Fim do Serviço 710 é certo e irreversível, aponta estudo do Trem Intercidades

EIA-RIMA mostra que baldeação na estação Palmeiras-Barra Funda será obrigatória após a operação do TIC até Campinas. Linha 11-Coral deverá ser alternativa para ligação até a estação Luz
Trem da Linha 7-Rubi (Jean Carlos)
Trem da Linha 7-Rubi (Jean Carlos)

O Serviço 710, que atualmente integra as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, deverá ser extinto. As informações obtidas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do TIC Eixo Norte indicam, mais uma vez, a separação do serviço em Barra Funda.

Apesar do modelo de operação unificado das linhas 7 e 10 ser bem sucedido, eliminando a necessidade de baldeações em estações movimentadas onde o fluxo de passageiros geram enormes gargalos, o fim do serviço era previsível.

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O EIA é o estudo que analisa o impacto das obras e da operação dos empreendimentos. No caso do TIC, parte da estrutura ferroviária será alterada para permitir a eficiência dos novos serviços e isso inclui a supressão parcial da Linha 7-Rubi que terá como ponto terminal a estação Palmeiras-Barra Funda.

Serviço 710 ligando Jundiaí à Rio Grande da Serra (Jean Carlos)
Serviço 710 ligando Jundiaí à Rio Grande da Serra (Jean Carlos)

A página 85 do capítulo 9 do EIA traz os impactos potenciais no meio sócio econômico, dando ênfase aos reflexos na infraestrutura viária de transporte e logística.

O item 10.08 cita de forma clara: “Necessidade de baldeação para passageiros da Linha 7 e Linha 10”. A redação do seguinte item cita a necessidade de liberação de espaço físico para a implantação do serviço expresso do TIC. Parte da área entre Barra Funda e Luz será utilizada como estacionamento dos trens expressos. O relatório destaca ainda:

“A partir das obras de remodelação da Linha 7 Rubi e do início da concessão haverá, obrigatoriamente a baldeação na estação Barra Funda.

Trens da Linha 7-Rubi não irão atender a estação Luz no futuro (Jean Carlos)
Trens da Linha 7-Rubi não irão atender a estação Luz no futuro (Jean Carlos)

A matriz de avaliação de impactos indica qual a natureza das alterações. Neste sentido, o relatório indica que a mudança será negativa e que se dará durante a operação do TIC. O relatório ainda aponta que a separação do serviço 710 é certa, de longo prazo e irreversível.

Matriz de impacto do Serviço 710 (Jean Carlos)
Matriz de impacto do Serviço 710 (Jean Carlos)

O relatório, entretanto, aponta que o fim do Serviço 710 será de baixa magnitude e de baixa importância. A CPTM tem trabalhado em alternativas de mobilidade que contornam este problema como a expansão da Linha 11-Coral.

O relatório aponta que medidas mitigadoras adicionais deverão ser adotadas. Entre elas destacam-se:

  • Mapeamento das partes interessadas
  • Divulgação de informações
  • Consulta às partes interessadas
  • Atendimento e gerenciamento de reclamações e consultas

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39 comments
  1. É claro que o serviço será encerrado pois o governador só pensa em aumentar o lucro dos seus apoiadores CCR, VIA MOBILIDADE entre outros e nunca na opção de oferecer um transporte rápido e eficiente para o contribuinte.
    veja o exemplo da Enel e das linhas 8 e 9 da via mobilidade.

    1. Pelo visto, você não leu a matéria e veio direto nos comentários explicitar seu viés político. Leia a matéria e entenda as razões TÉCNICAS que levaram a essa conclusão.

    2. Isso é obra do Doria. Claro que Tarcísio poderia e deveria ter mudado esse negócio todo e incluir a Linha 10 na privatização da 7, mas ainda assim, o projeto do jeito que está é da gestão Doria.

      Temos que reclamar dos dois.

