A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo confirmou na noite desta segunda, 20, que a tuneladora “Cora Coralina”, que estava sendo montada no Complexo Rapadura, na Zona Leste da capital, vai começar a operar nesta terça, 21. O site já havia apurado a possibilidade na manhã de hoje (veja aqui).
O evento será às 9h e contará com a presença do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas.
A primeira parada do novo TBM (Tunnel Bore Machine ou máquina de escavar túneis) será a estação Vila Formosa, que também é construída pelo CML2, e deve seguir até a estação Orfanato, onde será desmontado e levado para o local das obras da estação Penha, onde será remontado para a escavação da segunda fase.
O avanço dessa obra em específico é mérito do ex-governador João Doria Jr. Seria bacana se viesse o convite do Tarcísio de Freitas para dar o início dos trabalhos com o Shield.
Não entendi… O TBM vai até Vila Formosa, daí vai parar pra manutenção e depois vai direto até Orfanato? Não vai ter nenhuma parada intermediária?
O TBM vai operar primeiro do Complexo Rapadura até o VSE Falchi Gianini, depois da estação Orfanato. O TBM vai ser desmontado por lá e remontado na Vala Penha, onde vai operar o segundo trecho, de Penha até o Complexo Rapadura. Vai ser esse esquema para que o Metrô possa utilizar o Complexo Rapadura o quanto antes e entregar o trecho em fases, entregando primeiro o trecho até Vila Formosa.
Aguardando ansiosamente pelo início dos trabalhos.
Espero que em 2027 tenhamos os tatuzões da linha 6 seguindo escavando os novos trechos Norte (após Morro Grande) e Sul (após São Joaquim), a Cora Coralina seguindo de Penha rumo a Bosque Maia, mais dois novos tatuzões sendo montados para iniciar as escavações das Linhas 19 (celeste) e 20 (rosa), as 8 estações da linha 17 (ouro) entregues, as duas extensões da linha 15 (prata) também entregues, a contratação dos projetos básicos das linhas 16 (violeta) e 22 (marrom) realizadas, todas as estações do metrô com portas de plataforma instaladas, o TIC SP-Campinas em construção e mais três estudos preliminares para novas linhas de metrô (linhas 21, 23 e 24).
Depois de acordar desse mundo fantasioso, espero que tenhamos entregue em 2027, ao menos, o trecho norte da L6 (Brasilândia-Água Branca) e a primeira fase da extensão da L2 (Vila Prudente- Vila Formosa).
Não se esqueça da linha 14 onix que também precisa sair do papel com a concessão das linhas da cptm