Os 19 trens novos que estão sendo fabricados para a Linha 15-Prata já tem um nome: “Frota S”. De origem chinesa, as novas composições deverão compor a frota do ramal de monotrilho, a fim de atender a demanda extra com as novas extensões.
A informação foi confirmada no Relatório Integrado 2023 publicado pelo Metrô de São Paulo. Nos destaques da Linha 15-Prata o documento cita o início da fabricação do primeiro trem da Frota S.
Os trens estão sendo fabricados pela CRRC, a mesma empresa que produziu os carros da Série 2500 da CPTM. Uma parceria com a Alstom possibilitou à indústria local utilizar o projeto do Innovia 300 da Bombardier.
A nova frota de trens deverá pemitir o atendimento do ramal com as expansões do monotrilho que passará a circular entre Ipiranga e Jacu Pêssego. O Pátio Ragueb Chohfi está sendo construído para alocar a maioria dos novos trens.
A nova denominação deixa no ar a pergunta se houve mudanças significativas no projeto para que os Innovia 300 chineses integrem outra frota. Em tese, se trata do mesmo tipo de composição que os 27 trens produzidos pela Bombardier.
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A Frota M possui 27 trens, acrescidos com as composições da Frota S, o monotrilho da zona leste deverá ter 46 trens ao todo. O contrato para a compra de 19 novos trens da Linha 15-Prata foi firmado pelo valor de R$ 543,2 milhões.
O Metrô pulou o Q?
A Frota P são os trens da Linha 5 – Lilás, R serão os 44 novos trens e o S serão os trens da Linha 15.
Ao que parece pulou
O metrô utiliza codigo Q na comunicação via rádio, QAP, QSL, QTI… uma frota chamada Q poderia causar confusão.
a frota Q seria chamada de quebec na comunicação via rádio, de acordo com o alfabeto fonético
O Metrô não usa o alfabeto fonético, se não estiver enganado. Quem usa é a CPTM e a VM.
A Frota N foi pulada para não confundirem com M no rádio e a Frota O foi pulada para não confundirem com 0 no painel. Se o Metrô adotasse alfabeto fonético, provavelmente o N existiria (e talvez seja problema só se M e N fossem da mesma linha).
Sinceramente, achava que haviam pulado N e O porque seriam os trens da Linha 4.
pq não faz aqui,tem q fazer na china?????
Pq pode que que empresas aqui queiram não produzir esses trens fora que a tecnologia deles são de fora.
Aqui custaria 3 x mais e geraria uma centena de empregos sazonais.
A fábrica chinesa tem encomendas garantidas para manter uma linha de produção em grande escala.
com a Alstom comprou a parte da bombardier da parte de ferrovias e distribuiu a parte de monotrilho para o chineses