A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, pontuou em sua pesquisa de opinião pela primeira vez em seis semestres. A nota, entretanto, está longe do ideal que representaria um serviço digno para a população.
Enquanto na Linha 8-Diamante a concessionária continua com seis notas zero consecutivas, na Linha 9-Diamante surge a primeira nota positiva. A empresa obteve, segundo cálculos matemáticos, nota de 0,013 de 1 que apresenta a nota máxima.
O último semestre representou uma alta generalizada de diversos indicadores. Podemos dizer que a empresa saiu de uma grande crise de qualidade. Entretanto, é necessário um caminho longo até se atingir o “padrão ViaQuatro” de qualidade.
Veja abaixo o resumo dos principais indicadores para as linhas 8 e 9.
Rapidez
As notas no indicador de rapidez foram de 54 e 56,6 para as linhas 8 e 9 respectivamente.
Os indicadores melhor avaliados foram de tempo de ultrapassagem nos bloqueios (62) na linha 8-Diamante e tempo de abertura de portas (64) nas linhas 9-Esmeralda.
Os piores indicadores foram o tempo gasto na plataforma (49 e 47) em ambas as linhas.
Conforto
As notas no indicador de conforto foram de 56,1 e 58,2 para as linhas 8 e 9 respectivamente.
Os indicadores melhor avaliados foram de tempo de iluminação nas estações (70) na Linha 8-Diamante e limpeza dos trens (72) na Linha 9-Esmeralda.
Os piores indicadores foram a quantidade de pessoas nos trens (32 e 29) em ambas as linhas.
Confiabilidade
As notas no indicador de confiabilidade foram de 54,2 e 50,7 para as linhas 8 e 9 respectivamente.
Os indicadores melhor avaliados foram de funcionamento dos elevadores (55 e 56) nas linhas 8 e 9
Os piores indicadores foram a agilidade para colocar o trem em funcionamento após paradas (54 e 48) em ambas as linhas.
Segurança Operacional
As notas no indicador de segurança operacional foram de 54,7 e 57,5 para as linhas 8 e 9 respectivamente.
Os indicadores melhor avaliados foram a existência de equipamentos de segurança para situações de emergência (63 e 65) nas linhas 8 e 9
Os piores indicadores foram o controle do número de passageiros na plataforma para evitar acidentes (48 e 49) em ambas as linhas.
Segurança Pública
As notas no indicador de segurança pública foram de 51,2 e 52 para as linhas 8 e 9 respectivamente.
Os indicadores melhor avaliados foram de ação para evitar assaltos em bilheterias (57) na Linha 8-Diamante e a presença de agentes de segurança (57 na Linha 9-Esmeralda.
Os piores indicadores foram ações da concessionária para evitar pedintes e vendedores ambulantes em trens e estações (43 e 46) em ambas as linhas.
Atendimento ao Usuário
As notas no indicador de atendimento ao usuário foram de 61,3 e 61,6 para as linhas 8 e 9 respectivamente.
Os indicadores melhor avaliados foram da atuação dos maquinistas (67 e 69) nas linhas 8 e 9
Os piores indicadores foram a atuação dos agentes de segurança (58) na Linha 8-Diamante e a atuação dos empregados na plataforma para auxiliar no desembarque (57) na linha 9-Esmeralda.
Informação ao usuário
As notas no indicador de informação ao usuário foram de 60,9 e 66,5 para as linhas 8 e 9 respectivamente.
Os indicadores melhor avaliados foram de compreensão de placas e cartazes (70 e 73) nas linhas 8 e 9
Os piores indicadores foram a qualidade do som das mensagens nas estações (57 e 63) em ambas as linhas.
Acessibilidade
As notas no indicador de acessibilidade foram de 53,3 e 67,8 para as linhas 8 e 9 respectivamente.
Os indicadores melhor avaliados foram de atuação dos empregados no atendimento preferencial (56) na Linha 8-Diamante e a existência de piso tátil nas estações (75) na Linha 9-Esmeralda.
