Os primeiros funcionários terceirizados contratados para oferecer atendimento aos passageiros já estão presentes em algumas estações do Metrô de São Paulo, como constatou o site.
A reportagem encontrou dois deles na Estação da Luz, da Linha 1-Azul e que estavam sem uniforme. Segundo uma pessoa consultada, a empresa Works Construção e Serviços, que assinou contrato com o Metrô para prestar o serviço, iniciou o atendimento em 15 de janeiro.
Vencedora do pregão eletrônico em 10 de novembro, a Works teve a assinatura do contrato adiada inicialmente por um recurso administrativo da concorrente Contax, mas que foi julgado improcedente pela companhia em dezembro.
A assinatura do contrato ocorreu em 20 de dezembro, o que indica que o processo movido pelo Sindicato dos Metroviários no Tribunal Regional do Trabalho teve decisão favorável ao Metrô.
A entidade alegava que a prestação de serviço de atendimento deveria ser feita por funcionários concursados e com isso conseguiu atrasar o pregão, mas não barrá-lo. A Justiça do Trabalho, no entanto, afirmou que analisaria a alegação enquanto o certame era realizado.
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A Works foi contratada por um valor de R$ 51,4 milhões e irá disponibilizar pessoal que auxiliará os funcionários do Metrô nas estações e trens. O contrato tem prazo de vigência de 34 meses.
O número de funcionários terceirizados, no entanto, não é conhecido.
Legal,aí o metrô (governo)contratando esse pessoal e logo logo coloca um programa de demissão até atingirem a meta do governo em tirar todos os concursados,ou seja, perderão o emprego e dará espaço para privatizar e precarizar todos os serviços ,caindo a qualidade da compania,e a CPTM infelizmente também tá nesse barco..
Isso se não for na pegada da empresa dos vigilantes, que deu calote nos salários e o pessoal abandonou seus postos. Aí quem segura a bucha?
Governo continua brincando com serviços essenciais.
A lógica da terceirização é esta: precarização na prestação de serviços, devido à qualificação inferior e alta rotatividade de funcionários e precarização do trabalho, com pagamento de salários mais baixos, menos benefícios e sem garantia de diretos.
Repare a quantidade de funcionários nas linhas de bloqueio do metrô. Poucos. Demora pra atender uma catraca que não libera, passar um passageiro preferencial, vários ambulantes nas plataformas e trens, muita gente passando a catraca sem pagar. Esses terceirizados não terão o poder de deter um infrator, certamente se cagarão perante uma situação de tensão.
O futuro do metrô de São Paulo é TEMERàrio.
Pessoas mal informadas, recalcadas e sem capacidade pra entrar numa empresa pública, pensam assim!
Sinto vergonha alheia desse tipo de gente!
Enquanto deixa de corrigir as passagens pela inflação e mantém investimento exorbitante para expandir o sistema, o governo tenta reduzir o custo de operação, e assim cumprir o seu objetivo. Levar transporte de qualidade a mais pessoas. Parabéns ao governo de São Paulo.
Como reduzir custos se a linha Amarela e a Lilás custam mais que as três operadas pelo Metrô? Poderia responder a pergunta para esclarecer?
Jonathan, desculpe a ignorância, porém poderia me mandar mais matérias que falam sobre esse gastos? Não é nem duvidando dessas informações, muito pelo contrário, quero me aprofundar nelas!
Ótimo pra população, pois os funcionários do metrô são um bando de encostados.
“Ótimo pra população, pois os funcionários do metrô são um bando de encostados.”
desde segunda-feira quando passo nas estações, está lá 1 funcionário de camisetinha branca da terceirizada de braços cruzados ou com a mão no bolso só olhando.
não que seja culpa dele, afinal está cumprindo sua função, mas é impressionante como tem gente que gosta de desqualificar o serviço alheio, principalmente quando se trata de funcionário concursado.
imagino que você deve ser exemplo de profissionalismo né? conte pra nós o que você faz da vida e onde vc trabalha.
Muitos não sabem,.as um funcionário terceirizado custa o dobro, ou mais, que pagam a ele, além disto se a empresa não paga os direitos trabalhistas dos empregados o metrô, neste caso é quem vai pagar. Já li que houve um concurso de agente de segurança do metrô e não chamaram o número de vagas estipuladas no concurso. Preferem contratar policiais militares no período de folga deles. Isto está parecendo uma privatização branca, isto é, vão terceirizado o máximo que puderem.
Parabens ,Maciel é isso mesmo ,trabalhei 12 anos em uma empresa privada , teve vezes que quase perdi o emprego ,por causa das tais greves politicas , quanto ao terceirizado, o salário é menor que o de uma empresa pública , os direitos tem até um valor menor fato que aconteceu na empresa onde eu trabalhei, tudo foi terceirizado.
“O número de funcionários terceirizados, no entanto, não é conhecido”
Isso é uma pequena mostra da “lisura” desses contatos de terceirização, concessão, ou privatização. Digo porque sei: Um terceirizado custa mais que um concursado. Porém a maior parte do que pagam pelo funcionário, fica na mão do patrão. Que não pega metrô. Provavelmente nunca entrou em uma estação. Tanto político babando pra contratar uma “prestadora de serviços”. Se procurarem, vão achar muito esquema aí.
Isso tudo é esquema. Essa empresa Works já tem um monte de contratos com o setor público. Tipo que nem a Gocil e a Tejofran.
O governo gasta mais com terceirizada do que com serviço próprio. E o trabalhador recebe menos. Quem fica com a maior parte do bolo são os donos dessas empresas. Precisa dizer mais?
O pior é ver em alguns comentários o próprio povo sendo contra o trabalhador, torcendo pela precarização do trabalho.
Teve gente dizendo que quase perdeu o emprego por causa de greve. Meu amigo, se aconteceu isso com você, só tenho duas coisas para te dizer: 1 – você nunca dependeu de ônibus, pq eles fazem mais paralizações que o metrô; 2 – tua empresa te explora e seu serviço é precário, porque uma empresa minimamente decente não vai mandar embora um funcionário por causa de uma greve onde é de domínio público a informação sobre a mesma. Quando você defende a precarização do trabalho, você defende situações absurdas como essa, de ameaçar de demitir um funcionário por causa de greve no transporte.
Infelizmente o salário é baixíssimo, a empresa ganha milhões e os trabalhadores as migalhas