Fim do mistério: Linha 25-Topázio é o nome oficial do ferrovia ‘Arco Sul’, de trens metropolitanos

Projeto em estudo atenderá os municípios de Embu das Artes, Diadema e São Bernardo do Campo, onde grupo empresarial de ônibus reina. Demanda do novo trecho de 34 km é estimada em 616 mil passageiros por dia
Linha 25-Topázio: Nomenclatura oficial do Arco Sul (Jean Carlos)
Linha 25-Topázio: Nomenclatura oficial do Arco Sul (Jean Carlos)

O governo do estado está planejando novas linhas ferroviárias para a região metropolitana de São Paulo e um delas será a Linha 25-Topázio.

Trata-se da nova denominação do Arco Sul , uma linha de trens metropolitanos que poderá ser implantada na região sul da Grande São Paulo.

A mais nova versão da Linha 25-Topázio prevê atender quatro municípios na região metropolitana: a capital São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Embu das Artes.

O site teve acesso aos estudos da rede futura que não só mostram o traçado proposto para o novo ramal como as estações, demanda e investimentos previstos para o novo trecho.

Traçado da Linha 25-Topásio (STM)
Traçado da Linha 25-Topásio (STM)

Trilhos se sobrepondo aos ônibus da Metra

O trecho contará com 21 estações. Em Embu das Artes estão previstas as estações Embu, Pataxós, Jardim São Marcos e Jardim Vitória.

Em São Paulo estão previstas as estações Parque Munhoz, Campo Limpo (L5/L24), Jardim São Luiz, Guido Calói, Atlântica, Jurubatuba (L9), Sabará, Yervant, Vila Joaniza, Cidade Ademar e Jardim Miriam.

Já em Diadema estão previstas as estações APAE Diadema, Vila Conceição e Casa Grande.

Ônibus do Corredor ABD, operado pela Metra/Next
Ônibus do Corredor ABD no centro de São Bernardo do Campo: Linha 25 pode colocar um fim ao monopólio rodoviário no município (Jean Carlos)

Por fim, em São Bernardo do Campo estão previstas as estações Independência, Álvaro Guimarães e São Bernardo do Campo, esta localizada no coração do sistema de corredores de ônibus operados pela Metra.

A empresa controlada por um influente grupo empresarial tem conseguido evitar que os trilhos cheguem ao município, como ocorreu com a Linha 18-Bronze.

Inicialmente o monotrilho teve um trecho suprimido por percorrer boa parte do trajeto do Corredor ABD e em 2019 o ramal que seria operado pela empresa VEM ABC acabou substituído pelo “BRT ABC” pela gestão do ex-governador João Doria.

Estações da Linha 25-Topásio (STM)
Estações da Linha 25-Topásio (STM)

Demanda elevada

A demanda estimada para o novo trecho será de 616 mil passageiros por dia. As estações com maior destaque são Jardim São Marcos (99 mil passageiros/dia), São Bernardo do Campo (95 mil passageiros/dia) e Campo Limpo (90 mil passageiros/dia).

Demanda da Linha 25-Topásio (STM)
Demanda da Linha 25-Topásio (STM)

Algumas das características iniciais da Linha 25-Topázio são:

  • Extensão de 34 quilômetros
  • Carregamento crítico de 19 mil passageiro/h/sentido
  • Demanda de 2.100 passageiros/km
  • Intervalos de 3 minutos no horário de pico
Extensão prevista para a Linha 25-Topásio (STM)
Extensão prevista para a Linha 25-Topázio (STM)

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A Linha 25-Topázio deverá ter custo de implantação estimado de R$ 34 bilhões. O prazo para implantação da nova linha é colocado para o longuíssimo prazo, sendo inserida no cenário pós-2040.

Nota do editor

A Linha 25-Topázio é uma ótima notícia para milhares de pessoas que residem no ABC Paulista, sobretudo em São Bernardo do Campo e Diadema, que têm sido praticamente ignoradas na expansão sobre trilhos.

A despeito da importância da Linha 20-Rosa é fato que o ramal metroviário passará distante das regiões mais carentes de São Bernardo, obrigando os usuários a pagar uma tarifa cara para a Metra e seus ônibus.

