A longamente comentada Linha 3 do Metrô do Rio voltou ao escopo do governo estadual. Segundo declarações do secretário de transportes, Washington Reis, a administração pública lançará na semana que vem um chamamento público para estudos do projeto, que promete ligar São Gonçalo e Niterói ao centro da capital fluminense – a informação foi passada com exclusividade a Band Rio.
O chamamento deve ajudar o governo a fazer a modelagem do projeto, que deverá partir da Praça XV, no centro do Rio, atravessar a Baía de Guanabara, cruzar Niterói e São Gonçalo e terminar no município de Itaboraí.
A Linha 3 já é discutida há décadas, mas ganhou força nos anos 2000, quando alguns estudos e anúncios pretendiam tirá-la do papel, com a ajuda do governo federal.
Em 2008, por exemplo, esperava-se que ela tivesse 28,5 km de extensão, sendo 19 km em via elevada, 4 km em superfície e 5,5 km em subterrâneo, no trecho que atravessaria a Baía de Guanabara.
Na época, estimava-se que ela poderia transportar 470 mil passageiros por dia e beneficiaria os trabalhadores do Comperj, um enorme complexo petroquímico que havia começado a ser construído ao norte de Itaboraí.
A última expansão do sistema metroviário do Rio ocorreu em 2016, com a inauguração da Linha 4, parte das obras que envolveram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Se esse governo desgovernado do RJ não consegue deixar a SuperVia funcionando corretamente, imagina construir uma linha tão complexa quanto essa. Só promessa de político mesmo.
Por que não expandir a linha 2 da Pavuna até General Osório?
Porque a população de São Gonçalo e Niterói tem que ficar sempre por último ? Alexandre, se liga, somos do mesmo Estado e temos os mesmos direitos. Imbecil e egoísta.
No Rio bem como nas maiorias dos metrôs e ferrovias mundiais as atuais três linhas de Metrô 1, 2 e 4 se interpenetram sem transbordo, acredito que a Linha-3 será assim também nas conexões com as Linhas existentes conforme mapa ilustrativo, pois possuem este tipo de conexão em “Y”, chamadas de tronco assim como já acontece com as Linha-11, Linha-12 e variante Linha-13 da CPTM, desta forma os usuários se dirigem para seu destino devem observar na chegada, os indicadores de destino sem fazer baldeações nos frontais das composições ou nas laterais os letreiros luminosos ao lado das portas que tem esta serventia, de acordo com os gestores da proposta, a não ser que se consideram os usuários incapazes e não vão conseguir ler vai pegar para o destino errado, na volta até este cuidado é desnecessário.
Este é mais um dos múltiplos exemplos práticos da importância econômica da racionalidade padronização e uniformidade da modulação traz para o sistema Metrô Ferroviário oferece tanto para os usuários como para o operador.
Em São Paulo a Linha-5 Lilás até poderia se interpenetrar na Linha 2-Verde no terminal Chácara Klabin, sem transbordo com intuito de se evitar tumultos e aglomerações, mas infelizmente foi concebida em modais diferentes que bloqueiam as interpenetrações, porém a boa notícia é que existe um estudo avançado para se estender o seu terminal da Chácara Klabin da Linha 2-Verde para a Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa da CPTM, assim como já foi confirmado para a Linha 15-Prata.
Os arquitetos planejadores do Metrô do Rio, estão demonstrando que estão preparados para calcular a demanda de prioridades e passageiros além do dimensionamento das obras Metrô ferroviárias, principalmente quando se trata de integração de Linhas.
Eu não entendi, você sempre reclama que a Linha 13 faz essa penetração na Linha 12 e Linha 11 porque um problema em uma prejudica a outra, mas defende que a 5 faça isso com a 2, ou a futura 6 com a Linha 1…
Tipo, qual sua lógica, afinal?