  2. o serviço 710 foi um Cala boca no pessoal da L10 chamar o 7500 de trem velho . padrão 1700 graças a Deus esse serviço vai pro saco

    1. Mas é, um trem velho, caindo aos pedaços e que já nasceu morto. Construído em 2010 sem open gangway e outras tecnologias que hoje qualquer trem tem. Só vocês mesmos para defenderem essa série l1xo e que hoje está nas mãos da viamobilidade sem manutenção nenhuma

  3. O 710 é excelente, o problema é que ele nunca foi um “Serviço” e sim uma linha comum. Eu que utilizo a Linha 10 semanalmente, sinto muita falta dos trens partindo do Brás “vazios”.

    Mas o erro geral está no planejamento. A Luz nunca deu conta de 3 linhas, o Brás até suporta as 3 (7, 10 e 11) mas no limite. O ideal era que a nova estação Pari fosse concebida já com a estrutura necessária para ser terminal das linhas 7 e 10 e ser passagem da Linha 11 – Coral. Só com ela seria possível atender essa demanda e dar acesso direto ao Centro para quem vem do Abc através da Linha 19.

    1. Eles poderiam muito bem manter a troca na Barra Funda nas plataformas 5 e 6. A pessoa só precisaria atravessar. É assim em Osasco e funciona muito bem, sem tumulto. Mas estão enfiando um monte de linhas lá pra agradar uma pequena parcela de cada linha e garantir votos e apoio pra esse trem cuja passagem será caríssima. A CCR agradece ao Tucanisio por dar continuidade ao estrago do PSDB.

  4. Nessas decisões absurdas que só visam política e dinheiro, o trabalhador sempre leva a pior!!!
    se está dando certo porque mexer? Ahhhh a ganância e a falta de respeito fala mais alto

  5. O 710 foi a melhor coisa que a CPTM fez na sua história, facilitando muito a vida de quem mora na região das linhas, com reflexos positivos como o aumento de composições e menor lotação. Há outras soluções, como usar a antiga linha da Fepasa (hoje com a péssima Via Mobilidade), mas pelo visto o entreguismo não permite…

    1. O 710 foi bom para uma minoria e não beneficiou a maioria, principalmente da Linha 7 que se viu obrigada a tomar trem lotado na Luz. Foi apenas o retorno de uma linha velha que perdeu sentido há 30 anos e não fazia sentido hoje.

      Se isso foi a melhor coisa que a CPTM fez em sua história, é melhor acabar de vez com a CPTM.

      1. Menos Ivo, menos, me diz UM, UM usuário do 710 q queira o fim dele, se foi bom pra uma minoria, explica pq NINGUÉM quer q ele acabe??

      2. Se antes eles tinham um trem vazio saindo da Luz e agora tá lotado significa que teve efeito não? Só tem que melhorar a frequência que nem o resto do sistema. O 710 é ótimo e muito útil para quem precisa, e não muda em nada a vida de quem não precisa

      3. E agora, para beneficiar uma MINORIA (trem expresso de Campinas), os passageiros da L7 nem trem na LUZ terão mais…

        E nem conectadas as linhas 7 e 10 estarão mais!

        Boa, hein, Ivo!

  6. Baixo impacto? O serviço beneficiou mais de 160 mil passageiros, pra dar lugar a um projeto que nunca saíra do papel e vai prejudicar muitos com a barra funda sendo terminal da linha.

  7. Eu acho engraçado, que os sites especializados e a imprensa em geral, noticiam este serviço 710 como o ovo de Colombo. Não é, a linha sempre foi assim, desde o tempo da RFFSA afinal de contas ela opera na estrada de ferro Santos a Jundiaí.
    O problema é que um belo dia na década de 90, algum burocrata da recem fundada CPTM, que provavelmente nunca andou de trem, para mostrar serviço e arrumar uma forma de mitigar os problemas comum na operação da linha resolveu em uma canetada separar a operação das linhas.
    O que fizeram em 2021 foi voltar atrás, em uma decisão equivocada que perdurou por anos e que vão repetir o erro novamente.

  8. Se ia ficar muito caro manter duas linhas juntas (7 e 10) ou até mesmo unificar as duas em uma só, então que tivessem feito um projeto & planejamento envolvendo todo o “trecho de ouro” da Santos – Jundiaí.

    A Linha 7 deveria ir até Tamanduateí e a Linha 10 até a Lapa, sendo possível a baldeação GRATUITA entre as duas em todo este trecho.

