Futura estação Tiquatira pode receber integração com a ‘Linha 23-Limão’

Conhecida também como “Arco Norte”, a Linha 23-Limão teve seu traçado alterado na região leste. A nova linha ainda não tem previsão para sair do papel.
Linha 23 poderá mudar de rumo (Jean Carlos)

A expansão da rede metroferroviária não é uma tarefa simples. Atender as diversas regiões da cidade com um transporte de qualidade, confortável e seguro requer mais do que investimentos vultosos e refinada engenharia. Pensar nos traçados, na inserção urbana e na maneira de interação das novas linhas com a rede existente é fundamental para o sucesso de um novo ramal.

Dentre os novos trechos que estão em etapa inicial de concepção se destaca a Linha 23. Outrora nomeada como Linha 23-Magenta, atualmente sua classificação por cor apareceu recentemente como Linha 23-Limão.

Este tramo da rede metroviária é também conhecido por seu outro nome, o Arco Norte. Sua função no sistema é criar uma ligação perimetral com as linhas da zona norte de São Paulo. Originalmente a linha partiria da antiga estação Dutra (projeto revisto) que se localizava ainda no município de São Paulo e faria integração com as linhas 2-Verde e 19-Celeste.

Traçado da Linha 23-Magenta (STM)

A Linha 23 passaria ainda pela estação Santana da Linha 1-Azul, pela antiga estação Casa Verde da antiga Linha 16-Violeta (projeto revisto), na estação Freguesia do Ó na Linha 6-Laranja e terminaria na estação Lapa se integrando com as Linha 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda (projeto revisto), e 20-Rosa.

Considerando as revisões no planejamento da rede com a alteração da localização da estação Dutra de São Paulo para Guarulhos e da mudança da Linha 16-Violeta, que agora atenderá a Zona Leste, aparentemente foi necessário rever o posicionamento da Linha 23-Limão no sistema.

Em uma apresentação acerca da comunicação visual das linhas do Metrô de São Paulo realizada na 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária sobressalta-se uma imagem bastante peculiar que indica que a Linha 23-Limão passou por uma alteração de traçado.

No trecho da apresentação é possível observar que na futura estação Tiquatira estão presentes quatro linhas. A Linha 2-Verde que está em fase de expansão e se integrará com as linhas 12-Safira e 13-Jade quando for estendida para a região central de São Paulo. A novidade fica com uma linha de tonalidade verde claro que parte de Gabriela Mistral e passa pela estação Novo Mundo.

Linha 23-Limão se integrando na estação Tiquatira, segundo imagem de vídeo do Metrô (CMSP)

A Linha 23-Limão, no entanto, está em estágio inicial de concepção onde apenas são apresentados traçados e estações de forma que seja possível visualizá-la globalmente. Infelizmente o mapa completo da linha não está disponível nas plataformas do Metrô, o que torna a averiguação das mudanças restritas apenas a esta região.

Fato é que o planejamento da rede metroferroviária é dinâmico e está sujeita a alterações, expansões e supressões de trechos. A realização de levantamentos técnicos como a Pesquisa Origem Destino são importantes para a coleta de insumos que subsidiarão o planejamento da rede de transportes. 

Muito em breve o Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU) para o horizonte de 2040 deverá ser finalizado, o que possibilitará a apreciação mais técnica e atualizada das mudanças propostas para a rede futura.

Total
10
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
12 comments
  1. Quando eu vi a apresentação eu tinha entendido que a escolha das cores de uma linha deveria levar em consideração as outras a sua volta, pq nesse caso teriamos 3 linhas com cores semelhantes, imagina alguém olha pro mapa e fala “qro ir pra linha verde” ai tem 3 linhas verdes.

  2. Linha Limão? Antes era Magenta? Será que ninguém viu ainda que tem ainda algumas cores normais sobrando pra dar nome às linhas futuras ?

    Branca / Preta / Cinza / Marrom / Púrpura / Dourada / Escarlate…..

    1. Só continuar a linha verde de Dutra até a Lapa e na outra ponta de vila Madalena até a Lapa, teríamos um Metro-anel, assim como existe em Moscou e Berlim. Solução bem melhor que integrativa todas as linhas.

      1. Exatamente faz bem mais sentido ao meu ver também, já que a proposta é fazer um metroanel faz com 1 linha só

  3. Me chama a atenção a falta da Linha 21 – Grafite (Pari – Nordestina). E acharia muito mais coerente a Linha 23 saindo da futura estação Cangaíba do que de Tiquatira.

  4. Esta linha da Lapa até Tiquatira, seja o nome, cor ou número que for, irá melhorar muito a mobilidade da zona norte permitindo que se crie terminais de ônibus em suas estações não precisando entrar na região do centro expandido. Além de valorizar os bairros por onde passar.

  5. O mapa também mostra a linha 13 cruzando a linha 3 e 11. Será que voltaram com aquela idéia de levar até Chacara Klabin?

  6. Será que em um futuro próximo, seria viável estender as linhas 3 do metrô e 11 da cptm até a futura nova estação Água Branca?
    Sendo que nesta estação abrigará a linha 6 do metrô e as linhas 7 e 8 dos trens metropolitanos.

  7. Parece que o traçado dessa linha 23 (Arco Norte) vai seguir margeando o Linhão da Enel (antiga Eletropaulo) pois ela praticamente atravessa toda a Zona Norte de São Paulo.

Comments are closed.

Previous Post

Metrô antecipa contratação de supervisão de obras da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata

Next Post

ViaMobilidade ainda não sabe o que causou queda da estrutura da estação Santo Amaro

Related Posts