Durante a chegada da tuneladora “Cora Coralina” à futura estação Santa Clara, da Linha 2-Verde, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez algumas previsões sobre os próximos projetos sobre trilhos da sua gestão.
O chefe do executivo paulista, no entanto, surpreendeu ao anunciar o lançamento do edital da Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao centro de São Paulo.
Contudo, Tarcísio não foi claro em sua afirmação, citando “projeto” e “obra” durante entrevista coletiva. “Estamos prontos para lançar o edital, para iniciar a obra, projeto pronto, da Linha 19, que a ligação Anhangabaú-Guarulhos, que vai atender o Bonsucesso”.
O bairro no extremo leste de Guarulhos faz parte do projeto de extensão da Linha 13-Jade, mas não ficou claro se o governador citou Bonsucesso por engano ou falava da Linha 13.
No mesmo discurso, ele comentou sobre a concessão do Lote Alto Tietê, onde está inserida a Linha 13.
Cronograma do governo ainda é incerto
A despeito da afirmação de Tarcísio, a Linha 19 ainda consta como um projeto em estudo, cujo projeto básico foi concluído há pouco tempo.
De fato, entre as linhas metroviárias em projeto ela é a mais adiantada, com terrenos desapropriados e algumas licenças já obtidas.
Porém, o governo pretende concedê-la à iniciativa privada e esse processo é demorado. Segundo cronograma da Secretaria de Parcerias em Investimentos, a audiência pública deverá ocorrer no 3º trimestre de 2025 e o edital, publicado no início de 2026.
Entretanto, a pasta não especifica se a previsão é para a Linha 19 ou Linha 20-Rosa.
Em entrevista recente, o secretário Rafael Benini revelou que a Linha 16-Violeta passou à frente das duas e que será leiloada em 2025.
Ele sempre mistura tudo. Não é a primeira vez que ele menciona L19 com Bonsucesso, o que demonstra seu conhecimento da região.
É tanta obra que homem está fazendo que até ele fica perdido, parabéns governador.
Tanta obra nada, ele destravou a L17 e somente ela, e nem foi mérito dele pq a culpa da L17 estar travada há anos é das empresas q abandonaram as obras, pq as verbas estavam sempre chegando pras empresas contratadas
Claro que ele errou. Ele não faz a menor ideia do que tá falando, nem dos lugares que tá citando
Ele não precisa ser especialista ou conhecer todos os lugares. Só precisa entregar resultados.
Matéria está equivocada.
O anúncio dele nada tem a ver com a SPI que tem uma capacidade sem planejamento nula. Acha que projetar metrô é fazer uma linha no mapa.
O anúncio dele é referente a licitação da contração integrada projeto+obra pelo Metrô.
Pena que não projetaram, nesta etapa, a linha 19 celeste até a estação Brigadeiro para integrar com com a linha 2 verde e não têm planos para levar a linha 19 celeste até o Parque Cecap para integrar com a linha 13 jade
L19 no mínimo até Brigadeiro na sua 1ª fase seria/é essencial, sobretudo para NÃO tornar a L2 em Dutra mais atrativa do que a L19 para destinos como a Paulista ou zona sul de SãoPaulo. Finalizar no Anhangabaú por anos é falta de visão do todo.
No entanto, levar até Parque Cecap, ao contrário do que muitos pensam, pode talvez tornar a L13 (indiretamente) mais atrativa (por conta da hipotética conexão com a L19).
Esse negócio de que vai matar a L13 é besteira. Então, sendo assim, também NÃO pode conectar com a L2 em Gabriela Mistral, pois esta vai matar a L13.
Se querem tornar a L13 mais movimentada, é preciso estudar também uma possível expansão até Arujá (ver se há demanda que justifique); e, na outra ponta, JAMAIS fazer a L13 morrer em G. Mistral no futuro.
São Paulo*