Os piores indicadores foram a disponibilidade de equipamentos para facilitar o deslocamento dos passageiros preferenciais (50 e 58) em ambas as linhas.
Opiniões dos passageiros
Foram realizadas questões sobre a opinião dos passageiros acerca da concessão, das linhas utilizadas, do local dos problemas e dos principais tipos de intercorrências.
De forma geral os passageiros das linhas 8 e 9 avaliam a ViaMobilidade como uma empresa regular/boa. Isso também se refletiu nas avaliação das linhas em geral, com maior nível de avaliação como regular.
Sobre a ocorrência dos problemas, a maioria dos passageiros afirma que eles estão nos trens. O fato é bastante contraditório, já que a frota passou por grande renovação, mostrando que existe uma inconsistência em termos de manutenção ou fabricação dos trens.
Sobre os principais problemas, o maior deles é a lotação das composições seguido da presença de ambulantes. Ambas as questões são crônicas nos ramais com maior lotação na Linha 9-Esmeralda e mais ambulantes na Linha 8-Diamante.
Auge na série histórica
A ViaMobilidade atingiu no segundo semestre de 2024 o seu melhor nível de avaliação dentro dos últimos três anos onde foram realizadas seis pesquisas de avaliação.
A Linha 8-Diamante atingiu índice IGS de 55,4 pontos, uma variação de 12,3 pontos em relação à última pesquisa. Os três indicadores que mais tiveram aumento de qualidade foram confiabilidade (+17,2), segurança operacional (+14,7) e rapidez (+12,6).
Apesar da melhoria, a Linha 8-Diamante segue com Nota Zero pelo sexto semestre consecutivo. A ViaMobilidade não atingiu a nota mínima para pontuar no indicador que precisa ser de pelo menos 70 pontos.
A Linha 9-Esmeralda atingiu no segundo semestre de 2024 o seu melhor nível de avaliação com alta de 13 pontos. Os itens com maior elevação foram de rapidez (+17,2), segurança operacional (+16,7) e acessibilidade (+16,3).
Desta forma é possível afirmar que sim, a ViaMobilidade obteve pela primeira vez em três anos de operação sua primeira nota positiva no indicador de satisfação do passageiro.
Segundo o contrato de concessão, para pontuar a concessionária precisa atingir a nota mínima de 57 pontos, objetivo que foi conquistado.
A nota do ISP é dada pela fórmula (IGS-57)/15. Neste caso, o cálculo seria (57,2-57)/15. A nota final é de 0,013. O indicador ISP varia da nota 0 até a nota 1.
Veja também:
- Nota Zero de Satisfação das Linhas 8 e 9 no 1º Semestre/22
- Nota Zero de Satisfação das Linhas 8 e 9 no 2º Semestre/22
- Nota Zero de Satisfação das Linhas 8 e 9 no 1º Semestre/23
- Nota Zero de Satisfação das Linhas 8 e 9 no 2º Semestre/23
- Nota Zero de Satisfação das Linhas 8 e 9 no 1º Semestre/24
Caminho longo
Comemorar as melhorias é importante, mas, não necessariamente é uma vitória definitiva. A ViaMobilidade ainda está, infelizmente, longe da excelência operacional vista nas demais linhas.
O padrão “ViaQuatro” ainda é bastante distante, mas não necessariamente impossível. A operadora das linhas 8 e 9 parece ter se dado conta que as linhas do sistema ferroviário não são o mar de rosas de uma sistema fechado e controlado por alta tecnologia como a Linha 4-Amarela.
O trem metropolitano exige mais do que investimentos bilionários. É necessário investir continuamente no fator humano. Sem qualificação e formação de novos profissionais será impossível se atingir altos padrões qualidade. Para isso, o treinamento de pessoal, novos e antigos, será fundamental. Eis aí uma das chaves da mudança.
De 0 para 0,013
SIMONE NÃO PARA DE SUBIR NAS PESQUISAS