Folha errou: Metrô inaugurou três estações num mesmo distrito poucos anos atrás

Reportagem do jornal afirmou que a última vez que houve uma entrega simultânea de três estações numa mesma região foi em 1991, mas em 2017 isso ocorreu na Linha 5-Lilás e no seguinte na Linha 15-Prata
As estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin (foto) foram abertas ao mesmo tempo em 2017

A inauguração simultânea de várias estações de metrô é algo raro em São Paulo, mas não tanto quanto uma reportagem do jornal Folha de São Paulo afirma. Publicada neste domingo (6), a matéria citou erroneamente que a última vez que houve uma entrega de três estações em um distrito foi em 1991, quando a Linha 2-Verde (na época o chamado Ramal Paulista) foi aberto.

O título do artigo da Folha (“Entrega de trio de estações de metrô como em Perdizes é inédito em mais de 30 anos“) buscou criar um fato de impacto para falar sobre a futura abertura de três estações da Linha 6-Laranja no distrito de Perdizes (SESC-Pompeia, Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida), e que deve ocorrer em 2026.

No entanto, a afirmação é falsa já que o Metrô repetiu essa situação há menos de seis anos. Em setembro de 2017, a companhia inaugurou ao mesmo tempo as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, da Linha 5-Lilás – hoje operada pela ViaMobilidade.

Os distritos de Santo Amaro e Perdizes (Prefeitura de SP)

O trecho de 2,8 km está inserido no Distrito de Santo Amaro, na Zona Sul da capital, portanto seguindo o mesmo critério usado pela Folha.

Houve ainda a abertura das estações de monotrilho de São Lucas, Camilo Haddad e Vila Tolstói em abril de 2018, todas elas no Distrito de São Lucas – a inauguração incluiu também a estação Vila União, mas que pertence a outro distrito.

Recorde à vista

Apesar da informação equivocada do jornal, a Linha 6-Laranja realmente pode protagonizar um ineditismo na malha metroviária. Se for de fato inaugurada com todas as 15 estações hoje em obras, será a primeira vez que São Paulo ganhará um trecho tão grande de metrô.

Até hoje, o Metrô abriu suas linhas em etapas, estratégia considerada mais segura e que permite correções e aprimoramentos à medida que a operação ganha corpo.

Estação Camilo Haddad

Quando ainda era chamada de “Norte-Sul”, a Linha 1-Azul foi aberta com sete estações em setembro 1974, entre Jabaquara e Vila Mariana. Outros trechos vieram logo em seguida, mas nunca superando esse número de paradas.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

As linhas 2-Verde e 3-Vermelha também foram expandidas aos poucos enquanto a Linha 4-Amarela foi aberta com estações incompletas pelo seu caminho.

A própria Linha 5-Lilás quase igualou o recorde da Linha 1-Azul a ser inaugurada com seis estações em 2002.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
13 comments
  1. Folha distribuindo fake news. Que novidade.

    Daqui uma ou duas semanas eles publicam uma nota mequetrefe se desculpando, igual a história de que eles associaram uma cidade de Santa Catarina ao ditador que comandou a Alemanha nos anos 30 e 40.

    1. Na calúnia sobre Urubici, não se desculparam. Apenas divulgaram uma notinha de rodapé “desmentindo”.

  2. As vezes fico imaginado que seja alguém super despreparado ou utilizam o CHATGPT para fazer essas matérias. tudo relacionado a transporte público eles conseguem promover desinformação.

    1. O chat gpt ainda é melhor que os editores/jornalistas da Folha, eles tiram essas matérias do rabo mesmo.

  3. Em setembro de 2018, também foram entregues três estações de uma vez, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, se bem que dizem que a Vila Clementino é um distrito e Vila Mariana é outro, mas outros dizem que pertencem ao mesmo distrito. De qualquer forma, três estações foram entregues de uma vez praticamente na mesma região e com as importantes integrações com as linhas 01 e 02. Esse jornaleco chapa-branca do desgoverno federal só desinforma ultimamente, não tem mais credibilidade perante à maioria do povo!

    1. é justamente o contrário, não existem extrema esquerda em jornal tradicional antigo no brasil, simplesmente não tem

  4. nao acredito que a linha 6 sera entregue inteira acho que primeiro sai o trecho norte..ano que vem quando a obra atingir 50% eles poderão comprar os trens(finalmente) e o material rodante da linha.
    vamos ver aonde os shields estarão em Dezembro.

  5. Pessoal, vamos apoiar um pouco mais as “fake news do bem”. O governo precisa varrer a oposição do país para dobrar a meta.

  6. O Jornalismo que se faz hoje na grande imprensa brasileira é de dar vergonha. Existe militância ideológica explícita contaminando o que é publicado. A estrela deveria ser o fato em sí mas acaba sendo sempre o ponto de vista do jornalista que é posto como sendo a “verdade”. Melhora, dependendo do governo ganha nome de “despiora” e assim vai…

Comments are closed.

Previous Post
Instalação de novos pisos na estação Belém (Jean Carlos)

Estação Belém da Linha 3-Vermelha vai ganhar novos pisos

Next Post

Obras de “shopping” na estação Vila Sônia começam

Related Posts