A gestão de Tarcísio de Freitas à frente do governo de São Paulo chegou à sua metade nesta semana sem que tenha ocorrido qualquer expansão na malha metroferroviária.
O que tem sido visto na maioria dos casos são apenas a continuidade de obras que gestores anteriores já haviam começado ou adiantado o processo licitatório.
Em 2024 esperava-se pela inauguração da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, mas mais uma vez a extensão do ramal ficou para depois.
Enquanto alguns projetos foram herdados com problemas, como a Linha 17-Ouro, outros acabaram atrasando, como foi o caso da Linha 6-Laranja.
Veja a seguir um balanço dos principais projetos
Congeladas em 2014, as obras da extensão até Penha foram retomadas pela gestão de João Doria em 2020. A promessa era de conclusão em 2025, porém, logo imprevistos impediram a meta.
No ano passado, o governo previu que as primeiras estações do novo trecho (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) deverão ser entregues apenas em 2027, após o fim do atual mandato de Tarcísio.
Há a promessa de iniciar as obras entre Penha e Dutra, em Guarulhos, neste trimestre.
Prometida por várias gestões, a extensão que ligará Vila Sônia a Taboão da Serra, com uma estação intermediária, Chácara do Jockey, deveria ter as obras iniciadas no fim de 2024, o que não ocorreu. A previsão atual é que sejam iniciadas este ano e concluídas em 2028.
A obra deve ficar a cargo da concessionária ViaQuatro por meio de um novo aditivo.
Também prometida pela gestão Doria, a extensão após Capão Redondo, com duas novas estações Comendador Sant’anna e Jardim Ângela, devem ser iniciadas este ano com previsão para entrega em 2029. A obra deve ser feita pela concessionária ViaMobilidade.
A ampliação da estação Santo Amaro, prevista em contrato a cargo da ViaMobilidade, que deveria ter sido entregue em 2021 e prometida para 2024, agora tem previsão para 2025.
Após quase ser cancelada, a Linha 6-Laranja teve o contrato assumido pela Acciona na gestão Doria com prazo de conclusão original de entrega em 2025.
No entanto, a inauguração foi dividida em dudas fases, a primeira com oito estações (Brasilândia a Perdizes) esperada para outubro de 2026.
Já a segunda fase, entre Perdizes e São Joaquim, ficará para a próxima gestão ou um segundo mandato de Tarcísio, caso ele concorra à reeleição e vença o pleito.
O governador vem costurando junto à Acciona aditivos para que ela prolongue a linha nas duas pontas, porém nada ainda está definido.
Licitação para concessão foi concluída no ano passado dentro do contrato do Trem Intercidades Eixo Norte. Vale ressaltar que o processo licitatório começou em gestões passadas e terminou na atual.
A concessionária TIC Trens , de propriedade da Comporte e da CRRC, será a responsável pela operação da linha hoje com a CPTM a partir do final deste ano. Ela também implantará o serviço expresso entre São Paulo e Campinas (2031) e o Trem Intermetropolitano entre Jundiaí e Campinas (2029).
Embora tenha um potencial pequeno, a futura estação Ambuitá, na extensão da Linha 8, está em ritmo acelerado de construção pela ViaMobilidade. Ela pode acabar sendo aberta antes que Varginha, o projeto em tese mais perto de ser inaugurado.
Linha que tem a estação mais próxima a ser entregue da rede metroferroviária, a inauguração da estação Varginha vem sendo adiada por ao menos dois anos pela gestão estadual e agora já não há mais prazo concreto, por mais que a estação esteja “pronta”, conforme informado pela CPTM
Quando entregue, a estação será operada pela ViaMobilidade.
Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix
A Linha 10-Turqiesa, hoje operada pela CPTM, deve ser repassada à iniciativa privada no fim deste ano por meio de um leilão ainda sem data marcada. O edital tão pouco foi apresentado. O que se sabe é que o novo concessionário deverá construir a Linha 14-Ônix, um VLT que ligará Guarulhos a região do ABC Paulista.
Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
As três da CPTM devem ser entregues à iniciativa privada em licitação que ocorrerá em março, caso não haja nenhum imprevisto. O plano prevê reformas de estações e também a construção de novas paradas como Bom Retiro e a extensão leste da Linha 13 até Bonsucesso.
Há frentes de obras nas duas pontas da Linha 15, ambas tocadas pelo Metrô. Do lado leste, que contará com mais 2 estações (Boa Esperança e Jacu Pêssego) e um novo pátio, também tiveram obras iniciadas por gestões passadas.
Já a ponta oeste, onde está sendo construída a estação Ipiranga, com futura conexão com a Linha 10-Turquesa, o processo licitatório foi iniciado na gestão Rodrigo Garcia e as obras iniciadas na atual gestão. As obras, de ambas as pontas, também tem previsão de conclusão após o fim do mandato de Tarcísio.
