Finalmente: Licitação das obras da Linha 19-Celeste é lançada

Projeto executivo e obras da Linha 19-Celeste entre Bosque Maia e Anhangabaú foram divididas em três lotes. Leilão eletrônico está marcado para junho
Linha 19-Celeste ligará São Paulo à Guarulhos (Jean Carlos)
Linha 19-Celeste ligará São Paulo à Guarulhos (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo anunciou no Diário Oficial que lançará nesta terça-feira, 25, a licitação para o projeto executivo e obras civis da Linha 19-Celeste que ligará Bosque Maia em Guarulhos até Anhangabaú.

Após anos de projetos realizados, o Metrô dará o passo definitivo para o início das obras. A licitação contempla:

  • Projeto Executivo
  • Obra bruta
  • Arquitetura
  • Via Permanente
  • Sistemas de alimentação elétrica
  • Sistemas auxiliares
Linha 19-Celeste: Estação previa de projeto de estação (Jean Carlos)
Linha 19-Celeste: Estação previa de projeto de estação (Jean Carlos)

O certame foi dividido em três lotes com cinco estações cada, sendo eles:

  • Lote 1: VSE 01 até Estação Jardim Julieta (exclusive)

05 Estações (Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra, Itapegica)

  • Lote 2: Estação Jardim Julieta (inclusive) até a Estação Vila Maria (inclusive) e Pátio Vila Medeiros

05 Estações (Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria) Incluso o Pátio Vila Medeiros.

  • Lote 3: Estação Vila Maria (exclusive) até VSE 18.

05 Estações (Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento, Anhangabaú)

Mapa de estações da Linha 19-Celeste
Mapa de estações da Linha 19-Celeste

Segundo informações do Metrô de São Paulo a documentação da licitação será publicada no dia 25 de março.

A licitação eletrônica será processada no dia 06 de junho de 2025, data em que será possível conhecer os vencedores do certame.

Total
0
Shares
13 comments
    1. Excelente mesmo!
      Tomara que ganhem empresas diferentes para cada lote.
      Seria ótimo ver 3 tatuzões trabalhando numa linha.
      Guarulhos vai dar um salto de produtividade e qualidade de vida com as três linhas atendendo lá

  1. Vamos ver se o estado irá conseguir financiamento ou será outra obra paralisada por anos.

    Considerando o cenário atual, com o risco de recessão nos EUA e o possível encolhimento do Banco Mundial, é temerário lançar vários projetos ao mesmo tempo como faz o governo Tarcísio.

    1. Recessão nos EUA?
      Acho que vai é ter crescimento acelerado nos próximos anos. Finalmente se tocaram que estão anos luz atrás da China em produtividade, eficiência e inovação. Ou mudam pra valer as coisas ou vai cair em recessão profunda.

    2. Se faz reclama, se não faz reclama. Tivemos váras crises ao longo das últimas décadas, se fossemos esperar uma calmaria mundial ainda estariamos na época da linha norte sul, leste oeste.

    3. Mas, com o dinheiro a ser consumido na expansão da Linha 2 entre Penha (exclusive) e Dutra, seria possível construir, em tese, cerca de ⅓ (um terço) da Linha 19 e mais o Pátio Vila Medeiros (da L19) também.

      Adivinha o que é melhor para Guarulhos e para a rede toda?!

      1. A expansão da L2 p/ Guarulhos (após Penha)??
      Expansão esta que vai, essencialmente, nos pontos de demanda significativa, passar por região já atendida por trilhos, como Tiquatira/Gabriela Mistral (trilhos subutilizados pelas linhas 12 e 13);
      e Dutra (que será muito mais bem atendida pela futura L19).

      2. Ou a construção da L19??

      Não precisa ser muito inteligente quem escolheu, obviamente, a opção 2.

      Decisões equivocadas, infelizmente, a gente vê por aqui!

  2. Tomara que antes mesmo das obras começarem, o trecho entre Anhangabaú e Jardim Paulista (L16) e que inclui as estações Brigadeiro (L2); Bela Vista (L6) e Bixiga seja aprovado pra estudos de solo.

    Vão chegar depois, mas tem que ser no máximo 4 ou 5 anos depois das 15 estações iniciais.

    1. Concordo contigo!

      É um erro gravíssimo não ter incluído o trecho entre as estações Anhangabaú e Brigadeiro pelo menos, sendo que um dos principais objetivos desta linha (além de garantir mais mobilidade para Guarulhos e alguns bairros de parte da zona norte) é desafogar a Linha 2 no futuro.

      Sem a Linha 19 em Brigadeiro (e também sem a expansão da L5 para de CKB p/ Ipiranga pelo menos), a chance de desafogar um pouco a futura saturada Linha 2 vai para o ralo.

      Sem as expansões citadas aqui por mim (acima), a Linha 2 jamais deveria seguir após Penha, devido ao grande risco real de “colapsá-la”.

  3. Querido entender onde vai ficar a estação Itapegica, pois está próximo da Shopping onde ficará a estação Dutra. Pois da Dutra vai descer para Jd Julieta, ou está com a ordem invertida no mapa

    1. Ficará no cruzamento entre a Rua Cavadas e a Rua Canadense, a ordem das estação em Guarulhos sentido São Paulo é Bosque Maia -> Guarulhos Centro -> Vila Augusta -> Dutra -> Itapegica e depois já em São Paulo a Estação Jardim Julieta.

  4. Ótima notícia, finalmente saindo do papel uma nova linha de metrô em São Paulo, depois de tantos anos só com projetos e nenhuma evolução concreta. Melhor ainda que seja uma linha que finalmente irá ligar o município de Guarulhos com SP por metrô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Futura estação Ponte Grande, em Guarulhos

Obras da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde, custarão R$ 405 milhões

Next Post
Serviço 710 poderá retornar (Jean Carlos)

Greve na CPTM não afetará linhas 7-Rubi e 10-Turquesa

Related Posts