O governo do estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feita (4) a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura que, segundo ele, irá destravar a licitação do Trem Intercidades, entre a capital paulista e Campinas.
Segundo a nota, a gestão estadual “terá as condições necessárias para viabilizar a implantação e a operação do TIC Eixo Norte, e poderá lançar o edital da licitação da parceria público-privada”.
Era sabido que a publicação do edital do Trem Intercidades dependia de acordos com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para que ocorram ações na faixa de domínio usada hoje pela CPTM, mas que é administrada pela concessionária de cargas MRS.
A MRS obteve a extensão da sua concessão em julho por meio de um aporte de investimentos bilionário que incluirá a segregação das vias entre Jundiaí e a Barra Funda, para que seja possível que o Trem Intercidades possa operar.
De acordo com o governo Garcia, “o Estado garante que a futura concessionária do TIC Eixo Norte assumirá os direitos e as obrigações da CPTM que se relacionam ao trecho ferroviário da Linha 7” – o ramal também fará parte da concessão.
Tempo hábil antes da mudança de governos
Resta saber agora se haverá tempo hábil para lançar o edital do TIC Eixo Norte até o fim de mandato de Rodrigo Garcia. O tucano pretendia lançar a licitação neste ano, mas seguidos atrasos na renovação da concessão da MRS e mudanças no projeto do Trem Intercidades postergaram os planos.
Como mostrou o site, a intenção do governo era ter publicado o edital em agosto e realizar o leilão em novembro, mas a campanha eleitoral teria atrapalhado esse objetivo. Ainda durante o 1º tunro das eleições, Garcia reconheceu que o Trem Intercidades só seria licitado em 2023.
Após terminar em 3º lugar nas eleições para o governo estadual, Rodrigo Garcia se aproximou do governador eleito Tarcísio Freitas (Republicanos), que prometeu construir o Trem Intercidades até Americana, além de estudar outros trajetos.
No entanto, o novo governador, que foi ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro, terá de negociar com seu rival, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tomará posse em janeiro, como ele.
O Trem Intercidades Eixo Norte, com paradas em São Paulo, Jundiaí e Campinas, deverá ter investimentos de R$ 10,2 bilhões e oferecer três serviços: a Linha 7-Rubi entre Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato, o Trem Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas, e o serviço expresso propriamente dito. A expectativa é que ele comece a circular apenas no final da década.
Eita pega ,CCR deve tar em festa com essas notícias maravilhosas que isso emm , não faz concessão agora não pelo amor de Deus, deixa pra 2023 e o governador carioca já aproveita e coloca a L10-TURQUESA nesse contrato maravilhoso aiii
E o expresso pra Sorocaba?
Castelo Branco já não dá conta em horário de pico e feriados
É isso mesmo.
Me espanta a quantidade de gente aqui q não entende o óbvio.
A julgar pelos 14 anos que o PT ficou no poder federal e ignorou a mobilidade urbana em SP, é melhor Garcia se apressar… Porém, ainda podemos contar com Alckmin, que pode ajudar neste importante projeto de mobilidade. O futuro dirá…