Titular da nova pasta de Parceria em Investimentos, o secretário Rafael Benini foi entrevistado pelo Estúdio Alesp, programa produzido pela Assembléia Legislativa do estado de São Paulo. Trazido da gestão federal pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele tem a missão de viabilizar os projetos que têm potencial de atrair a iniciativa privada.
Entre eles estão as novas linhas de metrô em estudo, como a 16-Violeta, 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom, além da Linha 14-Ônix, da CPTM.
Benini, no entanto, revelou que as linhas 19-Celeste e 20-Rosa têm prioridade nos planos da atual gestão, mas que apenas uma delas será viabilizada até 2025. A escolha será feita após estudos que estão em andamento, explicou o secretário.
O responsável pelo programa de parcerias do governo estadual revelou que a Linha 20 é um projeto muito grande e que não teria chances de ser bancado pela iniciativa privada nos moldes atuais. “Dentro desse pacote que a gente está contratando tem as linhas 19 e 20 do Metrô. Ali qual é o problema que a gente tem. É um CAPEX (despesa com investimentos) de R$ 20 bilhões”, reconheceu.
“É uma obra prioritária, muito importante. Para gente fazer uma parceria com o privado, supondo um cenário ótimo em que eu conseguiria pagar a obra inteira para o privado, não tem nenhum operador hoje no Brasil preparado para construir essa obra por problemas de balanço (financeiro). Ou seja, seria uma obra muito pesada para qualquer operador“, afirmou Benini.
Embora tenha dito que a meta é avançar com vários projetos de ramais sobre trilhos, o secretário reconheceu que dentro do atual mandato não será possível tirar todos eles do papel. “A perspectiva para esse projeto, esse projeto vai estar contratado no começo do ano, dentro dos 100 dias (plano de Tarcísio) é iniciar em 2024 e finalizar em 2025 pelo menos uma linha, 19 ou 20, até 2025, e daí a próxima linha a gente começa depois“, disse.
Ainda sobre a Linha 20-Rosa, Benini explicou que a alternativa de conceder parte do trajeto, cujo trecho prioritário vai de Santa Marina a Saúde, não é viável porque Tarcísio de Freitas não abre mão de ter o ABC Paulista incluído desde o início.
“É uma obra muito grande, a PPP (Parceria Público-Privada) da Linha 6 (Laranja) foi dividida, então não fizemos o metrô inteiro, fizemos parte do metrô, depois o resto virou a Violeta (Linha 16). Então para a Linha Rosa, por exemplo, se eu dividir isso não chega no ABC e o governador quer que chegue no ABC, quer que chegue em Guarulhos e em Cotia (Linha 22)“, concluiu.
Linha 19-Celeste em estudos mais avançados
Entre os projetos atualmente em desenvolvimento, a Linha 19-Celeste é o mais adiantado. Com 15 estações e 17,6 km de extensão, o ramal que ligará Guarulhos ao centro da capital têm vários contratos em andamento, entre eles o de projeto básico, que dará subsídios a uma possível concessão à iniciativa privada.
As áreas que serão necessárias para o empreendimento já são na maioria conhecidas e o Metrô tem discutido sua implantação com as prefeituras de São Paulo e Guarulhos.
A Linha 20-Rosa, por sua vez, teve seu desenvolvimento acelerado pela gestão anterior após a extinção da Linha 18-Bronze, que levaria o Metrô à São Bernardo do Campo e a divisa com Santo André e São Caetano do Sul.
O Metrô promoveu várias licitações para definir seu traçado e também estudar formas de torná-la atraente à uma concessão mais ampla. Em informações recentemente divulgadas, o ramal terá uma extensão de 33 km e 24 estações, com demanda estimada em 1,3 milhão de passageiros por dia.
