O turismo é, para muitas cidades no estado, uma fonte de renda fundamental para permitir o dinamismo econômico. Alguns municípios contam com malhas ferroviárias que foram cedidas ou reativadas para o tráfego de trens turísticos.
O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, está promovendo uma série de reuniões para discutir a situação do turismo ferroviário e propostas para seu fomento.
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Na quarta-feira (5) foi realizada uma viagem até a Vila de Paranapiacaba com a litorina da CPTM. A bordo estavam representantes de empresas ligadas a STM, Secretaria de Turismo e Viagens, além de representantes de empresas e instituições que já promovem o turismo ferroviário.
A ideia do encontro foi diagnosticar o status atual do setor, identificar indicadores, propor melhorias e inclusive novas rotas.
As discussões ainda estão em caráter inicial. A implantação de trens turísticos exige muito mais do que trens operacionais. É necessário, no caso de associações, a formação de grupo técnico devidamente treinado, áreas operacionais para tráfego (próprias ou cedidas), além de regulamentação com os órgãos competentes.
A inclusão do governo nas discussões pode facilitar trâmites burocráticos complexos e formalizar ainda mais o ramo, facilitando sua expansão e promoção, sejam com ações conjuntas entre organizações e o governo, ou com incentivo fiscal na manutenção e renovação de estruturas, algumas inclusive de caráter histórico.
Atualmente o estado de São Paulo conta com algumas rotas turísticas ativas. Alguns exemplos são o Trem dos Imigrantes, o Trem de Guararema, o Trem Campinas-Jaguariúna e o Trem Republicano em Itu.
Propostas de novos serviços estão em elaboração em Sorocaba e São Roque, locais onde já existe material rodante e carros de passageiros em status operacional.
VAMOS TORCER PARA QUE SAIA DO PAPEL , PRINCIPALMENTE SÃO ROQUE , DADA A PRODUÇÃO DO VINHOO, UMA DAS MELHORES A NIVEL NACIONAL E TAMBEM A ANTIGA ROTA EVANGELISTA DE SOUZA ATÉ SAMARITÁ.
Se a Rumo não criar nenhum caso, essa rota entre Evangelista de Souza até Samaritá com paradas em Embu Guaçu e Engenheiro Marsilac seria algo muito interessante, pois poderia haver até um transfer rodoviário da Estação Varginha até lá, já que arrancaram os trilhos e deixaram porcamente invadir o leito da ferrovia, além do próprio VLT da Baixada Santista estendido até Samaritá poderia ajudar a fomentar esse turismo! Porém, isso ficará só no sonho, a Rumo usa intensamente os seus trens de carga nessa via que faz parte do Corredor de Exportação e usará mais ainda agora com a Norte-Sul concluída e com a duplicação da Malha Paulista em diversos pontos, mas que seria muito legal, seria!