A inauguração simultânea de várias estações de metrô é algo raro em São Paulo, mas não tanto quanto uma reportagem do jornal Folha de São Paulo afirma. Publicada neste domingo (6), a matéria citou erroneamente que a última vez que houve uma entrega de três estações em um distrito foi em 1991, quando a Linha 2-Verde (na época o chamado Ramal Paulista) foi aberto.
O título do artigo da Folha (“Entrega de trio de estações de metrô como em Perdizes é inédito em mais de 30 anos“) buscou criar um fato de impacto para falar sobre a futura abertura de três estações da Linha 6-Laranja no distrito de Perdizes (SESC-Pompeia, Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida), e que deve ocorrer em 2026.
No entanto, a afirmação é falsa já que o Metrô repetiu essa situação há menos de seis anos. Em setembro de 2017, a companhia inaugurou ao mesmo tempo as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, da Linha 5-Lilás – hoje operada pela ViaMobilidade.
O trecho de 2,8 km está inserido no Distrito de Santo Amaro, na Zona Sul da capital, portanto seguindo o mesmo critério usado pela Folha.
Houve ainda a abertura das estações de monotrilho de São Lucas, Camilo Haddad e Vila Tolstói em abril de 2018, todas elas no Distrito de São Lucas – a inauguração incluiu também a estação Vila União, mas que pertence a outro distrito.
Recorde à vista
Apesar da informação equivocada do jornal, a Linha 6-Laranja realmente pode protagonizar um ineditismo na malha metroviária. Se for de fato inaugurada com todas as 15 estações hoje em obras, será a primeira vez que São Paulo ganhará um trecho tão grande de metrô.
Até hoje, o Metrô abriu suas linhas em etapas, estratégia considerada mais segura e que permite correções e aprimoramentos à medida que a operação ganha corpo.
Quando ainda era chamada de “Norte-Sul”, a Linha 1-Azul foi aberta com sete estações em setembro 1974, entre Jabaquara e Vila Mariana. Outros trechos vieram logo em seguida, mas nunca superando esse número de paradas.
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As linhas 2-Verde e 3-Vermelha também foram expandidas aos poucos enquanto a Linha 4-Amarela foi aberta com estações incompletas pelo seu caminho.
A própria Linha 5-Lilás quase igualou o recorde da Linha 1-Azul a ser inaugurada com seis estações em 2002.
Folha distribuindo fake news. Que novidade.
Daqui uma ou duas semanas eles publicam uma nota mequetrefe se desculpando, igual a história de que eles associaram uma cidade de Santa Catarina ao ditador que comandou a Alemanha nos anos 30 e 40.
Na calúnia sobre Urubici, não se desculparam. Apenas divulgaram uma notinha de rodapé “desmentindo”.
As vezes fico imaginado que seja alguém super despreparado ou utilizam o CHATGPT para fazer essas matérias. tudo relacionado a transporte público eles conseguem promover desinformação.
O chat gpt ainda é melhor que os editores/jornalistas da Folha, eles tiram essas matérias do rabo mesmo.
Em setembro de 2018, também foram entregues três estações de uma vez, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, se bem que dizem que a Vila Clementino é um distrito e Vila Mariana é outro, mas outros dizem que pertencem ao mesmo distrito. De qualquer forma, três estações foram entregues de uma vez praticamente na mesma região e com as importantes integrações com as linhas 01 e 02. Esse jornaleco chapa-branca do desgoverno federal só desinforma ultimamente, não tem mais credibilidade perante à maioria do povo!
Oi! É inaUgurou…
E nós também erramos…obrigado pelo alerta, José Roberto!
Folha não tem jornalismo, mas sim militância de extrema-esquerda!
é justamente o contrário, não existem extrema esquerda em jornal tradicional antigo no brasil, simplesmente não tem
a folha inventou a mentira Master do quartel de empresas na l5 que atrasou 3 meses a entrega
nao acredito que a linha 6 sera entregue inteira acho que primeiro sai o trecho norte..ano que vem quando a obra atingir 50% eles poderão comprar os trens(finalmente) e o material rodante da linha.
vamos ver aonde os shields estarão em Dezembro.
Pessoal, vamos apoiar um pouco mais as “fake news do bem”. O governo precisa varrer a oposição do país para dobrar a meta.
O Jornalismo que se faz hoje na grande imprensa brasileira é de dar vergonha. Existe militância ideológica explícita contaminando o que é publicado. A estrela deveria ser o fato em sí mas acaba sendo sempre o ponto de vista do jornalista que é posto como sendo a “verdade”. Melhora, dependendo do governo ganha nome de “despiora” e assim vai…