Espera-se que a atual gestão e as próximas tenham a coragem necessária para encerrar o monopólio privado dos ônibus e levar à frente a Linha 25.

Embora ela tenha um traçado perimetral, sua ligação com importantes ramais de metrô e trens promete criar uma nova dinâmica de transporte de qualidade em regiões de mobilidade precária.

Ricardo Meier

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
26 comments
  1. Nossa se isso sair do papel.. um sonho realizado em vida
    Porque moro na regiao do capo limpo a 20 anos, e só quem mora aqui sabe como transporte de massa é necessario com a integraçao de trilhos

    1. Acho que não tem nenhum lugar da grande SP fora do centro que seja abundante em transporte coletivo. Na verdade nem o centro é abundante. A necessidade acaba sendo mesmo o lugar onde eu moro e trabalho

  2. se sair do papel dos um grande alívio pra SBC
    minha cidade merece transporte de qualidade, e provavelmente tornaria os corretores da metra até mais confortáveis, ligando as pessoas entre as estações no Rudge e no centro.
    aparentemente essa linha parece se conectar com a linha 14 Onix no terminal Ferrazópolis, isso faria muito sentido pois traria uma maior utilidade para aquele grande espaço tão subutilizado

  3. esse estudo de rede futura está disponível na internet? olhando no Google não consegui localizar… se sim, seria excelente se pudessem compartilhar!

  4. tiro no pé matar a L14 em SBC e deixar o jardim irene a mercê da congestionada TR101 e o intransporte público da PMSA, é tecnicamente muito mais viável finalizar a L25 em alguma estação intermediária entre ABC – Jardim Irene do que matar as chances de expansão da L14

    1. acho q ainda seria possível concertar as duas linhas, 25 e 14 no atual terminal Ferrazópolis. Faria bastante sentido ter um polo de conexão ali, e mudaria bastante os deslocamentos dentro do abc

  5. Ótima notícia!
    pena que o prazo de implantação será longo de mais…
    moro no Grajau.
    E aproveitando questiono por que ninguém fala de expandir a linha 1 azul até mais para o sul.
    poderia fazer um trajeto com conexão na estação jurubatuba e aproveitar essa integração esmeralda e topázio.
    e fazer o final da linha azul na região da Praça Jacob Dubena. com isso teremos acesso mais fácil a região central, assim como facilitará o acesso à eventos no autódromo de interlagos

    1. É mais fácil a LInha 1 ir para Diadema do que para o Jurubatuba, teria que fazer uma curva que praticamente mata a Linha 25.

    2. De acordo com estudos do Metrô, a Linha 1 não tem mais possibilidade de expansão ao sul devido a atual saturação.

      1. Odair Jr.,

        Que saturação da L1?
        Kkkkkkk…
        É pra rir mesmo!

        Estudos anteriores a 2010, não é? Que é quando, realmente, a L1 ESTAVA (tempo pretérito) saturada.
        Mas NÃO está mais (já que a expansão da rede ajudou muito a L1; e vai ajudar no futuro breve ainda mais, com a expansão da L2, por exemplo)!

        Você quer medir saturação por movimentação DIÁRIA de passageiros pela linha toda?!

        Não é assim que se mede. Saturação se mede por superlotação. É quando, mesmo após operar com a oferta máxima que pode ser oferecida na prática, ainda assim os trens permanecem superlotados (e as plataformas também).

        Em suma, mede-se saturação por carregamento de passageiros por hora e por sentido em uma determinada linha.

        Mas, no pico da manhã, atingindo um carregamento máximo de menos de 25 mil passageiros/hora no sentido Tucuruvi (entre Santa Cruz e V. Mariana), a L1, pelo menos neste sentido, está muito longe de estar saturada!

        Logo, espaço para expansão a sul de Jabaquara tem sim, e muito!

        Agora, se isso é estar saturada, então parem agora mesmo a expansão da L2, pois esta sim “está saturada”, pois tem carregamento crítico de praticamente 35 mil passageiros/hora em um mesmo sentido (ou seja, bem parecido ao sentido Jabaquara da L1 no pico da manhã, e bem mais que o sentido Tucuruvi no mesmo horário de pico), e pode a L2 chegar a 55 mil pass/h/sentido de carregamento quando partir da Penha (ou seja, mais até que os atuais 50 mil pass/h/sentido da sobrecarregada L3).