  9. Sei nem pra que esse trem intercidades, sinceramente. Isso vai flopar. O governo tem que continuar investindo no transporte da grande SP que necessita mais de trens metropolitanos. Dava muito bem pra fazerem apenas um trem regional após Jundiaí que se integrasse com a linha 7 ali, mas preferem fazer essa bagunça e prejudicar inclusive quem usa esse serviço 710

    1. Ao em vez de fazer esse TIC seria bem melhor levarem o 710 até Campinas, podendo inclusive ir até Ameircana.
      Não há necessidade alguma de um trem expresso eleitoreiro

  10. Esse TIC está muito mal planejado, o governo deveria repensar completamente no projeto porque já dá pra ver inúmeros problemas antes mesmo da implantação. Via singela no trecho de maior movimento, separação das linhas 7 e 10, etc…

  11. concordo. como usuária da linha Rubi, na região de Jundiai, pensei que era isso que fariam: esticar alinha Rubi até Campinas e povo que viesse de lá faria a baldeação em Junsiai e daí seguiriam a linha Rubi mas…acho que não entendo nada de engenharia ferroviária e precisam fazer essa revolução e mexer num serviço que não era ruim, pelo menos pra nós que sempre usamos a linha de Jundiai pra SP e vai ficar PESSIMO pra todos.

  12. Gera gargalo e vão AUMENTAR o fluxo na Luz? Puta conversa fiada e que justificativa RIDÍCULA. Por acaso o trecho até Jundiaí será exclusivo do trem intercidades? Não, então isso é CONVERSA PRA ENGANAR TROUXA (ou gado).

    1. O colega citou e e verdade . o serviço 710 existe desde antes da CPTM que teve , através de uma canetada mal dada, o seu fim quando a CPTM se iniciou . Quanto mais baldeios mais problemas, só que o entreguismo diz que não tem problemas . O povo irá pagar caro por não ter sabido votar .

      1. É muito ruim ver que o povo não sabe o poder que tem, ficar reclamando em comentário não adianta nada. Eu acho que o serviço 710 funciona muito bem e em preço justo. não concordo com essa mudança.

        O que devemos fazer é enviar emails para os nossos deputados estaduais pedindo para que intercedam contra este e projeto, simples assim. Mas infelizmente o povo não é unido o suficiente pra contestar um projeto que vai prejudicar muito a população.

        boa sorte a todos.

    2. Correto entendimento, pois um erro não justifica o outro, e esta obsessão por concessões afoitas em prejuízo de decisões técnicas, o resultado desta sobreposição de linhas utilizando o gargalo entre Brás e Barra Funda resultará que não se acabará com a superlotação da Linha 11-Coral com tendência a se agravar, e o acréscimo de demanda da Linha 13-Jade será irrelevante com grande prejuízo em mobilidade para Linha Integradora-710 que beneficia todas as linhas metrô ferroviárias, inclusive os da Viamobilidade.
      Onde estão as pesquisas de Origem Destino, bem como a demanda de todas linhas Metrô/ferroviárias é o mais importante levantamento de mobilidade de uma região metropolitana, desta forma os planejadores não podem deixar de consultar e desprezar esta importante ferramenta direcional orientativa se desejarem beneficiar linhas de menor ‘demanda’, postergar e desprezar a pesquisa de “Origem e destino e demanda” o máximo possível para camuflar e tentar corrigir e justificar este planejamento pífio.
      Só um planejamento por pessoas desqualificadas justificam que por conta de quaisquer concessões atabalhoadas que um TIC-Trens Intercidades até Campinas ou São José dos Campos tenha preferência com relação aos Trens Metropolitanos que beneficiam muitos mais usuários, tratando-se de um enorme retrocesso na qualidade da mobilidade urbana.

  13. Ou seja, a demanda de uma linha quase inteira é obrigada a desembarcar na Barra Funda para andar uma estação até a Luz e acessar as linhas Amarela, Azul e, por meio dessas linhas, a Verde. Pra quem vai pro ABC então, duas baldeações onde hoje não há nenhuma. Afim de atender o pessoal de Campinas, o governo quer dificultar a vida do pessoal da Zona Noroeste, além de Caieiras, Franco e Morato. Inaceitável.