Marcus, as interpenetrações da Linha 13-Jade tem que cruzar em “X” a Linha 12-Safira, e penetrar na saturada 11-Coral da CPTM, respectivamente em uma plataforma oposta criada no Brás, pois são concorrentes, uma ocorrência em uma produz transtorno em outras, ao passo que as atuais Linhas 1, 2, e 4 (que existe mas não está representada neste mapa do Metrô do Rio) existe uma única bifurcação em “Y” com os usuários se dirigem para seu destino devem observar na chegada, os indicadores de destino sem fazer baldeações nos frontais das composições ou nas laterais os letreiros luminosos ao lado superior das portas.
Um exemplo prático de interligação em topo é a Linha Integradora-710 na CPTM, em os passageiros não necessitam de fazer transbordo quando desejarem prosseguir viagem com notável ganho de tempo e conforto.
Leoni,sério que tu acredita que o “secretário” Washington Reis” está preparado pra alguma coisa??????
Eliane, tens razão, eu não acredito em nenhum político. O que é paradoxal é que no momento de expandir a malha a iniciativa privada nunca aparecem, pois o mesmo está ocorrendo na Bahia com o Monotrilho, preferindo gastar milhões em publicidades enganosas em Revistas especializadas, Rádios, TV’s, e até ajudando ONG’s no interior, iludindo a população, e pagando dividendos aos acionistas bancados pelo Estado. Eles só aparecem quando recebem toda a infraestrutura estiver pronta e ainda sim cortando custos para fornecer um serviço pior. Então todo o dinheiro gasto, oriundo do bolso da população, usado na implantação destas linhas servirá, no final das contas, para atender a interesses privados. Seria diferente se ajudassem a expandir a malha de trilhos, mas sabemos que isso não acontece e não acontecerá. Ocorrerá a simples transferência do patrimônio público construído com os bilhões de reais dos contribuintes nas mãos de um punhado de empresa (que ainda por sinal comprarão a concessão com financiamento público), ao ponto que finalmente em 7/7/23 o atual governador de SP demonstrou suas verdadeiras intenções na matéria neste site “Privatização do Metrô de São Paulo deve ocorrer em 2025”!? No Rio ocorre a mesma coisa, pois é uma velha forma política de se promoverem!
Até onde querem chegar os dirigentes com estes desvirtuamentos das inúmeras questões crônicas mal resolvidas das verdadeiras atribuições de funções da direção de mobilidades?
esse governador do RIO SÓ Fala. nada no Rio funciona direito metro, barcas, supervia e foi eleito no primeiro turno com votação avassaladora motivo? milicia.
por que os comentários não estão entrando?
Integração de linha no RJ. um dos problemas do metrô do rio é a falta de integração. Além disso, estações abandonadas e até Shields enterrados.
Foi como alguém comentou anteriormente, se bem mesmo a SuperVia funciona direito que dirá um projeto complexo desse irá de fato acontecer. Por quê não pensam num projeto igual a esse pra Baixada Fluminense? Eu sei que existe um projeto de barcas para a baixada a mais de 30 anos que não sai do papel .É lamentável uma situação como essa
Washington Reis está cheio de processos, fez um péssimo governo em Duque de Caxias, isso só vai ser uma maneira dele conseguir desviar mais dinheiro pra própria conta. Pesquisem sobre ele, o que ele faz com as familias pobres de Xerem. A família Reis é uma máfia perigosíssima e comete crimes absurdos a olhos vistos.
O Ronaldo Cesar Coelho – irmão do Arnaldo, reservou num orçamento do FHC 2 bi. A “presidanta” lançou no clube Mauá ( em SG) a linha com sobrevôo de helicóptero. O Cabral fez o metrô “funcionar” virtualmente, mas era na estação das barcas o início/ fim. O Castro está esburacando o caminho ( q seria do metrô) para “tentar” lançar no caminho do metrô, um BRS. Então essa notícia é mais um FAKE. Nem as barcas de S.Goncalo sairam alem do imaginário politico, igual a travessia Santos – Guarujá.
kkkkkk com esse prefeito que passa todos os fds dando festas e dando um tecos na branquinha, na casa que é destinada ao cargo no alto da Boa Vista.
esse projeto só sai do papel para a lixeira
Mais uma obra para ficar se arrastando como a linha 4. mais um motivo para desvio de verbas e corrupção! É só isso mesmo!