Futura concessionária da Linha 10-Turquesa poderá construir nova Estação Ipiranga

Estudos em curso pela Secretaria de Parcerias em Investimentos também mostram a implnatação da Estação Pirelli/ABC e a reforma das estações Santo André e Mauá
Concessão da Linha 10-Turquesa (Jean Carlos)
Concessão da Linha 10-Turquesa (Jean Carlos)

A Secretaria de Parcerias em Investimentos está planejando novas concessões de linhas ferroviárias gerenciadas pela CPTM. Depois das linhas da zona leste o foco será a Linha 10-Turquesa e 14-Onix.

Um documento recentemente divulgado pela pasta revela alguns dos investimentos previstos para a futura concessão.

O documento, que tem caráter preliminar, cita a construção de uma nova estação. A Estação ABC/Pirelli está inclusa nos planos para a futura concessionária.

Linha 10-Turquesa diretrizes (SPI)
Linha 10-Turquesa diretrizes (SPI)

Também deverá ser delegada a construção da Estação Rio Grande da Serra, cujo projeto está em execução pela MRS Logística.

A Estação Mooca deverá ser construída pela MRS Logística enquanto a Estação Ipiranga deverá ser completamente reconstruída, promovendo integração com a Linha 15-Prata.

Ainda poderão ser contempladas as reformas de acessibilidade nas estações Santo André e Mauá. A CPTM ainda não publicou as licitações para a adequação destas estações, consideradas as mais importantes do ramal.

Linha 10-Turquesa diretrizes (SPI)
Linha 10-Turquesa diretrizes (SPI)

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O traçado do ramal deverá ser revitalizado e modernizado. O governo estudo ainda uma possível interface com o Trem Intercidades São Paulo-Santos em fase de planejamento pelo governo.

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9 comments
  1. Sabe que vai fazer tudo isso?
    O estado!
    E depois as concessionárias ganham tudo novinho para que seus lucros não sejam afetados

  2. Uma piada a reconstrução da estação Ipiranga não ter sido incluída no escopo do contrato da estação da Linha 15. Uma estação velha e defasada vai receber uma demanda enorme de passageiros. Amadorismo total.

  3. O Governo do Estado não quer mais fazer nada. Quer empurrar todas as obras e melhorias para uma privatização. E ainda dão um aporte vultuoso de dinheiro público para convencer uma concessionária a arrematar no leilão pra fazer só a obrigação, ou nem isso. Quanto desespero da gestão atual!

  4. Assim como tem feito regularmente os gestores anunciam e planejam uma benfeitoria no papel e realizam outras!?

    Aquela escadaria da Estação Vila Prudente deveria estar com os dias contados para ser Terminal, hoje para alguém que tenha o entendimento do porque a engenharia fantasiou e não deu o prosseguimento de se fazer da Estação do Ipiranga um amplo Polo Intermodal uma vez que a linha que a MRV quer se apossar a “Segregação Sudeste” da CPTM possui o significado claro que todos aqueles projetos fantasiosos e melhorias mencionados sempre foram uma cortina de fumaça para iludir os incautos com promessas falaciosas de mobilidade e sim visava a implantação de uma nova via de trens de carga entre Brás e Rio Grande da Serra, e contrariando o cambalacho dos “planejadores” afeta e muito a operação da CPTM, pois já existe uma via central ociosa que vai de Mauá até o Brás.
    Atualmente os critérios para estações metrô ferroviárias não estão levando em conta a pendularidade que englobarem as características de possuírem mais de uma linha em seu trajeto e por possuírem um fluxo e movimentação de mobilidade e integração muito acima de outras devem ter uma prioridade, esta Estação Ipiranga é um exemplo prático onde este conceito deveria ser aplicado.

    Os problemas maiores do projeto são as questões da integração, funcionabilidade, acessibilidade e intermodalidade, comprovadamente inferiores lembrando ao que está sendo feito em Tamanduateí, pois não é que resolveram procrastinar de novo, e ainda não será desta vez e a população desfrutara daquele um amplo e moderno Polo Intermodal ou Terminal “Huber”, descongestionando a Linha 2-Verde e o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) no Ipiranga unificado prometido com inumeráveis utilidades e englobava as terminações das Linhas 5-Lilás e 15-Prata com amplo acesso a ociosa linha central da CPTM

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