O descompasso nas obras de extensão da Linha 2-Verde até Penha deverá se intensificar nos próximos anos. Como alertado por este site, os problemas para liberar o Complexo Rapadura já afetam o cronograma de implantação do projeto de 8 km e oito estações.
Durante cerimônia de início das escavações do primeiro tatuzão da Linha 6-Laranja, nesta quinta-feira (16), o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, revelou que a tuneladora da Linha 2 deve iniciar sua operação entre 2023 e 2024 apenas.
“Para 2023, 2024, nós devemos ter mais uma tatuzão operando, que é o da Linha 2, que é outra obra relevante, a segunda maior obra da região metropolitana”, explicou.
A situação já vinha se desenhando desde que os trabalhos no Complexo Rapadura foram iniciados em setembro deste ano, cerca de um ano após o previsto. O consórico responsável pela obra afirmou recentemente que esperar concluir a vala que receberá o tatuzão no final de 2022.
No entanto, ainda será preciso encomendar a tuneladora, algo que ainda não parece ter ocorrido, segundo declarações de Galli. O CML2 está analisando propostas da alemã Herrenknetch e de grupos chineses. Só então o equipamento será fabricado e depois enviado de navio ao Brasil.
Por conta desse processo, é bastante sensato crer que a previsão do secretário esteja correta, com o início das escavações ocorrendo dentro de pelo menos dois anos.
Enquanto isso, o mesmo consórcio CML2 acaba de finalizar a escavação do poço da estação Vila Formosa. Com 44 metros de profundidade e a mesma dimensão de diâmetro, ele agora terá as laterais escavadas para abrirem espaço para os túneis da plataforma.
Por fim, a construtora preparará o fundo da estação para receber a visita do shield, primeira parada da máquina. Ou seja, o canteiro deve passar por um longo período de trabalhos secundários, à espera do tatuzão. É possível seguir com outras atividades, porém, a finalização de Vila Formosa só poderá ocorrer após a passagem dele.
O governo Doria ainda não admite atraso na entrega das oito estações da Linha 2, prometidas para 2025 e 2026, mas é seguro afirmar que essa previsão é bastante improvável hoje.
Daí vai chover reclamação do povinho do rapadura dizendo que não fica pronto nunca.
povinho do rapadura não, vizinhança que a maioria nasceu ali, plantou a maioria das árvores e não tinha necessidade de derrubar de matar tantas árvores como o metrô queria e se não fosse esse povinho tudo ja tinha vindo abaixo e graças ao povinho derrubaram menos da metade do que gostariam… Genocidas !
Nada disso o projeto e era desse complexo sempre esteve disponível pra todos verem e não mudou em nada a área utilizada desde o seu projeto, essa vizinhança só tava causando em algo já planejado vizando pouco impacto desde o início
Tudo hipócrita.
É impressionante! Quando as coisas pareciam estar indo bem, vem atraso. Brasil nunca consegue trabalhar com cronogramas.
Independentemente da questão “rapadura” bem que a tuneladora deveria estar comprada…., tudo “muito esquisito”; Sr. Ricardo da hora da compra até sua chegada (tuneladora linha Laranja) que tempo levo…?
Olá, Marcelo, as tuneladoras da Linha 6 foram compradas por uma empresa que saiu da obra, mas sendo honestno, não me lembro quanto tempo levou. Normalmente, esse processo leva de um ano a um ano e meio, no entanto.