  14. Esse governo Tarcísio só ferrando o trabalhador. Privatizando o que é bom e quando dá problema, o prejuízo fica com o povo, como é o caso da Enel.

  15. Já existiam fortes indícios que foi prometido nas mirabolantes campanhas eleitorais não seriam concretizadas, estas mudanças do terminal da Linha 13-Jade para Barra Funda, com a Estação da Luz voltando a ser terminal da Linha-10, extinguindo o Linha Integradora -710 prejudicando TODAS as Linhas da CPTM, principalmente a superlotada Linha 11-Coral, com a falácia de melhorias, infelizmente elegeram esse servo bolsonarista e forasteiro para acabar com tudo, ele é entreguista. O atual governo estadual está deixando de investir em manutenção na CPTM para que a qualidade dos serviços caia drasticamente. Em assim sendo, a população reclamara e dá-se o processo de privatização para os amigos de plantão.
    O que é paradoxal é que no momento de expandir a malha a iniciativa privada como a CCR entre outras se omitem, preferindo gastar milhões em publicidades enganosas em Revistas especializadas, Rádios, TV’s, e até ajudando ONG’s sem nenhuma conexão com a mobilidade no interior, iludindo a população, e pagando dividendos aos acionistas bancados pelo Estado. Eles só aparecem quando recebem toda a infraestrutura estiver pronta bancadas pelo Estado e ainda sim cortando custos para fornecer um serviço de pior qualidade como está sendo o caso da ENEL, bem como está sendo o caso destas linhas 8 e 9. Então todo o dinheiro gasto, oriundo do bolso da população, usado na implantação dessas linhas servirá, no final das contas, para atender a interesses privados. Seria diferente se ajudassem a expandir a malha de trilhos, mas as evidencias não conduzem a isto e não acontece e nunca acontecerá. Ocorrerá a simples transferência do patrimônio público construído com os bilhões de reais dos contribuintes nas mãos de um punhado de empresa (que ainda por sinal comprarão a concessão com financiamento público).

  16. Será que seria viável ressucitar o antigo projeto da linha I?
    Só que desta vez com uma pequena alteração, em vez dela ligar as estações Brás e Barra Funda como era no projeto original, poderia ligar a estação Tamanduateí á futura estação Água Branca.

  17. A princípio o fim do serviço 710 é uma lastima mas se a 10 for ate a Luz ja desafoga um pouco a linha, mas a concessão da 7 foi desmembrada da 10 porque o Tarcísio no final disso tudo vai colocar a concessão da 10 e colocar de volta ate Santos, tanto que a 10 pelo cronograma de concessões vai ser a ultima a sofrer concessão, agora se isso ira se tornar realidade é outra situação.

  18. Tecnicamente e logisticamente, as “linhas” 7 e 10 sempre foram uma só. O que foi acertadamente resgatado pelo serviço 710, com a aprovação da grande maioria dos passageiros.
    E agora os planejadores do governo querem extinguir o serviço 710, por ele “não ser compatível” com o pretendido projeto de privatização.
    O foco da CPTM não será mais o transporte público??? A prioridade agora é a rentabilidade do concessionário???
    Vale lembrar que a CPTM é um patrimônio público, e não do concessionário.

  19. Ivo disse:

    “O 710 foi bom para uma minoria e não beneficiou a maioria, principalmente da Linha 7 que se viu obrigada a tomar trem lotado na Luz.”
    ____________________________________

    E agora, para beneficiar uma MINORIA (trem expresso de Campinas), os passageiros da L7 nem trem na LUZ terão mais…

    E nem conectadas as linhas 7 e 10 estarão mais!

    Boa, hein, Ivo!

  20. Ainnn “‘ O 710 foi bom para uma minoria e não beneficiou a maioria, principalmente da Linha 7 que se viu obrigada a tomar trem lotado na Luz.”” Então agora que essas pessoas serão obrigados a fazer uma transferência até a Barra Funda , será melhor ? Manja muito o comentarista …kkkkkkkkkkkk6
    O SERVIÇO 710 BENEFICIA QUEM UTILIZA A LINHA, NÃO QUEM FICA BO$TEJANDO PELO TECLADO E NAO PEGA TREM !

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