Eles precisam saber que metrô pro ABC não é por meio da linha 20, e sim a linha 18 – essa que boa parte é por meio de capex privado e muito mais barato!!!! Voltando a linha 18 em cena, vai ser possível sim pensar em linha 19 e 20 (sem chegar no abc) pra essa gestão.
Falou tudo!
O candidato que continuaria com a linha 18 era o Haddad. Resolveram escolher o carioca, então esqueçam.
O cara não entregou nem postos de saúde quando foi prefeito, e acha que ele iria construir a linha kkkk
Aceita, a verdade é essa! Haddad entregou corredor de ônibus, coisa que os prefeitos seguintea não fizeram! O que é que o carioca entregou enquanto ministro? E os tucanos, o que entregaram na prefeitura e no governo do estado?
Ia entregar ciclofaixas no lugar de BRT ou monotrilho na linha 18 e superfaturado ainda… Haddad foi péssimo prefeito, resta esperar que o atual prefeito e governador tenham bom senso e façam o que é melhor pra cidade e estado respectivamente
A prioridade deveria ser concluir as obras de mobilidade inacabadas, e que são muitas , e não começar linhas novas.
E parar no tempo.
Seria interessante o site apurar dados sobre a linha 21-Ônix, se é que ela um dia será construída de fato…
Na atual situação financeira do estado é importante e imprescindível que se faça a retomada seletiva e rigorosa pelos que possuem chances consistentes e reais de retorno do investimento, e mais benefícios traga a população principalmente no atual cenário econômico, e não ficar anunciando novas linhas de forma simultânea, dispersa e aleatória como vem está acontecendo.
Desta forma após concluir a Linha 2-Verde, a prioridade seria o início da Linha 14-Ônix prevendo a ligação do Alto Tietê até o ABC na Linha Integradora-710 na Estação Pirelli.
Que “planejamento” é este em que se cogita em a próxima seria para se estudar é a Linha 14-Ônix, provinda do Alto Tietê e chegando ao ABC na Estação Pirelli se ligando a Linha Integradora-710 uma vez que é a Linha de maior demanda superior em 21% a Linha 11-Coral, se interconecta diretamente com TODAS as Linhas do Metrô e CPTM e em que se planeja construir a Linha-20 Rosa em paralelo com terminais na Lapa e em Sto André por conta de uma concessão de um TIC para Campinas com demanda semelhante a atual Linha 13-Jade!
A Linha Integradora-710 não interfere e nem abaixa o desempenho da Linha 11-Coral que já possui uma altíssima demanda de 7,1 p/m², pois elas não são concorrentes pois não utilizam as mesmas vias, é exatamente o oposto daquela informação inconsistente que um comentarista passou, pois com a chegada da Linha 2-Verde ela fará justamente a função de redistribuir o fluxo de passageiros nas integrações, ao contrário da Linha 13-Jade e novamente o planejamento técnico foi desprezado para serem tomadas medidas adaptadas sem fundamentos plausíveis, visto que a Linha 13 não previa em seu projeto original seguir até a Barra Funda sem a expansão das atuais linhas e mantidos os cargueiros da MRV no centro para justificar o vão entre as composições e a plataforma, é uma insensatez.
Um Estado do tamanho de SP, 21 maior PIB do mundo, precisa ficar pedindo benção para a iniciativa privada para construir tudo, é uma vergonha. 20 bilhões não é nem 10% da arrecadação do estado em 1 ano.
Não seria se o governo federal não ficasse com a maior parte da arrecadação
a arrecadaçao de 2022 foi de 356 bilhoes. aumentaram ipva, icms, cortaram beneficios. onde foi parar esse dinheiro?
Provavelmente o dinheiro foi alocado para pagar o funcionalismo público.
Pode ter certeza que o funcionalismo público é o último a ver a cor desse dinheiro. Quando vê.
