Governo deve iniciar estudo de viabilidade para VLTs em Sorocaba e Campinas

Além disso duas rotas de Trens Intercidades estão em análise para São José dos Campos e Santos. Projetos deverão passar por estudos de viabilidade antes de serem apresentados para a iniciativa privada
VLT à hidrogênio da Hyundai Rotem
VLT à hidrogênio da Hyundai Rotem

O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 23, novos projetos de mobilidade sobre trilhos. Estão englobados os Trens Intercidades para São José dos Campos, Santos e também novos projetos de VLT.

A ampliação da malha de trens intercidades é uma das prioridades do governo. A rede em estudo contempla quatro rotas, sendo que uma delas já foi licitada, o roteiro entre São Paulo e Campinas.

As rotas para São José dos Campos e Santos apresentam grandes complexidades técnicas, ora por questões relacionadas ao relevo dos trechos, ora por pelo compartilhamento de vias com operadoras de carga.

No caso de São José dos Campos o governo avalia utilizar o traçado da Linha 13-Jade como rota alternativa enquanto no trajeto para Santos a ideia está dividida entre o sistema cremalheira e uma rota utilizando a faixa de domínio da rodovia dos Imigrantes.

Diagrama do TIC Santos (PITU 2040)
Diagrama do TIC Santos (PITU 2040)

Os Veículos Leves Sobre Trilhos são modos de transporte de média capacidade para cidades em relativo grau de desenvolvimento e mobilidade. Duas cidades no estado serão contempladas com os projetos.

A cidade de Sorocaba era servida por trens de passageiros até a década de 90. A ideia é utilizar a rede ferroviária na local para implantar um serviço ferroviário, revitalizando a cidade e as vias férreas.

O novo sistema se interligará com quatro sistemas de ônibus de média capacidade e o novo TIC Sorocaba. Previsto para chega até município de Iperó o novo modo de transporte está em fase de planejamento.

Outras cidades no estado podem ter VLT(Jean Carlos)

Campinas por sua vez já teve sistemas de Veículo Leve Sobre Trilhos no passado entre Barão de Itapura, na região central, até Campos Elíseos utilizando uma antiga via férrea desativada.

A proposta para a cidade de Campinas é de realizar a ligação entre o TIC Eixo Norte e o Aeroporto de Viracopos, potencializando a demanda e facilitando os deslocamentos até o terminal aeroportuário.

Os projetos deverão passar por revisão técnica e novos estudos de demanda. O estado pretende apresentar os projetos para a iniciativa privada para potencializar sua implantação.

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25 comments
  1. Ao invés de um VLT, podiam fazer algo similar ao metrô BH, composições de 4 carros, vias segregadas, atenderia muito melhor.

  2. Não existe demanda para isso. Esses “projetos” são apenas para o governo Tarcísio angariar apoio político nessas regiões.

    1. sempre tem um para desmerecer. cidades como Campinas e Sorocaba não tem uma população gigantesca que precisa de mais mobilidade na região?

      1. Mobilidade é uma coisa. VLT bilionário é outra.

        Os estudos feitos até o momento indicam que essas regiões comportam BRT.

        Mas prometer obras bilionárias e inúteis serve para o governo angariar apoio no interior, dado que na Grande São Paulo e Baixada Santista Tarcísio não tem muita popularidade.

        1. VLT em Campinas até faz sentido, talvez. Agora Sorocaba não tem necessidade nenhuma. O atual BRT que nem terminou todo traçado ainda, e as linhas convencionais dão conta tranquilamente da demanda. isso está mais para campanha eleitoreira do que ter alguma viabilidade.

        2. Que estudos?

          Estudos técnicos? Demográficos? Ambientais?

          Bom, estudo por estudo, também podemos afirmar que estudos investigativos indicam que essas regiões não comportam as consequências da lavagem de dinheiro sujo que a expansão do sistema de ônibus traria.

          Nem tudo é estudo técnico.

          1. Construir sem estudar levou o VLT de Campinas a ser desativado. Vai ver que é essa a intenção, construir um elefante branco em cada cidade para atrair votos e desativar quando a eleição passar.

      2. Não. Sorocaba não tem uma população gigantesca. Esta na faixa dos 720 mil habitantes, do mesmo porte de Ribeirão Preto, São José dos Campos, Uberlândia etc… Eu acredito que não tenha demanda para VLT. Campinas amigo, sim é outro patamar e demanda

        1. Na Europa tem cidades com menos de 250mil habitantes com sistema de VLT. O ponto é educar a população para tentar tirar a necessidade de usar carro até para ir na padaria da esquina e começar a usar um transporte público de qualidade. Com isso a demanda aparece

          1. Nessas cidades quem banca esses elefantes brancos é o governo nacional, não a prefeitura da cidadezinha. Assim qualquer cidade minúscula tem VLT.

            Mas o custo-benefício não compensa.

  3. O governo bateu na trave com o TIC para campinas. Mesmo com toda grana injetada pelo estado, mesmo com todas as garantias, a história do leilão a gente sabe como foi.
    O mercado ao qual ele tanto se refere vê com pé atrás todos esses projetos.
    Alguém acha mesmo que tudo isso de projeto vai sair do papel?

  4. o VLT de Campinas vai ser na mesma via do VLT da fepasa só vocês procurarem. ou de Sorocaba vai andar vazio

    1. Eu também acho. Com todo respeito, mas não tem demanda em Sorocaba para VLT. Isso está mais para palanque , do que ter alguma viabilidade.