        Enfim, por favor, poupem-se de fazer afirmações falaciosas (acredito que por pura desinformação).

        1. se informe melhor porque pós pandemia a L 1 tá carregando mais passageiros do que a L2 e L3 juntas por metrô quadrado. a interligação aumentou não abaixou

        2. essas linhas só vao ser construidas em 2040.na decada de 2030 o metro vai fazer a linha 20 rosa (uma parte) e a linha 19 celeste talvez.Nao ha verba pra se fazer mais de duas linhas por decada.
          de qualquer forma eu que sou de sbc nao sei se estarei viva pra andar nessa linha topazio.

        3. A L2 tem intervalos maiores q a L1, a L1 opera com quase o dobro de trens pra suportar a demanda atual, a linha chegou aos 1.5M antes da pandemia, hj está na casa dos 1.1M é possível pensar numa expansão mas só o tempo poderá dizer com as novas linhas injetando mais demanda nela, saturada n está, mas n adianta expandir pra saturar, como é o caso da L2 até Dutra ter como condicionante a L19

  6. Seria maravilhoso se TODAS as linhas projetadas do Metrô, CPTM, BRTs da EMTU e SPTrans estivessem prontos HOJE, imaginem como seria viajar pela Grande São Paulo com toda essa infraestrutura completa! O problema é que pode demorar muito, até o fim dos tempos, mas espero que façam!

  7. olha seria o braço sul do acro metropolitano mas acho que eles vão aproveitar o mesmo pessoal da 24

  8. É só ter eleição que aparece vários projetos de linhas de metrô, trem, ferrovias, estradas, pontes e tudo que a imaginação mandar, e é eleição municipal, imaginem o que seria prometido se fosse eleições estaduais.
    Vamos ver se após a eleição pelo menos as obras que foram iniciadas não sejam canceladas.

  9. Os atuais gestores continuam na pratica de continuar a enganar a população ao se anunciar novas linhas para futuros distantes.
    Depois de cancelada a reconstrução da Estação (ABC) Pirelli da CPTM e postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Linha 24-Quartzo Arco Oeste da CPTM, e a última nova denominação do Arco Sul, a Linha 25-Topázio, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens intercidades para Santos, porém de efetivo e agora recentemente a ameaça de terminar o Serviço-710” da CPTM e os atuais gestores continuam a pratica de continuar a ludibriar a população ao se anunciar novas linhas para um futuro distante, e agora esta linha que a MRV quer se apossar a “Segregação Sudeste” da CPTM possui o significado claro que todos estes projetos fantasiosos e melhorias mencionados foram uma cortina de fumaça para iludir os incautos com promessas falaciosas de mobilidade visando a implantação de uma nova via de trens de carga entre Brás e Rio Grande da Serra, e contrariando a falácia e o cambalacho dos “planejadores” afeta e mutila em muito a operação da CPTM, pois já existe uma via central ociosa que vai de Mauá até o Brás.

  10. O Grande ABC já cansou de, em todos ano de eleição, o governador de plantão anunciar linhas de metrô para a região para eleger aliados de plantão.

  11. “É verdade esse bilhete, confia.”
    Se o ABC não conseguiu um aerotrem beirando o Córrego dos Meninos, vai conseguir através dessas malucas linhas 14 e 25, operando com trem pesado e enfrentando um relevo muito diversificado??
    Essa sobreposição com o corredor da Metra já evidencia que essa linha é lorota eleitoreira.

  12. se existe tecnologia, trabalhadores, recursos $$, etc porque esperar até 2040??
    essas linhas, principalmente L19 Celeste , L20 Rosa , e demais, deveriam estar imediatamente já em obras. é urgente a mobilidade em SP, e principalmente grande SP.
    governo estadual tem recursos, pra tirar tudo isso do papel, se não for mais uma promessa de ANO ELEITORAL.

Comments are closed.

Previous Post
Estação Santa Clara em agosto de 2024

Vídeo: veja avanço das obras da estação Santa Clara, da Linha 2-Verde do Metrô

Next Post
Trem regional Modelo C da CRRC

O Trem Intercidades SP-Campinas poderá ser assim?

Related Posts