Se ligasse a Guarulhos ia ser viável
Concordo
Alinha de 19 é prioridade com certeza
A linha 10 consegue suprir bem o ABC em comparação com a linha 13 que não supre nada além do aeroporto, eles poderiam investir em fazer o traçado original da Linha 13 ao invés de ficar fazendo alternativas pra ela, também acho que o caminho para o ABC é a linha 18 e não a 20, a 19 está mais avançada e faria mais sentido de se tirar do papel.
Concordo integralmente com vc
Que Deus ajude a linha 19 Celeste…..
O governo gasta ma grana para fazer estudos de novas linhas inutilmente .
Era só vir aqui nesta página consultar os “ especialistas “ em palpite que abundam aqui .
O problema é que os palpites não tem base alguma , são só palpites mesmo , embora os palpiteiros se achem “ especialistas “ .
os palpiteiros aqui do site já falavam a tempo da unificaçao da linhas 7 e 10.
a cptm fez e hoje se mostrou eficaz.
não menospreze o conhcimento alheio.
Então abre uma consultoria e vai ganhar dinheiro para precisar mais andar de trem
Esses tais “estudos profissionais” aos quais você se refere foram os que concluíram que a linha 15-prata era pra ser monotrilho, por, segundo os próprios, “não ter tanta gente para transportar, portanto o metrô é inviável”. Hoje a linha 15 está super saturada, e aguardando pela linha 16 (metrô mesmo), que ainda está no papel.
Portanto todo administrador competente ouviria toda a população, e tomaria uma decisão, em vez de estudos enviesados que já se mostravam claramente incorretos.
A Linha 15 funciona abaixo da demanda estimada, como estaria saturada?
E se dependesse da população, São Paulo não teria metrô. Vide o ABC, por exemplo, onde a população trocou uma linha de metrô por um corredor de ônibus.
Na minha opinião, a Linha 19 tinha que ser a prioridade – dado a extensão da Linha 2.
A Linha 18 tem que retornar de algum jeito.
Quero ver os guarulhenses que votaram em massa no Tarcísio por promessas dele e do atual prefeito Guti que iam dar prioridade para as linhas do metrô em Guarulhos ficando para trás de novo.
Concluir a Linha 19, em 2025? Impossível!!!
Linha 18 bronze irá suprir a demanda do ABC melhor que a Linha 20 Rosa.
A linha 20 precisa ser prioridade. A região do ABC precisa de transportes sobre trilhos. Além disso, a demanda será maior.
Linha 20 não atende o ABC de maneira descente da forma que está projetada hoje, pra isso acontecer ou a linha 18 teria que voltar, independente do modal por trilhos adotado, ou o trajeto da linha 288 virar VLT segregado (o que é impossível) ou a linha 20 operar em Y com 2 terminais, um Santo André, e o outro no centro de SBC, o que tbm não vai rolar…
Oi.. o metrô/cptm é o que linha 19 Celeste ok e falta linha 23 limão zona norte é Santana ou carandiru ?
Galera do ABC esquece a linha 18 esquece é 340.000 já para o horizonte de 2030 com a linha completinha total isso seria menos que a linha 15 linha 3 linha 4 linha 5 linha 2 linha 1. A L18 levaria mais que L17 e vinha até sacoman da L2 imagina pessoal da vindo de Guarulhos e abcd na ponta leste e na ponta oeste em Sumaré a L22 na mesma linha esquece . Mais fácil a L20 até a saúde que a L1 vai ser L2 antiga .
Ou seja, esses 340 mil devem se enfiar num BRT mequetrefe? Que raio de lógica é essa?
