O governo do Rio de Janeiro e a concessionária Metrô Rio assinaram nesta quinta-feira, 23, um memorando de intenções para a conclusão das obras da estação Gávea, da Linha 4 do metrô carioca, que estão paralisadas há 8 anos.
O acordo prevê que a concessionária será responsável pela finalização da obra, que deve ter um custo aproximado de R$ 600 milhões. A proposta prevê que a MetrôRio assine um contrato com o consórcio (OEC e Carioca) que iniciaram as intervenções em 2015, com a anuência do Estado. Como compensação, terá seu contrato de concessão expandido em mais dez anos.
“É um avanço concreto e significativo para um dos maiores desafios da mobilidade urbana da Cidade do Rio. A retomada das obras da estação Gávea, paralisada há oito anos, vai destravar o desenvolvimento do sistema metroviário do nosso estado. Estamos trabalhando fortemente para construir soluções que ofereçam à população um o sistema de transporte digno e eficaz”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A proposta, no entanto, ainda depende do aval do Ministério Público do Rio de Janeiro pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e pode ser ajustada até que se chegue a um acordo definitivo.
Quando autorizada, a obra deve durar 36 meses. Se o acordo for aprovado pelos órgãos de controle nas próximas semanas, os trabalhos serão retomados ainda este ano, terminando em meados de 2026.
A Linha 4 do Metrô do Rio Janeiro foi inaugurada em 2016 para os Jogos Olímpicos, ligando a estação General Osório, em Ipanema, a estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A estação Gávea deveria ter sido entregue junto com a Linha 4, porém problemas financeiros e de má gestão fizeram com que a obra fosse paralisada. Hoje, o buraco feito para a estação encontra-se inundado, com o tatuzão ainda no subterrâneo.
Só uma correção: a estação General Osório é em Ipanema
O Metrô do Rio de Janeiro é muito estranho, praticamente é só uma linha. Seria bacana o site mostrar quais são os planos de expansão desse sistema.
Verdade, é como o MetrôDF, dizem que são duas linhas mas na prática é uma só que funciona em Y. Seria bom realmente o site mostrar mais sobre os metrôs do Brasil
É o fim da picada estenderem por 10 anos essa concessão que mais é uma extorsão ao metrô da cidade. Enquanto isso, em SP, quando há uma “boa intenção” assim da concessionária, em troca são construídas 10, 15 estações novas.
O metrô Rio sempre jogou pela modificação da linha 4 original, desfiguraram a arquitetura das estações em prol de adesivos de mal gosto, estão cometendo crimes atrás de crimes, ao fecharem as bilheterias (não há mais cobradores!) contra a legislação atual, foram a favor da construção de uma estação ao lado de outra existente em mais de uma ocasião (cidade nova e general Osório) porque estiveram como beneficiários da obra e com o intuito de juntarem a linha 1 com a 2, o que aumentou o tempo de espera e maximizou o lucro, nunca cumpriram com as premissas para terminar obras de décadas, de estações que ficaram pelo caminho, as estações permanecem sujas, toda estação tem um par de escada rolante desligada e outra quebrada, e não existe qualquer intenção de modernização dos sistemas ou das estações. Portas de plataforma? Automatização? O tempo de espera está em absurdos 9 minutos na hora do rush.
E a concessionária quem sugere o valor do ticket, inaugurando descompasso com tickets de outros modais. Esse 6,90, certamente não é investido nem um pouco em retorno ao sistema, e aos poucos tudo vai se degradando.
É o fim mesmo, ver a estação Gávea ainda conceder bônus de 10 anos. O metrô Rio ainda fez lobby no passado para se construir apenas 1 das 2 plataformas planejadas para a estação Gávea. Não espantará se essa construção for feita nas coxas pra impedir o futuro desenvolvimento do sistema carioca.
Consternação.
De governador miliciano, não poderia vir acordo diferente. O próximo passo que estão orquestrando é autorizar uma deformada extensão da linha 4 em troca de 2 andares adicionais autorizados a serem construídos nos edifícios lindeiros.
Adianta nada concluir a estação sem uma conexão com a estação Uruguai na Tijuca