      1. O VLT de Sorocaba será Metropolitano, no eixo leste-oeste, ligando Iperó a Votorantim e interligado ao TIC. Muito boa iniciativa!

    2. Acho melhor você estudar um pouquinho mais sobre Sorocaba. O BRT já teve seu último trecho entregue pela prefeitura, estando em plena operação. Em relação a faixa populacional, somente uma pessoa desprovida de inteligência faz a medição de necessidade focando apenas no tamanho da população. Sorocaba tem um trânsito tão caótico quanto São Paulo, por exemplo. Logo, apesar do BRT, o transporte na cidade ainda é um desafio, visto o grande volume de congestionamento que se forma na cidade nos horários de maior movimentação – além do que o VLT ligaria Sorocaba a Iperó (na minha opinião poderia interligar até Mairinque para se conectar com a L8), ou seja, vai fomentar também a procura de empregos e lazer na cidade, que hoje tem o segundo maior zoo da América Latina e em 2025 ganhará um dos melhores parques aquáticos do estado e do país.

      1. Transito tao caotico como Sao Paulo é de uma falta de noção gigantesca. Alem do ar de soberba. Jamais, nem daqui 300 anos o transito de Sorocaba sera igual ao da Zona Leste de SP, o que dira como na cspital toda. Limite-se a se comparar a SJCampos, e Ribeirão. No maximo a campinas.

      2. Hipoteticamente, se a Zona Leste de São Paulo parasse de crescer hoje, daqui 300 anos Sorocaba teria um trânsito igual ao dessa zona. Que dirá de São Paulo como um todo. Não estou exagerando, estou pegando a taxa de crescimento tendi como fonte o IBGE. Já frequentei está cidade e posso afirmar que um VLT será um desperdício, devido a falta de demanda. O trânsito das cidades médias como Sorocaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos, seguem a mesmíssima linha. Tirando os horários de pico, é super tranquilo. O problema de Sorocaba não é excesso de veículos, e sim falta de inteligência viária. Creio que com uma semana a CET resolveria quase que na totalidade os “gargalos”. Como disse, já frequentei a cidade e é um paraíso na terra o trânsito de Sorocaba. E olha que minha região aqui em SP não é das piores. ( zona sul ).

        Menos soberba e mais realismo para você amigão.

  5. Morei em Campinas por alguns anos e posso dizer que o transporte público lá era péssimo(Na época não tinha BRT, hoje não sei como esta). Para mim, esse VLT seria muito bem vindo.

  6. Campinas tem total condição em receber metrô. Infelizmente a mediocridade é uma característica do brasileiro. Duvido que não seja viável a implantação de uma rede metroviária subterrânea, ainda mais se for por PPP.

    1. Nenhum estudo feito até hoje indicou necessidade de metrô em Campinas.

      Investir nisso seria desperdício de dinheiro público em algo inútil.

  7. Bem, alguém toma iniciativa!
    Trânsito caótico, buscar soluções viáveis, é o que importa, melhora …
    Meio de locomoção, trens com qualidade….Quanto a política,b está em todas as esferas…

  8. O metrô seria a melhor opção para Campinas, é um erro escolher VLT, a demanda para metrô é pequena HOJE, mas dentro de poucos anos ela será grande, ainda mais com implantação do trem intermetropolitano e do TIC que irão atrair novos empreendimentos imobiliários em Campinas.

    Mais uma vez o poder público não pensando no futuro, estão caindo no mesmo erro de Curitiba, por lá não se construiu metrô no início pelo seu alto custo, agora que precisa construir, seu custo quadruplicou.

    Interessante que a cidade inglesa de Newcastle com pouco mais de 300 mil habitantes já possui sistema de metrô, enquanto Campinas com mais de um milhão de habitantes depende de ônibus e planeja implantar um sistema de média capacidade que é o VLT.

    1. Em Newcastle o sistema existente é o VLT.

      O sistema VLT Tyne and Wear Metro de Newcastle custou cerca de 750 milhões de libras (valores de 2019) para ser implantado. Em 2023 transportou mais de 29 milhões de pessoas.

      O BRT de Sorocaba custou 76 milhões de libras (valores de 2019). Em 2023 transportou 16 milhões de pessoas.

      Ou seja, com um investimento cerca de dez vezes menor, o BRT transportou metade do que foi transportado pelo VLT de Newcastle. O caminho em Sorocaba é investir na ampliação do BRT, que provou transportar mais passageiros com menos investimento em implantação.

      1. Por isso eu acho também que Sorocaba deveria investir e focar no BRT. Analisando esses números que você trouxe, considerando o horário comercial das 07:00 as 19:00hs de seg. a sab daria pouco mais de 4 mil passageiros por hora no ano. Considerando 10 composições são 400 passageiros por hora. Precisa realmente gastar bilhões no VLT de Sorocaba? Se nesta simples conta de padeiro já deixa dúvidas…. Enfim. Aguardaremos para ver. Só explicando minha conta, peguei esses 16 milhões dividido por 313 dias considerando apenas de seg a sábado das 07:00 as 19:00. Se for colocar a semana cheia e o horário cheio, esse número de passageiros por hora cai ainda mais. Enfim minha opinião. Eu defenderia o BRT e investiria esses recursos em outras frentes.

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