A despeito de o contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda com a ViaMobilidade ter sido assinado em 2021 e ter um prazo de 30 anos, o cenário desenhado anos atrás para os dois ramais de trens metropolitanos está em meio a mudanças importantes.
A atual gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende implantar projetos para tornar as linhas antigamente operadas pela CPTM mais eficientes e atraentes.
Entre as iniciativas está a substituição do sistema de sinalização ATC pelo mais moderno e versátil ETCS N2 (Sistema de Controle de Trens Europeu de Nível 2).
A tecnologia de código aberta foi escolhida para ser implantada em todas as linhas de trens metropolitanos a fim de que os serviços possam ser compartilhados em todas as vias.
Em outras palavras, o que se espera é que trens de uma operadora circulem por trechos de outra concessionária, criando assim mais possibilidade de viagem e otimizando o uso da infraestrutura.
Um exemplo está na própria concessão hoje nas mãos da ViaMobilidade. O governo quer que a Linha 9-Esmeralda possa seguir não apenas na direção de Osasco, mas também até Barra Funda.
Viaduto ferroviário para conectar as linhas 8 e 9
Para viabilizar essa opção, no entanto, será preciso construir um viaduto ferroviário onde as linhas 9 e 8 se encontram, próximo ao Centro de Detenção Provisória de Pinheiros (veja infográfico).
Ali hoje existe uma via singela de serviço que permite que as composições possam mudar de ramal sem necessidade de seguir até Osasco.
Para que a operação seja possível no entanto, a ideia é que o viaduto conecte a segunda via aos trilhos da Linha 8-Diamante no sentido de Barra Funda.
BNDES pode financiar R$ 550 milhões para o projeto
Sinal que não se trata apenas de estudos é que o governo do estado já protocolou um pedido de financiamento de R$ 550 milhões junto ao BNDES em setembro.
A solicitação, que está em análise no momento, prevê justamente tirar do papel o sistema ETCS N2 em ambas as linhas e elaborar o estudo para construir o viaduto entre as estações CEASA (L9) e Imperatriz Leopoldina (L8).
Como já antecipado por este site, um aditivo na concessão atual deverá ser assinado em breve para que a ViaMobilidade compense a supressão de alguns investimentos do contrato com a implantação desses novos projetos.
Não se trata, contudo, de algo de curto prazo, portanto é provável que as mudanças, bem-vindas, só devam se materializar no final da década.
Meu sonho de consumo ver isso acontecer.
Achei que nunca veria, afinal, nunca teve sinal de interesse do gov em fazer isso.
Se acontecer eu vou ficar feliz até!
To ate sonhando acordado rs
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E um ponto importante é que, com o novo protocolo em todas as linhas da cptm, sera possível reativar no futuro o serviço 710, com outro nome, claro.
Mas tudo parece estar encaminhando pra isso.
kkkkk
eu falo, o povo acredita em qualquer m que dizem
o fim do serviço 710 se dá única e exclusivamente pela concessão da linha 7. acho que é meio óbvio partindo do príncipio que o serviço já existe hoje
tecnicamente o trem pode sair do Grajaú e ir até estudantes.
a CPTM teve vários estudos sobre esse serviço, e nenhum foi viável.
se a concessionária vai fazer “na marra”, é porque também já viu que não é viável. parece mais uma vez a politicagem agindo sobre decisões técnicas
Para os amigos da CCR, faz-se tudo. Enquanto isso, o concreto cai na cabeça dos passantes no Jabaquara…
Bicho, pra que isso?? E a linha 8 diamante, vai ficar como??
correndo com as duas linhas entre as estações Imperatriz Leopoldina, Domingos de Moraes, Lapa e Barra Funda. eu acho inteligente pra caramba isso. Por exemplo um trem sai lá do extremo Sul para Osasco e outro para Barra Funda. ou o Governo pode simplesmente deixar as estações Pres. Altino é Osasco exclusivamente na L8 o que eu não acho inteligente. deveríamos compartilhar mais estações, como em muitas estacoes de metrô como as de Nova Iorque.
E como vai ficar o intervalo da linha 8? você já pensou nisso? No papel tudo é bonitinho, na pratica o que temos visto até agora são apenas desastres. A 8 tem a barra funda como estação principal, se por algum motivo essa mudança atrapalhar, vai virar um caos total. Até agora ninguém explicou direito como seria essa mudança.
E a questão não é ”compartilhar estações” e sim vias, pois sabemos que ali na região de imperatriz Leopoldina não há possibilidade de implantar vias próprias para a linha 9. Se forem prejudicar a linha 8 de alguma forma, isso não será bom.
Rafael, provavelmente vão acabar com o trem que vai de Barueri para Barra funda para colocar no lugar a Linha 9, o tempo vai continuar o mesmo. O mesmo deve acontecer na Linha 9, de vez parar em Pinheiro vai para Barra funda.
Só para piorar mais ainda, toda semana tem um problema nessas linhas aí ela vem com essa. Estamos ferrados
Poxa vida. Porque em vez de levar mais linhas sentido centro . Na qual já existe trens e metros. Levassem sentido bairro. Aproveitando o caminho que já existe.
sentido Marcilac e outros bairro da periferia. Visando assim a melhoria para a população que vive mais longe do centro.
E também melhorando a velocidade dos trens já tem. Para que o trabalhador possa perder nenos tempos no percurso trabalho casa, casa trabalho.
Parece que pretendem fazer a Linha 9 operar em sistema Y tendo composições que tenham dois destinos diferentes que são Barra Funda e Osasco, mas acho que é prioridade a CCR se aproxima do Grupo Comporte para a construção da Nova Estação Água Branca permitindo a integração com a Linha 7 (Rubi), a Linha 6 do Metrô e o futuro TIC São Paulo – Sorocaba e fora que tem ainda a unificação da Estação da Lapa que terá integração também com a futura Linha 20 – Rosa.
Voltamos ao passado, logo era bom. Partia da Julio Prestes o trem verde da Sorocabana para Santos, seguindo o caminho da singela atrás da” penitenciária de Pinheiros”, assim como partia-se com o”Pullman” da Paulista de Bauru para a Luz e em Campinas,alterava-se para a maquina eletrificada, que no trajeto para Sampa chegava a 130 km/ h. Vivi isso e retrocederam.
Agora estão descobrindo a “pólvora”, logo logo daremos o tiro e desejo que seja de largada e não no pé novamente.
Sou a favor de ter a expansão norte da linha 9 somente pro Bom Retiro não tendo o Y e acrescentando +2 vias só pra ela e fazer acréscimos de +2 plataformas nas estações até o bom retiro.
Ou acrescentar +5 estações após Osasco (Alphaville [44 mil], Tamboré [14 mil], Castelo Branco [10 mil], Jardim Mutinga [11 mil] e Rochdale [18 mil]) fiz um estudo desse trecho que acrescentaria +99 mil passageiros a mais na linha 9 fazendo o percurso (Alphaville/Varginha) e detalhe que na estação Alphaville faria integração com a nova linha da CPTM.
é cada coisa que a gente tem que ler hoje em dia …. mas como a turma compra qualquer ideia que é falada, tá explicado o porque de tanta asneira.
primeiro que todos os trens da CPTM podem rodar em qualquer linha. isso já existe. então tecnicamente falando, hoje não precisa fazer absolutamente nada para que esse compartilhamento exista. se querem fazer o novo sistema etcs, aí é outra história.
segundo, o que impede hoje de os trens rodarem em outras linhas é justamente as concessões e suas cláusulas contratuais. logo se houver conectividade entre linhas de diferentes operadores, a questão é no campo contratual e não técnico.