Um dos pontos de maior destaque que teve atuação da gestão de Tarcísio foi a retomada das obras civis da Linha 17-Ouro. Logo no início do mandato, ele rescindiu contrato com consórcio que estava a frente às obras, sem avanços, e assinou contrato com a Agis Construção S.A em setembro de 2023.
A Agis havia participado do processo licitatório de 2019 porém, não foi a vencedora. Desde então, as obras civis vem ganhando grandes avanços nunca antes visto na Linha 17.
Já o contrato com a chinesa BYD, que prevê entrega dos trens de monotrilho bem como as portas de plataforma e sistema de energia, foi fruto de acordo com a gestão passada.
Futuras linhas em discussão
A gestão Tarcísio vem também discutindo a viabilidade de tirar do papel as linhas16-Violeta, 19-Celeste e 20-Rosa.
A mais adiantada das três passou a ser a Linha 16. No próximo dia 6 de janeiro vence o prazo que Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) para divulgar a decisão sobre os requerimentos sobe o estudo de viabilidade da linha. A Acciona é a mais interessada em construir e operar o ramal.
Novos trens para o Metrô
A gestão Tarcísio finalmente realizou o leilão para a aquisição de 44 novos trens para o Metrô no último mês. A vencedora foi a chinesa CRRC que ofereceu ofereceu R$ 3,1 bilhão para a fabricação dos trens que formarão a frota R.
E po cronograma nem vai inaugurar…só demonstra mais uma vez como é incompetente
Teve só o início dos trabalhos com a extensão da Linha 11 até Palmeiras – Barra Funda. A ver se nesse ano a extensão passe a funcionar todos os dias.
Não entregou nenhuma estação, e já esticou o prazo da entrega de 4 estações da linha 2 verde para 2027. (Esse atraso ñ tem nada haver com a questão do rapadura, pois isso já tinha sido computado o atraso para inauguração de 2025 para 2026).
Em compensação, projetos não faltou em levar trens para todas as regiões do estado de São Paulo, projetos de novas linhas de metrô idem, contemplando toda a grande são Paulo. Projetos são excelentes para a Administração pública: não precisa entregar nada e tem muito dinheiro envolvido. Depois é só dizer que deixou tudo pronto e, que a culpa é da próxima Administração de não fazer. Ideia genial para uma sociedade imediatista.
O atraso provocado por 20 fanáticos ao Complexo Rapadura acabou com qualquer chance de abrir a Linha 2 em 2026.
O Vlamir está certo!
O atraso gerado pelos vizinhos do futuro Complexo Rapadura postergou de 2025 para 2026 o fim das obras da 1ª fase (ou seja, até V. Formosa).
O atraso de mais 1 ano, levando só para o fim de 2027 o término das obras da 1ª fase apenas (4 km com 4 estações somente) —ou seja, após 8 longos anos de obras—, NÃO pode estar relacionado apenas à paralisação das obras no Complexo Rapadura por alguns meses (MENOS de 1 ano de paralisação).
O último adiamento, de 2026 para 2027, tem mais a ver com o atraso na licitação dos novos trens do Metrô (futura frota R) e/ou talvez por conta de algum cronograma interno de concessão da Linha 2 (o governo não teria como abrir mais estações na L2 sem abrir concurso público, a não ser, é claro, que a linha em questão seja 100% concedida, ou seja, após todo o prazo de treinamentos etc., até antes do fim de 2027).
Mas pelo menos o atraso na licitação da frota R foi sim, certamente, fator determinante para não ter “pressa” para entregar “correndo” 4 novas estações na L2 antes de 2027.
Como de costume as entregas vão ficar o mais próximo possível da eleição, assim como foi com os governadores anteriores
Vale destacar que também não foi entregue ao ABC aquela prometida “conexao mais rápida e barata” que substituiu a linha 18 bronze. Passar de ônibus pelo Paço municipal de São Bernardo e ver um cercado prateado gigantesco sem nada mudar por meses é frustrante, em especial especial sabendo que será entregue um trólebus com esteroides.
Essa estatística é meio que a prova que Tarcísio não sairá candidato à presidência em 2026. Se tem uma coisa que governador Paulista adora é inaugurar estação para se cacifar a nível nacional. Ele não está em ritmo nem pra inaugurá-las em ano eleitoral (linha 6, por exemplo, só em 2027).
Faria Lima terá que se contentar com algum Frankenstein como Marçal, Dudu Bananinha ou Gustavo Lima pra ser seu candidato.
Nós tentamos avisar, não nos acreditaram…
Esse pessoal só faz as coisas de olho na reeleição.
A privatização vendida como “solução” para os alienados vai se tornando um conto de fadas… prometeram linhas e mais linhas que as concessionárias, vulgo CCR que é a que sempre leva as concessões implantariam no estado…
De fato o que aconteceu é aumento na tarifa para sustentar os subsídios da CCR e obras sendo tocadas com o dinheiro do estado para os empresários faturarem mais…
Tarcísio nunca mais 👍🏻