Futura Estação Bom Retiro receberá linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral

Parada ferroviária localizada entre Barra Funda e Luz e deverá atender 25 mil passageiros por dia. Linha 8-Diamante deverá ser incluída no projeto futuramente
Local da futura Estação Bom Retiro (Jean Carlos)
Local da futura Estação Bom Retiro (Jean Carlos)

Com a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, os ramais da Zona Leste deverão receber grandes investimentos. Um deles é a futura Estação Bom Retiro.

A parada ferroviária faz parte do empreendimento EST 002 – Construção da Estação Bom Retiro e é uma antiga promessa de gestões anteriores que visam atender a região entre Barra Funda e Luz.

A futura estação deverá contar com dois acessos. Ao norte na rua Cônego Conivente Miguel Mariano e ao sul na rua Dr. Elias Chaves.

A Estação Bom Retiro terá área de 13,7 mil m² e demanda de 25,2 mil passageiros por dia, sendo 6,3 mil na Linha 11-Coral e 18,9 mil na Linha 10-Turquesa.

Estação Bom Retiro (SPI)
Estação Bom Retiro (SPI)

Diretrizes mandatórias

O governo estabeleceu regras obrigatórias para a nova estação. Uma delas é o atendimento ao serviço da Linha 11-Coral e da Linha 10-Turquesa que será expandida até esta estação.

Também existe a previsão de construção de uma nova plataforma para abrigar os trens da Linha 8-Diamante que deverá, segundo documentação do governo, ser o ponto terminal deste ramal.

A estação deverá ser implantada a oeste do viaduto Eng. Orlando Murgel. Uma passarela permitirá acesso à estação ao mesmo tempo que atuará como transposição das vias férreas.

Serão implantadas duas plataformas centrais, uma para a Linha 10-Turquesa e outra para a Linha 11-Coral. O sistema viário deverá ser reconfigurado prevendo, inclusive, a implantação de baias em um raio de 200 metros.

Estação Bom Retiro contará com até três linhas ferroviárias (SPI)
Estação Bom Retiro contará com até três linhas ferroviárias (SPI)

Método construtivo

Os acessos norte e sul deverão exigir desapropriações. Em ambas as entradas deverão ser implantadas escadas fixas, rolantes e elevadores para permitir o deslocamento vertical dos passageiros.

Na região central da passarela o passageiro deverá acessar o mezanino centralizado que dará acesso às duas plataformas existentes. Neste saguão estarão dispostos sanitários públicos.

Acessos da Estação Bom Retiro (SPI)
Acessos da Estação Bom Retiro (SPI)

No acesso sul deverão ser implantadas salas técnicas, bicicletário e um reservatório de água, além de um estacionamento de trens.

A futura concessionária deverá fornecer a comunicação visual da estação. Os demais sistemas de segurança, controle e apoio também deverão ser contemplados no projeto final. A obtenção das licenças de operação junto aos órgãos competentes também fazem parte deste escopo.

Mezanino e plataformas da Estação Bom Retiro (SPI)
Mezanino e plataformas da Estação Bom Retiro (SPI)

A concessão das linhas 11, 12 e 13 tem leilão marcado para 28 de março de 2025. Confira também as matérias das demais estações:

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
18 comments
    1. Da mais de 1 km de distancia entre as duas. Lembre-se de que o governo quer levar sua sede pras proximidades de Julio Prestes, então não necessariamente teriam que fechar Julio. E muito provavelmente exista demanda sim para as duas.

    1. Considerando a imagem aérea postada com as silhuetas das plataformas da L8 e área de manobra após o viaduto (sentido luz), no mínimo metade da favela precisaria ser desapropriada, o que provavelmente já aproveitariam para a desapropriação total. Já no leito atual da L8, entre bom retiro e julio prestes, creio construírem uma avenida conforme alguns projetos já elaborados anteriormente.

  1. Pela localização anunciada, a estação Bom Retiro ficará bem afastada da região comercial do Bom Retiro.
    Ou “puxam” a estação mais para o leste, ou mudam o nome dela para que não haja confusão aos passageiros com destino ou origem no Bom Retiro.

  2. Interessante seria se usassem a plataforma da linha 10-Turquesa para ser um hub de conexão com a linha 7-Rubi, já que, pelo desenho, como a estação vai contar com duas plataformas centrais, uma para a linha 11-Coral, e a outra para a linha 10- Turquesa, e não havendo a necessidade de um sistema de carrossel como das linhas de metrô ou na própria linha 11-Coral (aonde o trem desembarca todos os passageiros de um lado da plataforma, para embarcar do outro lado), usando o lado direito (para quem tem a visão sentido Palmeiras/Barra-Funda) para o trem da linha 10-Turquesa, e o lado esquerdo para o trem da linha 7-Rubi, creio que acabaria sendo melhor para transferência, do que fazer com que os passageiros tenham que desembarcar na Luz para fazer baldeação na linha 11-Coral, para acessar a linha 7-Rubi, ou até mesmo ter que fazer essa baldeação na própria estação Bom Retiro, a locomoção e o desgaste seria menor.

    E se futuramente a estação for conectada com a linha 8-Diamante, ainda vai ser mais um bônus, claro que, para isso, tem que haver a intenção da própria ViaMobilidade em construir a plataforma e anexa-la a estação Bom Retiro, claro que isso vai ficar a cargo da própria ViaMobilidade e da futura concessionaria do lote Alto Tietê.

    Quanto a favela do Moinho, realmente já estava na hora de fazer alguma coisa referente, a principio, o governo poderia comprar o terreno e remover a favela de lá, mas também poderia investir em moradia popular, para as pessoas que realmente necessitam, trabalhadores da região, de fato fazer algo definitivo para acabar com a cracolândia de uma vez por todas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Loja do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Metrô de São Paulo seleciona empresa para vender produtos licenciados com sua marca

Next Post
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital

Linha 19-Celeste será construída pelo próprio Metrô de SP, com obras a partir de 2026

Related Posts