Com a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, os ramais da Zona Leste deverão receber grandes investimentos. Um deles é a futura Estação Bom Retiro.
A parada ferroviária faz parte do empreendimento EST 002 – Construção da Estação Bom Retiro e é uma antiga promessa de gestões anteriores que visam atender a região entre Barra Funda e Luz.
A futura estação deverá contar com dois acessos. Ao norte na rua Cônego Conivente Miguel Mariano e ao sul na rua Dr. Elias Chaves.
A Estação Bom Retiro terá área de 13,7 mil m² e demanda de 25,2 mil passageiros por dia, sendo 6,3 mil na Linha 11-Coral e 18,9 mil na Linha 10-Turquesa.
Diretrizes mandatórias
O governo estabeleceu regras obrigatórias para a nova estação. Uma delas é o atendimento ao serviço da Linha 11-Coral e da Linha 10-Turquesa que será expandida até esta estação.
Também existe a previsão de construção de uma nova plataforma para abrigar os trens da Linha 8-Diamante que deverá, segundo documentação do governo, ser o ponto terminal deste ramal.
A estação deverá ser implantada a oeste do viaduto Eng. Orlando Murgel. Uma passarela permitirá acesso à estação ao mesmo tempo que atuará como transposição das vias férreas.
Serão implantadas duas plataformas centrais, uma para a Linha 10-Turquesa e outra para a Linha 11-Coral. O sistema viário deverá ser reconfigurado prevendo, inclusive, a implantação de baias em um raio de 200 metros.
Método construtivo
Os acessos norte e sul deverão exigir desapropriações. Em ambas as entradas deverão ser implantadas escadas fixas, rolantes e elevadores para permitir o deslocamento vertical dos passageiros.
Na região central da passarela o passageiro deverá acessar o mezanino centralizado que dará acesso às duas plataformas existentes. Neste saguão estarão dispostos sanitários públicos.
No acesso sul deverão ser implantadas salas técnicas, bicicletário e um reservatório de água, além de um estacionamento de trens.
A futura concessionária deverá fornecer a comunicação visual da estação. Os demais sistemas de segurança, controle e apoio também deverão ser contemplados no projeto final. A obtenção das licenças de operação junto aos órgãos competentes também fazem parte deste escopo.
A concessão das linhas 11, 12 e 13 tem leilão marcado para 28 de março de 2025. Confira também as matérias das demais estações:
quantas estações existirão entre brás e lapa?
Já perdi as contas
Brás (1)
Cerealista (2) (que nome horrível)
Luz (3)
Bom Retiro (4)
Barra Funda (5)
Água Branca (6)
Lapa (7)
Se o projeto da estação Pompéia ainda existir, seria 8.
seloco!
um 2100 faria esse trajeto em 2 dias úteis com aquela arrancada de balsa
Por mim muda esse nome Cerealista para Mercado, afinal será a estação mais próxima do Mercado Municipal mais famoso do país.
So pra dar confusao com o Terminal Mercado do Expresso Tiradentes ne?
Bora repetir Metro Carrao e seus 2 terminais de onibus versus Terminal Vila Carrao, longe do metro…
Deveria ter a Linha 7 também. E eu iria sugerir uma linha de metrô passando pela estação pq teria mais atratividade
Linha 22 – Marrom se tudo der certo.
Ela é a melhor opção de fato, desafogaria a Linha 4, Luz e Barra Funda.
sem ela, não vai adiantar em tanta coisa.
pra que vcs mais uma estação vão ganhar a L3 de metro que mais rápido. Se realmente sair as estação Bom retiro e o fim da Júlio prestes
Da mais de 1 km de distancia entre as duas. Lembre-se de que o governo quer levar sua sede pras proximidades de Julio Prestes, então não necessariamente teriam que fechar Julio. E muito provavelmente exista demanda sim para as duas.
Então vão construir ela antes (sentido Luz) da Favela do Moinho ao invés de ser bem no local da Favela?
Já era o plano de desapropriação daquele lugar?
Considerando a imagem aérea postada com as silhuetas das plataformas da L8 e área de manobra após o viaduto (sentido luz), no mínimo metade da favela precisaria ser desapropriada, o que provavelmente já aproveitariam para a desapropriação total. Já no leito atual da L8, entre bom retiro e julio prestes, creio construírem uma avenida conforme alguns projetos já elaborados anteriormente.
Quero ver se o infame IPHAN permitirá isso, afinal esgotos dos Anos 60 são suficientemente importantes para parar a construção de uma estação de Metrô.
Imagine trilhos dos Anos 50 ou algo assim.
Não foi um problema quando retiraram trilhos de bonde lá na Adolfo Pinheiro.
Naquela época não existia essa polarização afetando obras e verbas apenas por desavenças.
Pela localização anunciada, a estação Bom Retiro ficará bem afastada da região comercial do Bom Retiro.
Ou “puxam” a estação mais para o leste, ou mudam o nome dela para que não haja confusão aos passageiros com destino ou origem no Bom Retiro.
O certo seria chamar Campos Elíseos, pois o Bom Retiro “de verdade” é na região comercial.
Interessante seria se usassem a plataforma da linha 10-Turquesa para ser um hub de conexão com a linha 7-Rubi, já que, pelo desenho, como a estação vai contar com duas plataformas centrais, uma para a linha 11-Coral, e a outra para a linha 10- Turquesa, e não havendo a necessidade de um sistema de carrossel como das linhas de metrô ou na própria linha 11-Coral (aonde o trem desembarca todos os passageiros de um lado da plataforma, para embarcar do outro lado), usando o lado direito (para quem tem a visão sentido Palmeiras/Barra-Funda) para o trem da linha 10-Turquesa, e o lado esquerdo para o trem da linha 7-Rubi, creio que acabaria sendo melhor para transferência, do que fazer com que os passageiros tenham que desembarcar na Luz para fazer baldeação na linha 11-Coral, para acessar a linha 7-Rubi, ou até mesmo ter que fazer essa baldeação na própria estação Bom Retiro, a locomoção e o desgaste seria menor.
E se futuramente a estação for conectada com a linha 8-Diamante, ainda vai ser mais um bônus, claro que, para isso, tem que haver a intenção da própria ViaMobilidade em construir a plataforma e anexa-la a estação Bom Retiro, claro que isso vai ficar a cargo da própria ViaMobilidade e da futura concessionaria do lote Alto Tietê.
Quanto a favela do Moinho, realmente já estava na hora de fazer alguma coisa referente, a principio, o governo poderia comprar o terreno e remover a favela de lá, mas também poderia investir em moradia popular, para as pessoas que realmente necessitam, trabalhadores da região, de fato fazer algo definitivo para acabar com a cracolândia de uma vez por todas.