Isso só prova a irresponsabilidade da gestão Garcia em ficar anunciando trezentas linhas de metrô em plena campanha eleitoral… Taí, a bomba explodiu no colo da atual gestão.. É claro que o Estado não tem dinheiro pra bancar tantos projetos ao mesmo tempo. No máximo dá pra terminar o que está em obras atualmente e viabilizar uma ou outra linha e a que está mais próxima de sair do papel é a L19, que já tem os projetos mais avançados. É uma linha menor em comparação com as outras e vai atender regiões que atualmente são bem mal servidas de transporte público: Guarulhos e parte da Zona Norte. Pessoal do ABC, principalmente São Bernardo, vão ficar mais um bom tempo só com as promessas mesmo…
A linha 19 deveria ser projetada de forma inteira de Guarulhos a partir da estação Cecap da linha 13 até a estação Campo Belo da linha lilás. Deveriam pensar ao invés de projetar a linha 16, violeta para a zona leste ,deveriam pensar em levar a linha 6 laranja, que já está em construção até a Cidade Tiradentes, com isto não seria preciso construir um novo pátio para os trens economizando tempo e dinheiro.
Levar a L19 até cecap sem o resto da L13 mataria toda a demanda da L13, logo completamente impensável, construir ela por inteiro também não é viável.
A L16 tem um traçado melhor e uma proposta tecnológica melhor, mesmo retornando o traçado pra L6 ainda seria necessário outro pátio, um pátio n supre uma linha de mais de 30km com headway de 3min.
É melhor “matar” a demanda da 13 (que sequer existe), do que enfiar a 13 no meio da 12 e da 11 e prejudicar o funcionamento de ambas.
Raciocinio correto, penetrar a Linha 13-Jade na 12-Safira e novamente na 11-Coral que possuem cargueiros e prejudicando o funcionamento de ambas é uma insensatez incomensurável, ao contrário da Linha 13-Jade e novamente o planejamento técnico foi desprezado para serem tomadas medidas adaptadas sem fundamentos plausíveis, visto que a Linha 13 não previa em seu projeto original seguir até a Barra Funda sem a expansão das atuais linhas e mantidos os cargueiros da MRV no centro para justificar o vão entre as composições e a plataforma, é uma insensatez. Na atual situação financeira do estado é importante e imprescindível que se faça a retomada seletiva e rigorosa pelos que possuem chances consistentes e reais de retorno do investimento, e mais benefícios traga a população principalmente no atual cenário econômico, e não ficar anunciando novas linhas de forma simultânea, dispersa e aleatória como vem está acontecendo.
Precisaria sim, é uma linha muito longa pra ter só os pátios atuais.
E a Acciona aceitaria levar a linha até lá, considerando todo o trabalho com desapropriação, trens e tal?
A L13 seria alimentada pela 14 onix
Sinceramente a linha 19 ela já com estudo avançado tem tudo para ser construída nesta gestão. Se tivéssemos algum Evangelista de Souza e muito $$$$$ já construiria as 4 linhas…..
Saudades da linha 18 bronze que foi covardemente abandonada pelo PSDB pra dar fazer mais corredor de ônibus muito mais lentos e sem tarifa única com o metrô.
Contratam “especialistas” de empresas de consultoria mas esquecem de consultar a POPULAÇÃO de verdade. Uma vergonha.
É um contrassenso não priorizar o metrô pros faria limers (linha 20), já que em todo o lugar do mundo se tem metrô pro seu centro financeiro principal. Depois reclamam que rico só anda de carro.
Nada disso vai sair do papel. Não há dinheiro e o governo inventou essa história de escolha para tentar passar o chapéu e receber alguma promessa de investidores ou bancos de fomento. Mas a gestão atual paulista carece de credibilidade no mercado internacional (por sua ligação com o Bolsonarismo) e será difícil arrecadar algo.
A linha 20 é a prioridade levando em conta o lado financeiro, já que é a linha que passa pelo centro financeiro de São Paulo, essa linha sozinha movimenta mais PIB que um estado inteiro, mas Diadema continuaria sem trilhos e a linha 1 deveria ir até Diadema uma das cidade com mais densidade pop, Taboão da Serra e Diadema que são as cidade mais densas o Brasil deveriam ser prioridade , Diadema é mais facil ainda extender a linha 1, que até hoje não virou uma linha de metrô de verdade, pois só passa por um município