiros

Foram realizadas questões sobre a opinião dos passageiros acerca da concessão, das linhas utilizadas, do local dos problemas e dos principais tipos de intercorrências.

De forma geral os passageiros das linhas 8 e 9 avaliam a ViaMobilidade como uma empresa regular/boa. Isso também se refletiu nas avaliação das linhas em geral, com maior nível de avaliação como regular.

Avaliação da ViaMobilidade na Linha 8 (ViaMobilidade)
Avaliação da ViaMobilidade na Linha 8 (ViaMobilidade)

Sobre a ocorrência dos problemas, a maioria dos passageiros afirma que eles estão nos trens. O fato é bastante contraditório, já que a frota passou por grande renovação, mostrando que existe uma inconsistência em termos de manutenção ou fabricação dos trens.

Maioria dos problemas são em trens (ViaMobilidade)
Maioria dos problemas são em trens (ViaMobilidade)

Sobre os principais problemas, o maior deles é a lotação das composições seguido da presença de ambulantes. Ambas as questões são crônicas nos ramais com maior lotação na Linha 9-Esmeralda e mais ambulantes na Linha 8-Diamante.

Principais problemas na Linha 9 (ViaMobildade)
Principais problemas na Linha 9 (ViaMobildade)

Auge na série histórica

A ViaMobilidade atingiu no segundo semestre de 2024 o seu melhor nível de avaliação dentro dos últimos três anos onde foram realizadas seis pesquisas de avaliação.

A Linha 8-Diamante atingiu índice IGS de 55,4 pontos, uma variação de 12,3 pontos em relação à última pesquisa. Os três indicadores que mais tiveram aumento de qualidade foram confiabilidade (+17,2), segurança operacional (+14,7) e rapidez (+12,6).

Apesar da melhoria, a Linha 8-Diamante segue com Nota Zero pelo sexto semestre consecutivo. A ViaMobilidade não atingiu a nota mínima para pontuar no indicador que precisa ser de pelo menos 70 pontos.

A Linha 9-Esmeralda atingiu no segundo semestre de 2024 o seu melhor nível de avaliação com alta de 13 pontos. Os itens com maior elevação foram de rapidez (+17,2), segurança operacional (+16,7) e acessibilidade (+16,3).

Desta forma é possível afirmar que sim, a ViaMobilidade obteve pela primeira vez em três anos de operação sua primeira nota positiva no indicador de satisfação do passageiro.

Segundo o contrato de concessão, para pontuar a concessionária precisa atingir a nota mínima de 57 pontos, objetivo que foi conquistado.

A nota do ISP é dada pela fórmula (IGS-57)/15. Neste caso, o cálculo seria (57,2-57)/15. A nota final é de 0,013. O indicador ISP varia da nota 0 até a nota 1.

Veja também:

Caminho longo

Comemorar as melhorias é importante, mas, não necessariamente é uma vitória definitiva. A ViaMobilidade ainda está, infelizmente, longe da excelência operacional vista nas demais linhas.

O padrão “ViaQuatro” ainda é bastante distante, mas não necessariamente impossível. A operadora das linhas 8 e 9 parece ter se dado conta que as linhas do sistema ferroviário não são o mar de rosas de uma sistema fechado e controlado por alta tecnologia como a Linha 4-Amarela.

Composição com porta isolada ou "trancada" (Jean Carlos)
Composição com porta isolada ou “trancada” (Jean Carlos)

O trem metropolitano exige mais do que investimentos bilionários. É necessário investir continuamente no fator humano. Sem qualificação e formação de novos profissionais será impossível se atingir altos padrões qualidade. Para isso, o treinamento de pessoal, novos e antigos, será fundamental. Eis aí uma das chaves da mudança.

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